6 mins read

O que é PPI na faculdade?

O que significa PPI na faculdade?

O documento, popularmente denominado de lei das cotas sociais, divide os estudantes em quatro grupos diferentes: candidatos com renda familiar menor ou igual a 1,5 salário mínimo per capita que se consideram pretos, pardos ou indígenas (PPI) e os que não se enquadram nas questões raciais.
Em cache

Quem tem direito a PPI?

Conforme mencionado, PPI significa "pretos, pardas e indígenas" e é uma sigla utilizada para se referir às vagas oferecidas pelo sistema de cotas dos programas federais aos candidatos que se autodeclarem pretos, pardos e indígenas, em conformidade com a Lei nº 12.711/2012, também chamada de Lei de Cotas.
Em cache

O que significa a sigla PPI no Prouni?

Ou seja, já que o ProUni já é restrito aos estudantes de baixa renda, não há cotas de renda. Há, nesse sentido, cotas de classificação social, que são as cotas raciais, para candidatos pretos, pardos ou indígenas (PPI), e para candidatos com deficiência.

O que significa bolsa parcial para PPI?

Se o resultado for até um salário mínimo e meio, o estudante pode concorrer à bolsa integral. Se o resultado for maior que um salário mínimo e meio, porém menor ou igual a três salários mínimos, o estudante pode concorrer a uma bolsa parcial de 50%.
Em cache

O que é PPI e como funciona?

O Preço de Paridade de Importação (PPI) designava os custos totais para importação de um produto. Tratava-se de uma referência calculada com base no preço de aquisição do combustível acrescida dos custos de sua entrega.

Como comprovar que sou PPI?

Veja abaixo quais são esses documentos:

  1. Ficha de matrícula em escola;
  2. Cartão de vacinas infantil;
  3. Ficha de posto de saúde;
  4. Ficha de hospital;
  5. Formulário de registro de identidade;
  6. Formulário de Reservista;
  7. Inscrição em outros concursos;
  8. Outros documentos em que tenha declarado a cor.

Como comprovar o PPI?

No caso da avaliação de PPI, a Comissão de Diversidade Étnica averiguará, exclusivamente, critério fenotípico, isto é: traços físicos negroides (como: cor de pele, características da face e textura do cabelo) que demonstrem a percepção social sobre o(a) candidato(a) preto(a) ou pardo(a).

Quem tem direito a bolsa de 100% no Prouni?

O programa visa conceder a bolsa para alunos que tenham algum tipo de vulnerabilidade social, como terem estudado o ensino médio em escola pública ou ter uma renda familiar mensal entre um salário mínimo e meio e três salários mínimos (essa variação vai ditar se o aluno conseguirá uma bolsa integral ou parcial).

Como provar ser PPI?

Veja abaixo quais são esses documentos:

  1. Ficha de matrícula em escola;
  2. Cartão de vacinas infantil;
  3. Ficha de posto de saúde;
  4. Ficha de hospital;
  5. Formulário de registro de identidade;
  6. Formulário de Reservista;
  7. Inscrição em outros concursos;
  8. Outros documentos em que tenha declarado a cor.

Como provar PPI ProUni?

Como comprovar cota racial no Prouni? Se você conseguir uma bolsa de estudos do Prouni como cotista, saiba que é necessário comprovar essa informação. No caso da cota racial, a comprovação é feita através do preenchimento de um documento de autodeclaração.

Por que o PPI é importante?

O uso do PPI se justifica pela condição de dependência das importações. Embora o Brasil seja um grande exportador de petróleo bruto, o país não é autossuficiente na produção de derivados. O sócio da consultoria Leggio, Marcus D'Elia, conta que o uso do PPI como referência faz parte de uma lógica econômica.

Quando foi aprovado o PPI?

Mas o que mudou na prática? Desde 2016, com base no PPI, os preços praticados no país se vinculavam aos valores no mercado internacional tendo como referência o preço do barril de petróleo tipo brent, que é calculado em dólar.

Sou pardo tenho direito a cotas?

Autodeclaração nas cotas raciais de concursos públicos

No momento de preencher a inscrição, o próprio candidato declara que é preto ou pardo e, com isso, estará concorrendo às vagas reservadas para cotistas. Portanto, não é necessário apresentar documentos para comprovar sua cor para concorrer às cotas raciais.

Como saber se sou pardo ou não?

De modo geral, pessoas desse grupo étnico são aquelas que apresentam traços fenotípicos pardos. Isto é, que demonstram a miscigenação racial presente na sua ascendência, como: pele negra mais clara, cabelos crespos e nariz mais largo.

Como tirar o PPI?

A 1ª parcela de seu PPI vencerá no último dia da quinzena subseqüente à quinzena da adesão, e deverá ser paga por Documento de Arrecadação do Município de São Paulo – DAMSP. A emissão do DAMSP deve ser efetuada no próprio site de adesão ao PPI, logo após a formalização do PPI, clicando no link correspondente.

Como fazer o PPI?

Os paulistanos em débito com a Prefeitura de São Paulo já podem aderir ao Programa de Parcelamento Incentivado de 2021 (PPI 2021), que permite descontos significativos de juros e multas. O prazo para adesão vai até 29 de outubro, e deve ser feito via web, no endereço https://ppi.prefeitura.sp.gov.br.

Qual a desvantagem do Prouni?

Desvantagens do Prouni:

O candidato precisa comprovar baixa renda, ter tirado uma nota mínima no Enem e, ainda assim, a bolsa não está garantida, porque ele participará de um processo seletivo.

O que acontece se eu perder a bolsa do Prouni?

Como você viu, se perder a bolsa do Prouni, pode concorrer novamente, desde que esteja dentro dos critérios do programa.