5 mins read

O que é processo de irradiação dos alimentos?

O que é o processo de irradiação de alimentos?

A irradiação elimina (ou inativa) larvas de insetos, parasitas, fungos e bactérias presentes nos alimentos, os quais poderiam transmitir doenças. Além disso, ela permite inibir ou retardar alguns processos fisiológicos, como o brotamento e o amadurecimento.
Em cache

O que é um processo de irradiação?

A irradiação é o processo de transferência de calor através de ondas eletromagnéticas, chamadas ondas de calor ou calor radiante.

Como é feito o processo de radiação dos alimentos?

Na verdade, o alimento é exposto a uma fonte de radiação, normalmente beta ou gama, vinda de um elemento radioativo por um tempo controlado. Os elementos mais usados são o cobalto 60 e o césio 137. A empresa que citamos usa o cobalto 60. Dependendo da dose da radiação, os efeitos sobre o alimento são diferentes.

Quais são os tipos de irradiação de alimentos?

As radiações ionizantes usadas em alimentos são os raios X, raios gama ou feixe de elétrons. O principal objetivo do método por irradiação é inibir a maturação de algumas frutas e legumes através de alterações no processo fisiológico dos tecidos vegetais presentes.
Em cache

Quais são os tipos de irradiação?

Podemos entender que a irradiação é dividida em três tipos: exposição única, exposição fracionada e exposição periódica. As exposições únicas podem ocorrer em exames radiológicos, como por exemplo, uma tomografia. Enquanto nos tratamentos radioterápicos ocorrem exposições fracionadas.

Qual é o objetivo da radiação de alimentos?

A utilização da radiação na indústria alimentícia é proposta principalmente no que tange à desinfecção (eliminação de micro-organismos) dos materiais e sempre é realizada de forma controlada para evitar que o consumidor seja prejudicado.

O que é irradiação é um exemplo?

Irradiação e radiação

Enquanto a palavra radiação refere-se à energia que é emitida na forma de ondas eletromagnéticas, a irradiação refere-se à exposição a essa radiação. Por exemplo: a radiação solar irradia o planeta Terra, provendo-lhe de energia em forma de calor e luz visível.

O que é irradiação de exemplo?

A radiação é a propagação de ondas eletromagnéticas ou partículas, emitidas por fontes naturais, como o Sol, ou artificiais, quando são emitidas por aparelhos construídos pelo homem, como os equipamentos de raios-X.

São exemplos de irradiação?

Exemplos de Irradiação Térmica no Cotidiano

  • Aquecer numa lareira;
  • Irradiação das lâmpadas;
  • Aquecimento dos alimentos no Micro-ondas;
  • Paredes de uma garrafa térmica.

Como saber se o alimento é irradiado?

A Radura é um logotipo internacional utilizado para identificar um alimento irradiado. A lei exige que, além dos dizeres referentes aos alimentos, deve constar no painel principal a frase “ALIMENTO TRATADO POR PROCESSO DE IRRADIAÇÃO”.

Quais as vantagens da irradiação de alimentos?

As principais vantagens da irradiação dos alimentos são: minimização dos microrganismos prejudiciais à saúde, a lenta maturação e germinação, permitindo assim prolongar a duração dos alimentos.

Quais os três tipos de processo de irradiação?

Os tipos de propagação de calor são a condução térmica, a convecção térmica e a irradiação térmica.

Quais os tipos de irradiação?

Podemos entender que a irradiação é dividida em três tipos: exposição única, exposição fracionada e exposição periódica. As exposições únicas podem ocorrer em exames radiológicos, como por exemplo, uma tomografia. Enquanto nos tratamentos radioterápicos ocorrem exposições fracionadas.

O que a irradiação pode causar?

Grandes doses de radiação ionizante podem causar doença aguda reduzindo a produção de células sanguíneas e danificando o trato digestivo. Uma dose muito grande de radiação ionizante também pode danificar o coração e os vasos sanguíneos (sistema cardiovascular), o cérebro e a pele.

Quando ocorre a irradiação?

A irradiação térmica é um dos principais processos de transferência de calor, esse processo ocorre por meio da emissão de ondas eletromagnéticas, uma vez que todos os corpos que se encontrem em temperaturas acima do zero absoluto emitem radiação térmica.

O que é irradiação é como ela se propaga?

A irradiação (ou radiação) térmica é uma das formas de propagação do calor que ocorre por meio de ondas eletromagnéticas, chamadas de ondas de calor. Além dela, o calor pode ser transmitido por condução térmica (agitação das moléculas) ou convecção térmica (correntes de convecção).

Quais alimentos não podem ser irradiados?

O leite e seus derivados, além de alimentos muito gordurosos, não podem ser irradiados, pois sofrem reações de oxidação e ficam rançosos.

Quais são os objetivos da irradiação dos alimentos?

SBPR: A irradiação de alimentos é uma técnica para preservação e desinfestação de alimentos, submetidos a doses controladas de radiação ionizante para eliminação de insetos ou redução de microrganismos que contribuem para deterioração e comprometem a segurança do alimento.