5 mins read

O que é Picote radiologia?

Onde fica o picote na radiografia?

O picote do filme deve estar voltado para as coroas dentárias (oclusal ou incisal). A borda do filme/sensor deve estar paralela às bordas incisais ou oclusais. Deve-se utilizar uma margem de segurança, ultrapassando o filme/sensor 3 a 4 mm, em relação às bordas incisais e oclusais.
Em cache

O que é Bitewing?

A radiografia interproximal, também chamada de Raio x interproximal ou radiografia bitewing, é um exame que utiliza raios-x para mostrar toda a região das coroas dos dentes superiores e inferiores numa só imagem.

Como interpretar RX do dente?

Periapicais anteriores: longo eixo do filme é orientado verticalmente; Periapicais posteriores: longo eixo do filme é orientado horizontalmente; Radiografias superiores: montadas com as raízes dos dentes apontando para cima; Radiografias inferiores: montadas com as raízes dos dentes apontando para baixo.
Em cache

Como é feita a técnica de Clark?

A técnica de Clark é baseada na paralaxe. Para ser realizada, o técnico precisa fazer três tomadas radiográficas. Primeiramente, é feito um raio-X na posição central. Em seguida, o serão feitas radiografias com variações angulares, para a esquerda e para a direita.

O que é a técnica da bissetriz?

Bissetriz. Também chamada de cone curto, a técnica periapical de bissetriz é baseada na lei isométrica de Ciesynski, que diz que “o ângulo formado pelo longo eixo do dente e o longo eixo do filme resultará em uma bissetriz, na qual o feixe de raios-x deverá incidir perpendicularmente”.

O que é a imagem latente?

Imagem latente é uma imagem que foi gravada por um processo químico em chapa ou filme fotográfico sensibilizado pela ação da luz, e que só vem a ficar visível depois de revelada em um banho apropriado.

O que é bit na radiologia?

MATEMÁTICA COMPUTACIONAL DA IMAGEM DIGITAL • Bit é abreviação de binary digit, ou seja, dígito binário. Qualquer sinal ou informação que venha de uma equipamento radiológico e que necessite ser processado em um sistema computacional precisa, antes de mais nada, ser convertido na base binária.

O que significa OD na odontologia?

Exodontia de Dente Decíduo: Extração de dente decíduo (de leite).

Como saber se é canal ou não?

Se você sente dor ao comer alimentos açucarados, pode ser um sinal de cárie extensa ou retração de sua gengiva . Um tratamento de canal é recomendado se a cárie atingir o tecido nervoso. Além disso, se houver inchaço sem dor, é possível que haja uma infecção seguida de um abcesso.

O que é a técnica de Miller Winter?

– Método de Miller-Winter: utiliza duas tomadas radiográficas, uma periapical e uma oclusal utilizando filme periapical. Indicado para localização de dentes não irrompidos (geralmente o 3º molar inferior), corpos estra- nhos, processos patológicos na mandíbula.

Qual a diferença da técnica bissetriz e paralelismo?

A técnica da bissetriz, por envolver expressão matemática, requer mais raciocínio, sendo maior a abstração. No paralelismo, temos como abstração o longo eixo dos dentes, que é imaginado pela observação das coroas dentais; na bissetriz, além desse plano, o aprendiz necessita deduzir o plano bissetor.

Como fazer periapicais?

Nessa técnica, o paciente segura o filme radiográfico com o próprio dedo na região do palato ou do assoalho da boca. Para as radiografias da arcada superior o paciente deve segurar o filme com o polegar e para a arcada inferior, com o indicador.

O que é Bucky na radiologia?

O Bucky mural é um componente que segura o filme de raio-X e movimenta a grade durante a exposição aos raios. O movimento evita que as tiras de chumbo sejam vistas no exame de imagem. O nome desse componente é uma homenagem ao Dr. Gustave Bucky, que inventou o uso dessas grades no ano de 1913.

Qual é a função do Fixador?

A primeira função do fixador é remover da emulsão por dissolução os cristais não expostos, portanto não revelados. A presença destes cristais deixa a imagem radiográfica “opaca”, sem condições de interpretação.

O que é KVP e mas na radiologia?

A Kilovoltagem (kV): controla a energia do feixe de radiação. Miliamperagem (mA): controla a duração da exposição de radiação. Tempo de exposição (ms): controla a quantidade de raios-x produzidos. B Kilovoltagem (kV): controla a quantidade de raios-x produzidos.

O que é RX simples?

As radiografias são chamadas de “simples” ou “convencionais” quando não usam recursos adicionais como o uso de contrastes. Nas instalações de raios X podemos observar os componentes mínimos: Ampola, painel de controle e mesa para o paciente. A ampola é o tubo a vácuo de onde são disparados os raios X.

O que significa R2 no dentista?

A partir da pontuação, as famílias são classificadas em R1 (baixo risco) escores entre 5 e 6, R2 (moderado risco) escores entre 7 e 8 e R3 (alto risco) escores maiores que 9, sendo o R1 risco menor e R3 risco máximo.

O que é R3 no dentista?

R3 – Ausência de atividade de doença, lesão de mucosa ou impacto psicossocial/ funcional, e sem necessidade de tratamento, apenas de manutenção da saúde bucal.