6 mins read

O que é Procamp?

O que é o Programa Pronacampo?

Criado pela Portaria nº 86, de 01/02/2013, alterada pela Portaria nº 238 de 23 de abril de 2021, que institui o Programa Nacional de Educação do Campo (PRONACAMPO), a ação consiste em dar apoio financeiro para o acesso das escolas do campo à internet e a computadores.

Quem criou o Pronacampo?

O PRONACAMPO foi construído pelo Grupo de Trabalho coordenado pelo MEC/SECADI, formado pelo Conselho dos Secretários Estaduais de Educação – CONSED, União dos Dirigentes Municipais de Educação – UNDIME, Confederação Nacional dos Trabalhadores da Agricultura – CONTAG, Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Sem …

Como funciona a educação do campo?

São denominadas de escolas do campo por desenvolverem uma proposta pedagógica, no âmbito da organização curricular, identificada com o contexto da realidade socioeconômica e cultural em que está inserida e sintonizada com as aspirações das populações que ali habitam, buscando refletir a identidade e cultura camponesas.

Quais são as modalidades de ensino?

No Brasil, temos atualmente três modalidades de ensino vigentes. São elas a presencial, semipresencial e a educação à distância (EaD). É importante lembrar que para disponibilizar diferentes modalidades de ensino é preciso que a instituição de educação superior (IES) passe por processos complexos de autorização.

O que é a educação quilombola?

Trata-se de atender às singularidades do contexto rural, valorizando os sujeitos do campo e impondo a necessidade de adequações curriculares, porém, sem prejuízo, diminuição ou qualquer oposição aos conteúdos que são essenciais à educação básica e comuns a todo território nacional.

Qual a diferença entre Educação do Campo e Escola Rural?

“A Educação do Campo se origina dos movimentos sociais, das lutas dos trabalhadores do campo. Diferente da Educação Rural, que é um projeto do sistema capitalista, para manter a hegemonia da Educação numa perspectiva dualista, que é de classe do campo que se reverbera por meio do agronegócio”, contextualiza.

Quais as dificuldades enfrentadas pelos alunos que vivem na área rural?

Outra dificuldade é a falta de acesso a informação, pois na zona rural não existe sinal de celular, nem tão pouco de internet o que torna escasso os recursos para realizar pesquisas escolares ou para se informar sobre assuntos importantes para o cotidiano escolar, tendo de recorrer a livros da biblioteca para realizar …

Quantas modalidades têm a LDB?

De acordo com a LDB Nº 9394/96, a educação brasileira está composta por dois níveis e sete modalidades de ensino. Dentre os níveis, encontram-se a educação básica e a educação superior e suas subdivisões, nas modalidades estão aquelas que contemplam um público específico, que não se encaixa no modelo padrão.

Quais são as 3 modalidades de ensino?

No Brasil, temos atualmente três modalidades de ensino vigentes. São elas a presencial, semipresencial e a educação à distância (EaD).

O que faz o professor quilombola?

Concluo que ser professor quilombola constitui uma prática de ensino articulada ao projeto decolonial de repatriação linguística, cultural, social e econômica da África e sua diáspora, o que implica para a Educação do Campo um projeto educacional centrado no ponto de vista da comunidade/grupo da qual é beneficiária.

Quem são os quilombolas na atualidade?

Na atualidade, quilombolas são pessoas que vivem em comunidades remanescentes de quilombos e têm identificação histórica, com os costumes e com o território. Com base na Secretaria Especial do Desenvolvimento Social, a identificação de uma pessoa como quilombola é autodeclaratória.

O que diz a LDB sobre a educação no campo?

A LDB 9394/96, de inspiração liberal, apontou para a educação do campo uma natureza própria, na qual, a vida do campo se fizesse presente em sua diversidade cultural e estabeleceu o respeito às regionalidades e formas de trabalho presente no campo, pois os indivíduos vivem em meio à cotidianidade do presente, cuja …

Qual a lei para educação no campo?

O Projeto de Lei 4215/21 estabelece regras para a política nacional de educação do campo, voltada para crianças e jovens que vivem no meio rural. O texto tramita na Câmara dos Deputados.

Como funcionam as escolas rurais?

Uma escola rural, portanto, é um estabelecimento educacional que está afastado das cidades. Seus alunos são crianças que costumam morar em pequenos lugares ou cidades onde são desenvolvidas atividades agrícolas. Os alunos passam, muitas vezes, o dia inteiro na escola rural e, em alguns casos, até passam a lá a noite.

Quais são as 4 modalidades de ensino?

São elas a presencial, semipresencial e a educação à distância (EaD). É importante lembrar que para disponibilizar diferentes modalidades de ensino é preciso que a instituição de educação superior (IES) passe por processos complexos de autorização.

Quais são as 7 modalidades da educação básica?

Etapas e Modalidades de Ensino

  • Atendimento Escolar Hospitalar – AEH. A Secretaria de Estado da Educação oferta o Atendimento Escolar Hospitalar/AEH, às crianças e…
  • Educação de Jovens e Adultos. …
  • Educação Especial. …
  • Educação Infantil. …
  • Educação Profissional. …
  • Educação Superior. …
  • Ensino Fundamental. …
  • Ensino Médio.

Como se divide a LDB?

Segundo a LDB 9394/96, a educação brasileira é dividida em dois níveis: a educação básica e o ensino superior. Educação básica: Educação Infantil – creches (de 0 a 3 anos) e pré-escolas (de 4 e 5 anos) – É gratuita, mas não obrigatória. É de competência dos municípios.

Quem pode ser reconhecido como quilombola?

Quilombolas são os descendentes e remanescentes de comunidades formadas por escravizados fugitivos (os quilombos), entre o século XVI e o ano de 1888 (quando houve a abolição da escravatura), no Brasil.