5 mins read

O que é pesquisa de acordo com Pedro Demo?

Qual o papel da pesquisa para o sociologo Pedro Demo?

Pedro Demo ressalta que é preciso educar pela pesquisa e que é condição da educação que o docente atue, também, como pesquisador. Não precisa ser um profissional da pesquisa, “mas precisa ser, como profissional da educação, um pesquisador” (DEMO, 2003, p. 38).
Em cache

O que é metodologia para Pedro Demo?

É uma disciplina instrumental a serviço da pesquisa. Ao mesmo tempo que visa conhecer caminhos do processo científico, também problematiza criticamente, no sentido de indagar os limites da ciência, seja com referência à capacidade de conhecer, seja com referência à capacidade de intervir na realidade.
Em cache

O que é uma pesquisa em educação?

Fala-se em pesquisa educacional quando o ato de educar seja o ponto de partida e o ponto de chegada da pesquisa e quando a educação mostra-se como centro de referência da pesquisa, foco de conhecimento e elemento integrador e norteador; evidenciando a multiplicidade de problemas e abordagens. Para Gatti (2002, p.

O que podemos dizer sobre o entendimento da finalidade da metodologia científica na concepção de Pedro Demo?

38. O que podemos dizer sobre o entendimento da finalidade da Metodologia Científica na concepção de Pedro Demo? a) É uma preocupação instrumental, que trata das formas de se fazer ciência, que cuida dos procedimentos, das ferramentas e dos caminhos para se chegar à realidade.

Qual é a função de uma pesquisa?

Sua finalidade é descobrir respostas para questões mediante a aplicação do método científico. O objetivo de uma pesquisa tem a intenção de esclarecer aquilo que o pesquisador pretende desenvolver, desde os caminhos teóricos até os resultados a serem alcançados.

Qual a importância da pesquisa para a educação?

A pesquisa em sala de aula pode se tornar uma grande aliada ao processo de ensino e aprendizagem no Ensino Fundamental. Junto às discussões diárias constitui-se num forte instrumento para desenvolver a reflexão, o espírito investigativo e a capacidade de argumentação.

Quais são as formas de pesquisa?

Configura abaixo os principais métodos de pesquisa mais utilizados:

  • Pesquisa qualitativa. …
  • Pesquisa quantitativa. …
  • Pesquisa quali-quanti. …
  • Pesquisa descritiva. …
  • Pesquisa exploratória. …
  • Pesquisa explicativa. …
  • Pesquisa bibliográfica. …
  • Pesquisa de campo.

O que é pesquisa científica Kerlinger?

Uma de suas definições é: "Pesquisa científica é uma investigação sistemática, controlada, empírica e crítica de proposições hipotéticas sobre supostas relações entre fenômenos naturais" (Kerlinger, 1973: 11).

O que é o que é pesquisa?

Pesquisa é um conjunto de ações que visam a descoberta de novos conhecimentos em uma determinada área.

O que que é uma pesquisa?

Indagar, investigar, procurar com diligência. Origem etimológica:pesquisa + -ar.

O que é pesquisa científica Segundo autores?

Considera-se a pesquisa científica como “um procedimento formal com método de pensamento reflexivo que requer um tratamento científico e se constitui no caminho para se conhecer a realidade ou para descobrir verdades parciais”. (LAKATOS e MARCONI, 2007, p. 43).

Qual é o principal objetivo da metodologia da pesquisa?

O principal objetivo da metodologia é identificar e compreender os métodos aplicados na pesquisa. O principal objetivo do método é encontrar uma solução para o problema delineado. A metodologia é um estudo ou análise adequada de todos os métodos utilizados na pesquisa.

Qual é o conceito de pesquisa?

O QUE É? A pesquisa é um processo de construção do conhecimento que tem como metas principais gerar novo conhecimento e/ou corroborar ou refutar algum conhecimento preexistente. É basicamente um processo de aprendizagem tanto do indivíduo que a realiza quanto da sociedade na qual esta se desenvolve.

O que é pesquisa Segundo Gil?

Segundo Gil (1991) e Vergara (2000), a pesquisa pode ser caracterizada quanto aos fins e aos meios: Quanto aos fins, a pesquisa é descritiva. Segundo Vergara (2000, p. 47), a pesquisa descritiva expõe as características de determinada população ou fenômeno, estabelece correlações entre variáveis e define sua natureza.

Qual é o papel da pesquisa?

É buscar novas informações a partir das já existentes e cruzar conhecimentos. É olhar para o mundo e perceber o "novo". Não devemos nos silenciar porque outros criam, mas averiguar se o que está posto corresponde com os fatos, ou com o que deve ser no que toca a objetividade – sem véu, máscara ou camuflagem ideológica.

Quais são os três tipos de pesquisa?

Grande parte das pesquisas pode ser dividida em três categorias: exploratória, descritiva e causal. Cada uma delas tem uma finalidade específica e só podem ser usadas de determinadas maneiras.

Quais são os 2 tipos de pesquisa?

No que diz respeito a sua finalidade, ou seja, ao tipo de contribuição que o estudo trará para a ciência, a pesquisa científica pode ser classificada em: Pesquisa básica e pesquisa aplicada.

O que é pesquisa de acordo com autores?

a) A pesquisa é um trabalho capaz de avançar o conhecimento (Goldenberg4, 1993). b) Descobrir algo que ainda não foi dito (Eco3, 1989). c) A realização concreta de uma investigação planejada, desenvolvida e redigida de acordo com as normas da metodologia consagradas pela ciência.