5 mins read

O que é predicado verbal e nominal exemplos?

O que é predicado nominal e dê exemplos?

Predicado nominal

Indica estado ou qualidade, sendo constituído por um verbo de ligação(verbo que indica estado) e o predicativo do sujeito (complementa o sujeito atribuindo-lhe uma qualidade). Há somente um núcleo, caracterizado por um nome (substantivo ou adjetivo), por exemplo: Alan está feliz. (núcleo: feliz)
Em cacheSemelhantes

Como saber se o predicado e verbal ou nominal?

Verbos como esse são chamados de verbos de ligação e servem para unir duas palavras de caráter nominal. Assim, um predicado que possua em sua estrutura um verbo de ligação e um predicativo do sujeito é chamado de predicado nominal, pois seu núcleo não está no verbo, mas no nome que se refere diretamente ao sujeito.
Em cache

Como identificar um predicado verbal exemplos?

Predicado verbal

  1. O predicado verbal é um tipo de predicado que tem como núcleo um verbo ou uma locução verbal que transmite a ideia de ação. …
  2. Maria Antônia chegou. …
  3. Sara correu a semana passada. …
  4. Eles caminharam muito hoje. …
  5. Joana comprou muitos sapatos ontem. …
  6. Alexandre e Natália estão fazendo bolo.

Como saber se é predicado nominal?

Predicado nominal

  1. O predicado nominal é um tipo de predicado que tem como núcleo um nome (substantivo ou adjetivo). …
  2. sujeito + verbo de ligação + predicativo do sujeito. …
  3. Jéssica está feliz. …
  4. Pedro Henrique é competente. …
  5. O pôr-do-sol é lindo. …
  6. João parecia tenso. …
  7. Iara continua triste. …
  8. Leia também:

Quais são os 3 tipos de predicado exemplos?

Normalmente, o predicado verbo-nominal é formado por:

  • Verbo intransitivo mais predicativo do sujeito. Exemplo: O bebê chorava infeliz.
  • Verbo transitivo mais objeto mais predicativo do sujeito. Exemplo: Os corredores terminaram a maratona exaustos.
  • Verbo transitivo mais objeto mais predicativo do objeto.

Como achar o predicado nominal na frase?

Predicado nominal: quando há presença de um verbo de ligação. Isso quer dizer que o predicado será uma qualidade ou estado do sujeito, e não uma ação como no caso anterior. Predicado verbo-nominal: quando há presença de dois núcleos, um sendo verbo e o outro sendo o nome.

O que é um verbo-nominal?

O predicado verbo-nominal é um tipo de predicado que apresenta dois núcleos, sendo que um deles é um verbo, e o outro, um nome (substantivo ou adjetivo). Dessa forma, ele envolve os outros dois tipos de predicado: predicado nominal (onde o núcleo é um nome) e o predicado verbal (onde o núcleo é um verbo).

Quais são os verbos do predicado verbal?

O predicado verbal contém apenas um verbo significativo como núcleo. Os verbos significativos indicam ações de: pensar, gostar, querer, estudar, subir, dar, agradecer, perdoar, chorar, entre outros.

Quais são os verbos do predicado nominal?

Portanto, o predicado nominal é composto por verbo de ligação e por predicativo do sujeito. Assim, a estrutura de uma oração com predicado nominal é sujeito + predicado nominal (verbo de ligação + predicativo do sujeito).

Qual é o predicado verbal?

O predicado verbal contém apenas um verbo significativo como núcleo. Os verbos significativos indicam ações de: pensar, gostar, querer, estudar, subir, dar, agradecer, perdoar, chorar, entre outros.

Quais são os termos básicos do predicado nominal?

O predicado nominal é composto pela seguinte estrutura: sujeito + verbo de ligação + predicativo do sujeito. O núcleo do predicado nominal é o predicativo do sujeito. Os meninos eram brincalhões. A margarida é uma flor.

Qual é o predicado verbo-nominal?

Sintetizando: Predicado verbal: possui como núcleo um verbo nocional; Predicado nominal: possui como núcleo o predicativo do sujeito; Predicado verbo-nominal: apresenta dois núcleos, um nominal (predicativo do sujeito ou do objeto) e um verbal (verbo transitivo ou intransitivo).

Como fazer um predicado verbo-nominal?

Assim, o predicado verbonominal pode ser formado por:

  1. Verbo transitivo + objeto + predicativo do sujeito. O pai chegou a casa cansado. Sujeito: o pai. …
  2. Verbo transitivo + objeto + predicativo do objeto. Eu vi o diretor irritado. Sujeito: eu. …
  3. Verbo intransitivo + predicativo do sujeito. A funcionária chorava ansiosa.

Como achar o predicado verbal em uma frase?

Chamamos de predicado verbal quando o núcleo do predicado é um verbo ou uma locução verbal. Veja abaixo o que é núcleo do predicado verbal. Maria comprou roupas ontem.

Como achar o predicado nominal em uma frase?

Predicado nominal: quando há presença de um verbo de ligação. Isso quer dizer que o predicado será uma qualidade ou estado do sujeito, e não uma ação como no caso anterior. Predicado verbo-nominal: quando há presença de dois núcleos, um sendo verbo e o outro sendo o nome.

Quais são os predicado nominal?

Chamamos de predicado nominal a oração cujo núcleo é um nome, ou seja, um substantivo, adjetivo ou pronome, que indica a qualidade ou o estado do sujeito. O predicado nominal é composto pela seguinte estrutura: sujeito + verbo de ligação + predicativo do sujeito.