5 mins read

O que é pretérito mais perfeito do indicativo?

O que é pretérito perfeito do indicativo exemplos?

Um verbo conjugado no pretérito perfeito do indicativo indica que a ação verbal aconteceu num determinado momento do passado, tendo o seu início e o seu fim no passado. Na terça-feira eu visitei meus avós paternos. Os alunos aprenderam essa matéria na semana passada. O primeiro dentinho da minha filha nasceu ontem.
Em cache

Como conjugar o pretérito perfeito do indicativo?

Terminações do pretérito perfeito do indicativo (verbos regulares)

  1. ª conjugação (-ar) (Eu) radical + -ei. (Tu) radical + -aste. (Ele) radical + -ou. (Nós) radical + -amos ou -ámos. …
  2. ª conjugação (-er) (Eu) radical + -i. (Tu) radical + -este. (Ele) radical + -eu. (Nós) radical + -emos. …
  3. ª conjugação (-ir)

Quais são as palavras do pretérito mais-que-perfeito?

Em sua forma simples, o pretérito mais-que-perfeito do indicativo é expresso pelas desinências –ra, -ras, -ra, -ramos, -reis, -ram (falara, beberas, partira, faláramos, bebêramos, partíramos etc.).
Em cache

Quais são os verbos no pretérito do indicativo?

Pretérito perfeito: (eu) li, (tu) leste, (ele) leu, (nós) lemos, (vós) lestes, (eles) leram. Pretérito imperfeito do indicativo: (eu) lia, (tu) lias, (ele) lia, (nós) líamos, (vós) líeis, (eles) liam. Pretérito mais-que-perfeito: (eu) lera, (tu) leras, (ele) lera, (nós) lêramos, (vós) lêreis, (eles) leram.

O que é pretérito imperfeito do indicativo?

O pretérito imperfeito é aquele que se refere a uma ação anterior ao momento da fala e que, no tempo passado a que pertence, não foi finalizada, podendo ter sido, por exemplo, interrompida por outro acontecimento.

Quais são os verbos no pretérito imperfeito do indicativo?

Pretérito imperfeito do indicativo

Verbo falar (-ar, 1ª conjugação)
1ª pessoa – singular Eu falava
2ª pessoa – singular Tu falavas
3ª pessoa – singular Ele/ela falava
1ª pessoa – plural Nós falávamos

O que é presente do indicativo exemplo?

O presente é um tempo verbal que também é conjugado no modo subjuntivo. Contudo, no modo indicativo ele é usado para indicar uma ação habitual que ocorre no momento da fala. Exemplo: Eu abro a janela.

O que é um verbo no pretérito imperfeito do indicativo?

O pretérito imperfeito do indicativo se refere a um fato ocorrido no passado, mas que não foi completamente terminado. Expressando, assim, uma ideia de continuidade e de duração no tempo. É usado em lendas e fábulas e confere um caráter mais polido a pedidos e afirmações.

Qual a diferença entre pretérito perfeito e pretérito mais-que-perfeito exemplos?

O pretérito perfeito indica um momento determinado do passado: “… o árbitro apitou”. O pretérito mais-que-perfeito indica um momento antes do pretérito perfeito: “… a bola já entrara.”

Como termina os verbos no pretérito perfeito?

Pretérito perfeito do indicativo: Indica acontecimento no passado em determinado momento. As desinências são estas: i, ste, u, mos, stes, ram. O pretérito perfeito do indicativo forma o pretérito mais-que-perfeito do indicativo, o futuro do subjuntivo e o pretérito imperfeito do subjuntivo.

O que é verbo indicativo exemplo?

O modo indicativo manifesta ações habituais, bem como expressa tanto fatos presentes, como passados ou futuros. Exemplos: Caminho todas as manhãs. (acontece) Caminhei ontem à noite. (aconteceu)

Como saber se é pretérito perfeito ou imperfeito?

Como vemos, a principal diferença entre estes dois tempos do modo indicativo é a seguinte: O pretérito perfeito indica uma acção passada, inteiramente concluída. O pretérito imperfeito indica uma acção passada mas que continua.

O que é pretérito perfeito e imperfeito exemplos?

Pretérito Imperfeito – Expressa um fato ocorrido num momento anterior ao atual, mas que não foi completamente terminado. Por exemplo: Ele estudava as lições quando foi interrompido. Pretérito Perfeito (simples) – Expressa um fato ocorrido num momento anterior ao atual e que foi totalmente terminado.

O que é pretérito perfeito e imperfeito do indicativo?

O pretérito perfeito indica um fato que aconteceu em um determinado momento no passado, enquanto o pretérito imperfeito é usado para indicar uma ação que não foi terminada. Isto é, um acontecimento que não foi concluído.

Quais são os 4 modos verbais?

Na nossa Gramática, os Tempos verbais são: Presente, Pretérito e Futuro. Os tempos servem para indicar as formas, os estados ou fenômenos demonstrados pelos verbos. Já os Modos verbais compõem os tempos verbais nos modos: Indicativo, subjuntivo e imperativo.

O que é um verbo no pretérito perfeito?

O pretérito perfeito situa a ação verbal no passado, sendo considerada, na forma simples, uma ação concluída ou, na forma composta, uma ação que se repete até o presente. O pretérito perfeito é um dos tempos verbais situados no tempo passado.

Quais são os verbos no pretérito imperfeito?

Pretérito imperfeito do indicativo

Verbos comer e partir (-er / -ir, 2ª e 3ª conjugações), respectivamente
1ª pessoa – singular Eu comia / partia
2ª pessoa – singular Tu comias / partias
3ª pessoa – singular Ele/ela comia / partia
1ª pessoa – plural Nós comíamos / partíamos

Quando usar indicativo?

O modo indicativo é usado geralmente para indicar ações verbais tidas como reais ou verossímeis, certas de ocorrerem em algum momento no passado, no presente ou no futuro.