5 mins read

O que é profilaxia de malária?

O que é profilaxia da malária?

A prevenção da malária consiste no controle/eliminação do mosquito transmissor e pode se dar por meio de medidas individuais, com uso de mosquiteiros, inseticidas, roupas que protejam pernas e braços, telas em portas e janelas, e repelentes.

Como se faz a profilaxia da malária?

uso de mosquiteiros; roupas que protejam pernas e braços; telas em portas e janelas; uso de repelentes.
Em cache

O que é a doença malária?

Os sintomas mais comuns são: calafrios, febre alta (no início contínua e depois com freqüência de três em três dias), dores de cabeça e musculares, taquicardia (aumento dos batimentos cardíacos), aumento do baço e, por vezes, delírios.

Como funciona a quimioprofilaxia?

A quimioprofilaxia da tuberculose constitui-se numa medida terapêutica para a prevenção da infecção pelo Mycobacterium tuberculosis ou para evitar o desenvolvimento da doença nos indivíduos infectados. Geralmente baseia-se na administração de isoniazida.

Quais são os métodos mais comuns de profilaxia?

Hábitos corriqueiros de higiene, como lavar as mãos e refrigerar os alimentos, são algumas das profilaxias mais comuns. Esses atos são consideradas profilaxias pois atuam na eliminação dos micro-organismos.

Quem transmite a malária?

O protozoário é transmitido ao homem pelo sangue, geralmente através da picada da fêmea do mosquito Anopheles, infectada por Plasmodium ou, mais raramente, por outro tipo de meio que coloque o sangue de uma pessoa infectada em contato com o de outra sadia, como o compartilhamento de seringas (consumidores de drogas), …

Qual parte do corpo a malária afeta?

No Brasil, 98 por cento dos casos de malária ocorrem na região da Amazônia – Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima -, além das regiões a oeste do Maranhão, noroeste do Tocantins e ao norte do Mato Grosso.

O que é controle profilático?

A palavra profilático ou profilaxia refere-se a um conjunto de precauções que tem como objetivo evitar uma doença. Um tratamento profilático é um tratamento preventivo. No caso da hemofilia, o tratamento profilático tem como objetivo prevenir a ocorrência de hemorragias.

Quando é indicado a quimioprofilaxia?

Está indicada para os contatos próximos de casos suspeitos de doença meningocócica. Contatos próximos são os moradores do mesmo domicílio, indivíduos que compartilham o mesmo dormitório (em alojamentos, quartéis, entre outros), comunicantes de creches e escolas, e pessoas diretamente expostas às secreções do paciente.

O que é feito na profilaxia?

Ou seja, a profilaxia nada mais é que a limpeza bucal mais profunda realizada por um cirurgião dentista no consultório e, diferentemente da rotina de higiene feita em casa, ela deve ser conduzida com material e produtos específicos.

O que é fazer profilaxia?

O que é Profilaxia Dental? Profilaxia, também conhecida como limpeza, é um procedimento de limpeza bucal realizado pelos dentistas, visando prevenir doenças periodontais e manter a saúde oral.

Qual é o sintoma mais comum da malária?

Os sintomas da malária são febre alta, calafrios, tremores, sudorese e dor de cabeça (que podem ocorrer de forma cíclica). Há pessoas que, antes de apresentarem tais manifestações, sentem náuseas, vômitos, cansaço e falta de apetite.

Quanto tempo dura a malária no organismo?

Teoricamente, a malária leva mais ou menos de um ano e meio a três anos para autolimitar-se, isto é, para as febres desaparecerem e o indivíduo ficar em equilíbrio com o parasita. Esse quadro ocorre com frequência na África.

Qual o principal sintoma apresentado por um indivíduo com malária?

Os sintomas da malária são febre alta, calafrios, tremores, sudorese e dor de cabeça (que podem ocorrer de forma cíclica). Há pessoas que, antes de apresentarem tais manifestações, sentem náuseas, vômitos, cansaço e falta de apetite.

Qual é o objetivo da profilaxia?

É possível conceituar a profilaxia como a área da saúde que atua nos fatores de prevenção de doenças no nível populacional, com foco na proteção e no desenvolvimento das espécies.

O que significa a palavra quimioprofilaxia?

Outra medida de prevenção da malária é a quimioprofilaxia (QPX), que consiste no uso de drogas antimaláricas em doses subterapêuticas, a fim de reduzir formas clínicas graves e o óbito devido à infecção por P. falciparum.

Qual a duração da quimioprofilaxia?

A duração da quimioprofilaxia é de 28 dias.

Como prevenir profilaxia?

Medidas de prevenção e controle

  1. Higienizar as mãos com frequência;
  2. Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
  3. Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
  4. Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
  5. Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
  6. Não partilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal;