5 mins read

O que é presente pretérito imperfeito?

O que é pretérito imperfeito de exemplo?

O pretérito imperfeito é aquele que se refere a uma ação anterior ao momento da fala e que, no tempo passado a que pertence, não foi finalizada, podendo ter sido, por exemplo, interrompida por outro acontecimento. Exemplo: “Ele estava tomando banho quando sua mãe chegou do supermercado.”
Em cache

Quais são os verbos pretérito imperfeito?

Verbos regulares da 1.ª conjugação

Verbo estudar Verbo trabalhar
(eu) estudava (tu) estudavas (ele) estudava (nós) estudávamos (vós) estudáveis (eles) estudavam (eu) trabalhava (tu) trabalhavas (ele) trabalhava (nós) trabalhávamos (vós) trabalháveis (eles) trabalhavam

Em cacheSemelhantes

O que é perfeito e imperfeito?

O pretérito perfeito indica um fato que aconteceu em um determinado momento no passado, enquanto o pretérito imperfeito é usado para indicar uma ação que não foi terminada. Isto é, um acontecimento que não foi concluído.

Como conjugar um verbo no pretérito imperfeito?

Pretérito Imperfeito do Indicativo

1.ª conjugação (-ar) 2.ª conjugação (-er)
(Tu) radical + -avas (Tu) radical + -ias
(Ele) radical + -ava (Ele) radical + -ia
(Nós) radical + -ávamos (Nós) radical + -íamos
(Vós) radical + -áveis (Vós) radical + -íeis

O que é o verbo no pretérito perfeito?

O pretérito perfeito situa a ação verbal no passado, sendo considerada, na forma simples, uma ação concluída ou, na forma composta, uma ação que se repete até o presente. O pretérito perfeito é um dos tempos verbais situados no tempo passado.

Sou pretérito imperfeito?

Era” é a conjugação do verbo “ser” no tempo pretérito imperfeito do modo indicativo.

Como saber se é pretérito perfeito ou imperfeito?

Como vemos, a principal diferença entre estes dois tempos do modo indicativo é a seguinte: O pretérito perfeito indica uma acção passada, inteiramente concluída. O pretérito imperfeito indica uma acção passada mas que continua.

Como saber se o verbo está no pretérito imperfeito?

2. Pretérito imperfeito – o pretérito imperfeito do indicativo exprime uma ação anterior ao presente, mas ainda não concluída. EXEMPLO: Antes não lia nenhum tipo de publicação. CONJUGAÇÃO do verbo ler no pretérito imperfeito do indicativo: (eu) lia, (tu) lias, (ele) lia, (nós) líamos, (vós) líeis, (eles) liam.

Como identificar o pretérito perfeito?

Pretérito perfeito é um tempo verbal que expressa ações no passado. Ele pode ser simples, quando faz referência a uma ação já concluída, e composto, quando aponta um fato passado que se prolonga até o presente (modo indicativo) ou uma ação passada, mas duvidosa (modo subjuntivo).

Qual é o significado da palavra imperfeito?

adjetivo Quem tem defeitos: obra imperfeita. Defeituoso; incompleto.

Como saber se o verbo estar no pretérito imperfeito?

Verbo estar

Presente do indicativo estou, estás, está, estamos, estais, estão
Pretérito imperfeito do subj. estivesse, estivesses, estivesse, estivéssemos, estivésseis, estivessem
Futuro do presente estarei, estarás, estará, estaremos, estareis, estarão

O que é pretérito perfeito Imperfeito e Mais-Que-Perfeito?

O pretérito perfeito composto do subjuntivo aponta um fato passado, mas incerto. O pretérito mais-que-perfeito expressa uma ação passada em relação a outra ação passada. O pretérito imperfeito indica um fato passado que ocorre continuamente.

Qual é o pretérito imperfeito de amar?

amar – verbo

Indicativo
Presente Pretérito imperfeito Futuro imperfeito
amo amas ama amamos amais amam amava amavas amava amávamos amáveis amavam amarei amarás amará amaremos amareis amarão
Conjuntivo / Subjuntivo Infinitivo
Presente Pretérito imperfeito amar

Podia e pretérito imperfeito?

A forma "podia" pertence ao pretérito imperfeito do modo indicativo, que designa um fato passado mas não terminado, dando ideia de continuidade, de um processo que no passado era constante.

Quais são os tipos de pretérito perfeito?

Pretérito perfeito é um tempo verbal que expressa ações no passado. Ele pode ser simples, quando faz referência a uma ação já concluída, e composto, quando aponta um fato passado que se prolonga até o presente (modo indicativo) ou uma ação passada, mas duvidosa (modo subjuntivo).

Quais são os 5 tempos verbais?

Os tempos verbais do modo indicativo são: presente, pretérito perfeito, pretérito imperfeito, pretérito mais-que-perfeito, futuro do presente e futuro do pretérito.

Qual a diferença entre o pretérito perfeito Imperfeito e Mais-Que-Perfeito?

Ou seja, um fato que ainda não foi terminado. Assim, o pretérito imperfeito indica uma continuidade da ação. Já o pretérito mais-que-perfeito é empregado para uma ação que ocorreu no passado antes de outra ação.

Quais são os tipos de pretérito?

O pretérito indica passado. No modo indicativo, ele é usado para situações acabadas, para situações inacabadas ou para situações anteriores a outras já passadas. Assim, existem três tipos de pretérito: pretérito perfeito, pretérito imperfeito e pretérito mais-que-perfeito.