4 mins read

O que é protoboard e como usar?

O que é uma protoboard e como funciona?

De acordo com o blog Multcomercial, uma "Protoboard (ou ainda matriz de contatos ou placa de prototipagem) é uma placa que possui furos e conexões internas para montagem de circuitos, utilizada para testes com componentes eletrônicos.
Em cache

Como usar a placa protoboard?

A protoboard é uma placa reutilizável de ensaios eletrônicos feito de plástico com inúmeros furos que possibilitam o encaixe de componentes do tipo thru–hole. Internamente possuem uma matriz barramentos internos que permitem a passagem elétrica entre colunas e linhas.

O que fazer com protoboard?

Protoboard também é conhecida como matriz de contatos ou placa de ensaio, pois é nela que podemos montar circuitos eletrônicos para testes ou provisório.
Em cache

Como fazer um circuito no protoboard?

Para montar este circuito, faremos da seguinte forma:

  1. Primeiro colocaremos o LED com o anodo (positivo) virado para o lado que conectaremos os 5V; Para identificar o anodo do LED, basta verificar o maior terminal do componente.
  2. Na mesma coluna do catodo (negativo) do LED ligaremos um dos terminais do resistor;

Em cache

Quais são os tipos de protoboard?

Principais tipos de Protoboard

  • Protoboard com Base de fixação | BB-2T1D (matriz de 1360 pontos) …
  • Protoboard com Base de fixação | BB-2T4D-01 (matriz de 1680 pontos) …
  • Protoboard com Base de fixação | BB-4T7D-01 (matriz de 3260 pontos) …
  • Protoboard em barra BB-102-1.
  • Protoboard sem Base | BB-01 (matriz de 840 Pontos)

Como ligar o LED com o protoboard?

Circuito para piscar um LED

Você deve se atentar ao colocar o LED na protoboard pois ele, assim como alguns componentes, possui um lado positivo “+” e um lado negativo “-“, característica essa também conhecida como polaridade. Se você ligar esse tipo de componente de forma invertida, pode até danificá-lo.

Quantos volts uma protoboard aguenta?

Essa protoboard suporta até 5 Amperes e 36V em 25ºC ou seja, se houver um sobre aquecimento no produto em cima da Proboard, o plástico da protoboard vai derreter.

Como poderia substituir um protoboard?

Ainda existe a possibilidade de substituir a protoboard por uma placa de circuito impresso de maneira a diminuir as chances de realizar conexões erradas por parte do usuário final.

Quantas linhas existem na protoboard?

São 30 na parte superior e outros 30 na parte inferior separados por uma divisão. – É importante você ter em mente que os barramentos de cima não são conectados nos de baixo. Ou seja, Na coluna 1, o pontos entre linha A e E formam um barramento vertical.

Quantas linhas existem na protoboard Quais são elas?

A Protoboard 830 Pontos, como o nome sugere, possui 830 pontos de conexão ou furos para inserção de Componentes Eletrônicos, Conectores e Cabos Jumper. A mesma possui 630 pontos distribuídos nas colunas A, B, C, D, E, F, G, H, I e J e linhas de 1 à 63, no qual cada linha possui ligação nas colunas de A à E e F à J.

Qual fio usar na protoboard?

Podes utilizar fio rígido 17 ou 18 (medida em AWG), que não é lá tão fácil de se encontrar ou podes utilizar cabinhos de 0,20 até 0,50 (mm) e nas pontas soldar terminaizinhos do tipo …

Quem inventou a protoboard?

Portugal da EI Instruments Inc. em 1970.

Como ligar um LED na protoboard?

Circuito para piscar um LED

Você deve se atentar ao colocar o LED na protoboard pois ele, assim como alguns componentes, possui um lado positivo “+” e um lado negativo “-“, característica essa também conhecida como polaridade. Se você ligar esse tipo de componente de forma invertida, pode até danificá-lo.