6 mins read

O que é preciso para se naturalizar português?

Quem pode se naturalizar português?

"Aqueles que são casados ou estão em união estável com um cidadão português há mais de três anos podem requerer a nacionalidade, desde que antes do pedido a certidão de casamento seja transcrita em um consulado português no Brasil ou a união estável seja reconhecida em Portugal", acrescenta Karinne.
Em cache

Como um brasileiro pode se tornar um cidadão português?

Ter nacionalidade portuguesa ativa, residir no Brasil há três anos, ter autorização de residência por prazo indeterminado, ter o gozo de direitos políticos em Portugal e apresentar requerimento.

Quantos anos para se naturalizar português?

Para que seja possível fazer o requerimento para cidadania portuguesa por tempo de residência, é necessário: Ser maior de 18 anos, ou ser emancipado de acordo com a Lei Portuguesa; Residir legalmente em Portugal há, no mínimo, 5 anos; Ter domínio da Língua Portuguesa.

Quais são os documentos necessários para pedir a nacionalidade portuguesa?

Certidão de nascimento do progenitor (pai ou mãe) filho do cidadão português, emitida por fotocópia do livro de registos de nascimento, emitida há menos de um ano; Atestado de antecedentes criminais brasileiro (se for maior de 16 anos); Cópia autenticada da carteira de identidade (RG).

Qual a nacionalidade mais fácil de conseguir?

Se quiser descobrir quais são e as vantagens de conseguir esse documento, continue a leitura e aproveite!

  1. Espanha. A Espanha é uma das opções da União Europeia muito vantajosa e facilitada para brasileiros. …
  2. Portugal. …
  3. Itália. …
  4. França. …
  5. Japão.

Quais nomes têm direito à cidadania portuguesa?

Sobrenomes que dão direito à cidadania portuguesa

  • Gonçalves;
  • Rodrigues;
  • Ferreira;
  • Oliveira;
  • Pereira;
  • Gomes;
  • Santos;
  • Lopes;

Quanto custa para tirar a nacionalidade portuguesa?

Nacionalidade para maiores de idade

Para maiores de idade tirar a cidadania portuguesa, o preço (incluindo apenas serviços básicos) fica em torno de R$ 1.237.

Quem tem cidadania portuguesa pode entrar nos Estados Unidos?

Além de ter a possibilidade de morar nos Estados Unidos com cidadania portuguesa, ainda há outras vantagens. Uma das vantagens da cidadania portuguesa é que ela permitirá que você entre e saia de todos os países membros da União Europeia, sem muita burocracia.

É difícil conseguir cidadania portuguesa?

O procedimento hoje pode ser mais fácil, graças a uma alteração legislativa ocorrida em 2020, na nova Lei da Nacionalidade Portuguesa. Para ter direito a cidadania portuguesa sem muitos requisitos, é preciso estar casado (a) por pelo menos seis anos com um(a) cidadão português(a).

Quanto custa tirar cidadania portuguesa 2023?

Qual é o valor para tirar a cidadania portuguesa como neto? De acordo com a informação que consta no site do Consulado Geral de Portugal em São Paulo, o processo de atribuição de nacionalidade portuguesa para neto que seja menor de idade é gratuito. Mas, para os maiores de idade, o custo é de 175 euros.

Qual a melhor cidadania para brasileiros?

Ranking dos países mais fáceis de obter cidadania

Entre as cidadanias mais requeridas pelos brasileiros, não há muita surpresa: Itália e Portugal estão na liderança no ranking, seguidas pela Espanha, considerando o direito como descendente.

Qual é o sobrenome mais comum em Portugal?

São muitos sobrenomes portugueses espalhados pelo mundo, mas segundo a Forebears, que mede os nomes e sobrenomes do mundo, o Silva é o top do ranking dos sobrenomes portugueses em Portugal. Seguido do Santos, Ferreira, Pereira e Costa.

Tem como tirar cidadania portuguesa no Brasil?

Especificamente, a cidadania portuguesa para brasileiros pode ser obtida desde a ascendência familiar, até o tempo de residência legal em território português. Desta forma, todo brasileiro que atender aos requisitos legais da Lei de Nacionalidade portuguesa, poderá ter o direito à cidadania portuguesa.

Qual a vantagem de ter nacionalidade portuguesa?

Além de poder morar em Portugal, ter a cidadania portuguesa também lhe concede o benefício de poder morar em qualquer país da União Europeia. Além disso, você também possui os mesmos direitos e deveres de qualquer cidadão europeu, o que inclui trabalhar, estudar e visitar esses países sem precisar de nenhum visto.

Qual brasileiro tem direito à cidadania portuguesa?

Se o brasileiro é descendente de judeus sefarditas – se você descobrir que é descendente desse grupo de judeus que foi terrivelmente perseguido pelos portugueses e espanhóis, durante o século XV, você terá direito a adquirir a nacionalidade portuguesa.

Qual o primeiro passo para tirar a cidadania portuguesa?

O pedido de nacionalidade portuguesa pode ser feito online, desde que seja feito através de advogado/a ou solicitador/a. O pedido também pode ser feito, pela própria pessoa, ao balcão ou por correio. Também é possível consultar online o estado do pedido.

Onde é mais rápido tirar a cidadania portuguesa consulado ou conservatória?

Onde é possível fazer o pedido de cidadania? Qual o caminho mais rápido? A decisão será sempre mais curta se o pedido for apresentado à conservatória, porque os consulados não têm poder de decisão e remetem os processos a Portugal.

Qual a dupla cidadania mais fácil de conseguir?

O país europeu mais fácil para conseguir a cidadania é a Itália, via descendência familiar. Isso porque para ser elegível à cidadania basta ter patrimônio italiano ou comprovar relação com um cidadão nascido no país depois de 1861.