3 mins read

O que é porfirina na pele?

O que causa porfirina?

jejum frequente e prolongado; infecções; doenças hepáticas; exposição a substâncias químicas.

Como eliminar porfirinas?

Medicamentos para aumentar a excreção de porfirinas

Doses muito baixas de cloroquina ou de hidroxicloroquina também são eficazes no tratamento da porfiria cutânea tardia. Esses medicamentos removem o excesso de porfirinas do fígado pelo aumento de sua excreção na urina.

O que é porfiria cutânea?

Porfiria é a designação de um grupo de doenças enzimáticas que afetam a síntese do heme. São sete os tipos de porfiria, que se diferenciam pela enzima afetada. A porfiria cutânea tardia é acarretada pela deficiência da enzima uroporfirinogênio descarboxilase, gerando manifestações cutâneas e hepáticas aos portadores.
Em cache

Qual a porfirina mais comum?

Das duas porfirias mais comuns, a porfiria intermitente aguda (PIA) é autossômica dominante; cerca de 20% dos casos de PCT são autossômicos dominantes. A prevalência da PCT é cerca de 1/10.000.

Quem é o médico que trata as porfirinas?

Quanto aos médicos, além do clínico geral ou do médico de família, é possível que seja necessária uma visita a outros especialistas, tais como neurologista, nefrologista, geneticista, cardiologista, dermatologista, hematologista, hepatologista, gastroenterologista, entre outros.

Quais são os tipos de porfirinas?

As porfirinas agudas PIA, CPH, PV e PADD, todas de origem hepática, tem uma prevalência conjunta de 1 caso para cada 20 mil pessoas. Dessas, como foi citado anteriormente, a Porfíria Intermitente Aguda é a mais prevalente, seguida da Porfíria Cutânea Tardia e da Protoporfiria Eritropoiética.

Que exame detecta porfiria?

Exames de sangue ou urina

Exames de sangue e urina podem ser realizados para tentar detectar a presença de porfirinas ou suas formas precursoras. Em muitos tipos de porfirias, a urina pode assumir uma coloração vermelha ou castanho-avermelhada.

Quais os tipos de porfirinas?

As porfirinas agudas PIA, CPH, PV e PADD, todas de origem hepática, tem uma prevalência conjunta de 1 caso para cada 20 mil pessoas. Dessas, como foi citado anteriormente, a Porfíria Intermitente Aguda é a mais prevalente, seguida da Porfíria Cutânea Tardia e da Protoporfiria Eritropoiética.

Quais são as porfirinas?

O grupo das porfirias é composto por oito doenças diferentes: porfiria aguda intermitente; porfiria variegata; coproporfiria hereditária; porfiria cutânea tarda; porfiria por deficiência de 5-ALA desidratase; protoporfiria ligada ao X; porfiria eritropoiética congênita; e protoporfiria eritropoiética.

Quando suspeitar de porfiria?

Quando suspeitar de porfiria aguda? Os sintomas de uma crise de porfiria são principalmente dor abdominal, perda de força nos braços e nas pernas, perda de sensibilidade. As crises podem ser leves ou graves e a maior parte dos pacientes recupera-se completamente quando diagnosticados e tratados rapidamente.

Onde são produzidas as porfirinas?

O heme é produzido principalmente na medula óssea e no fígado, por meio de um processo complexo que exige que oito enzimas diferentes trabalhem em sincronia.

O que é porfirina no sangue?

O que são porfirinas? As porfirinas são substâncias precursoras do grupo heme, que está presente na hemoglobina e em outras proteínas e cumpre um importante papel no transporte de oxigênio.