5 mins read

O que é propilenoglicol na alimentação?

Quais alimentos contêm propilenoglicol?

Confira algumas bebidas e comidas que levam o propilenoglicol em sua confecção:

  • Temperos;
  • Aromatizantes;
  • Bebidas alcoólicas;
  • Laticínios;
  • Produtos de confeitaria, como bolos, tortas, doces, massas;
  • Doces de frutas;
  • Frutas secas ou desidratadas;
  • Massas;

Em cache

Como saber se o alimento tem propilenoglicol?

Os alimentos processados e os ultraprocessados são os que mais levam adição do propilenoglicol, ou seja, são mais vulneráveis”. Uma dica de Tavares para o consumidor identificar onde tem a substância é observar o rótulo dos alimentos, pois lá é possível encontrar toda a composição.
Em cache

Pode comer propilenoglicol?

Mas análises do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento detectaram a contaminação por etilenoglicol nos petiscos para cães fabricados com propilenoglicol. O etilenoglicol é um produto químico corrosivo, altamente tóxico, que causa insuficiência renal e hepática.

O que é propilenoglicol na ração?

Propilenoglicol: Propilenoglicol é um composto orgânico também com propriedades humectantes usado frequentemente em alimentos comuns como sobremesas congeladas, condimentos e misturas embaladas para bolos. Não deve ser confundido com o altamente tóxico etilenoglicol (utilizado para prevenir o congelamento).

Quais petiscos usam propilenoglicol?

Entre os alimentos que podem ter o propilenoglicol na sua produção estão: suplementos alimentares líquidos e sólidos; cobertura de empanamento para pescado; aperitivos à base de batatas, cereais, farinha ou amido; frutas in natura; mistura para o preparo de bolos, doces e massas de confeitaria; biscoitos com ou sem …

Onde é encontrado propilenoglicol?

O propilenoglicol pode ser encontrado, por exemplo, como um cossolvente para tintas à base de água, indicado para uso em arquitetura, sendo também aplicado como intermediário na produção de resinas alquídicas para tintas e vernizes.

Como saber se tenho alergia a propilenoglicol?

A sensibilização ao propilenoglicol é frequentemente diagnosticada quando há suspeita de alergia a outro ingrediente. Causa reações como erupção cutânea, coceira, coriza e náusea. A erupção pode ser muito incômoda e pode causar bolhas dolorosas.

Quais reações têm propilenoglicol?

Efeitos adversos comuns podem incluir:

Irritação ou queimação ocular, prurido ou vermelhidão ocular, olhos marejados, visão embaçada ou gosto desagradável na boca.

O que pode substituir o propilenoglicol?

Propanediol (1,3-propanediol)

A vantagem do propanediol é que ele é considerado bastante gentil com a pele, ao contrário do propilenoglicol que costuma ser irritante e causar reações alérgicas com frequência.

Qual é a marca da ração contaminada?

Os produtos identificados com suspeita de contaminação são o Every Day sabor fígado (lote 3554) e o Dental Care (lote 3467).

Quais são as rações que estão contaminadas?

Os produtos identificados com suspeita fundamentada de contaminação são os petiscos Every Day sabor fígado (lote 3554) e o Dental Care (lote 3467). Em nota, o Ministério da Agricultura informou que as medidas são preventivas e que poderão ser alteradas conforme o resultado das investigações.

Quais as marcas de petiscos contaminados no Brasil?

Os lotes que devem ser recolhidos, segundo o Mapa, são dos petiscos Bifinho Bomguytos de frango e churrasco, Bifinho Qualitá sabor churrasco e Dudogs, da FVO Alimentos Ltda; Bifinho e Peppy Dog de frango grelhado, Palitinho Peppy Dog sabor carne com batata doce, Palitinho Peppy Dog Frango com ervilha, Bifinho Peppy Dog …

Quais são os petiscos que estão matando os cachorros?

Continuam em andamento as investigações envolvendo a morte de cães por suspeita de intoxicação após o consumo de petiscos da marca Bassar Pet Food. Além de Minas e São Paulo, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Alagoas, Sergipe e Goiás têm relatos de casos.

Quando usar propilenoglicol?

Além da função umectante, o propilenoglicol também é muito empregado como veículo para solubilização de fragrâncias em preferência ao álcool, já que por não ser volátil, é capaz de promover uma uniformização melhor dos aromas.

O que o propilenoglicol pode causar?

Corrosão/ irritação da pele: Não é esperado que o produto apresente corrosão/irritação à pele. Não irrita a pele. O contato repetido ou prolongado com a pele pode causar dermatite. Sensibilização respiratória ou à pele: Não é esperado que o produto apresente sensibilização respiratória.

Onde é encontrado o propilenoglicol?

O propilenoglicol pode ser encontrado, por exemplo, como um cossolvente para tintas à base de água, indicado para uso em arquitetura, sendo também aplicado como intermediário na produção de resinas alquídicas para tintas e vernizes.

Quais os petiscos que mataram os cães?

Inicialmente, os petiscos identificados com suspeita de contaminação eram o Every Day sabor fígado (lote 3554) e o Dental Care (lote 3467). O Grupo Petz também havia informado que retirou embalagens do petisco Snack Cuidado Oral Hálito Fresco dos pontos de vendas.

Qual petisco canino está contaminado?

Peppy Pet Indústria e Comércio de Alimentos para Animais

  • Bifinho 60 g Peppy Dog frango grelhado (lotes 5026 e 5738)
  • Palitinho 50 g Peppy Dog carne com batata doce (lotes 5280, 5283, 5758 e 5759)
  • Palitinho 50 g Peppy Dog frango com ervilha (lotes 5282 e 5746)
  • Bifinho 500 g Peppy Dog carne assada (lotes 5274 e 5734)