6 mins read

O que é Psicofilia?

Como ocorre a Hidrofilia?

Hidrofilia: Quando a polinização ocorre através da água. Geralmente está associada com plantas aquáticas. Pode ocorrer na superfície ou sob a água. Nesse tipo de polinização, o grão de pólen flua ou boia até encontrar o estigma.
Em cache

O que é polinização Anemofilia?

A polinização pelo vento, conhecida como anemofilia, é o tipo de polinização de quase 20% das espécies de plantas com flores (angiospermas). Para facilitar o voo do pólen, algumas características das plantas anemófilas são necessárias, principalmente relacionadas à suas flores.

Quais são as síndromes de polinização?

As síndromes de polinização podem ser de vários tipos: melitofilia (abelhas), cantarofilia (besouros), miofilia e saprofilia (moscas), psicofilia (borboletas), esfingiofilia (esfingídeos), ornitofilia (pássaros, em especial, beija-flores), quiropterofilia (morcegos) e falenofilia (mariposas), (Faegri e Pijl ,1979).
Em cache

O que é a síndrome floral da polinização?

A síndrome de polinização ou síndrome floral é um conjunto de características morfológicas de diferentes tipos de flores, naturalmente selecionadas e coevoluídas com diferentes vetores de polinização, podendo ser abióticos (vento e água) ou bióticos, como pássaros, abelhas, borboletas e assim por diante.

Qual é a função do estame?

Estames são apêndices da flor que produzem micrósporos, que, por sua vez, desenvolvem grãos de pólen. A sua principal função é a produção de pólen, no entanto, em algumas espécies, alguns estames diferenciam-se em nectários para atrair insetos.

Como evitar a autopolinização?

a) Dentre os mecanismos que dificultam ou evitam a autopolinização, podemos citar: • elementos masculinos (anteras) localizados em posição inferior em relação aos estigmas, o que dificulta a transferência de pólen; • produção e liberação antecipada do pólen, antes que se dê o amadurecimento do gineceu.

O que é uma planta Melitofilia?

As plantas polinizadas por abelhas são chamadas “melitófilas” e geralmente apresentam flores com simetria zigomorfa, cores vistosas (amarelo, azul e lilás), antese diurna e odor agradável (Faegri & Van der Pijl, 1979).

Quem é o maior polinizador do mundo?

Os maiores agentes polinizadores conhecidos são os insetos e, dentre eles, destacam-se os besouros, as borboletas e principalmente as abelhas.

O que é síndrome de dispersão?

RESUMO – Síndrome de dispersão é o conjunto de características morfológicas, químicas e nutricionais presentes nas unidades de dispersão das plantas que favorecem a ação de determinados agentes dispersores, tais como a água, o vento e animais.

Para que serve a androceu?

Androceu é o termo utilizado para identificar um conjunto de estames, estrutura da flor que carrega o pólen. O androceu é frequentemente chamado também de parte masculina da flor, uma vez que é nesse local que são produzidos os grãos de pólen (estruturas que possuem em seu interior o gametófito masculino).

Qual é a função do filete?

O filete corresponde a uma haste longa e fina, onde em sua extremidade encontra-se a antera, responsável pela produção do pólen.

Qual o significado de fecundação cruzada?

O evento conhecido como fecundação cruzada envolve a fecundação simultânea de dois seres vivos. Essa é uma estratégia muito importante para a manutenção da vida e a diversificação das espécies, já que acontece uma grande recombinação genética no processo.

O que é o gineceu E o androceu?

Androceu: órgão reprodutor masculino da flor formado por um conjunto de estames, cujo número varia de nenhum a dezenas, dependendo da espécie da flor. Os estames são formados pelo filete e pela antera. É na antera que encontramos os grãos-de-pólen. Gineceu: órgão reprodutor feminino da flor.

Como se chama a polinização que ocorre em uma mesma flor?

A transferência de pólen para o estigma pode ocorrer das anteras para o estigama da mesma flor ou de flor diferente, mas na mesma planta (autopolinização) ou pode ser feita de uma flor para outra em plantas diferentes (polinização cruzada).

Qual é o maior inimigo das abelhas?

Os forídeos são moscas do gênero Pseudohypocera consideradas uma das principais inimigas das abelhas sem ferrão. As fêmeas deste inseto, ao invadirem as colônias, depositam os seus ovos, e após a eclosão as larvas se alimentam do mel, e também do pólen acumulado pelas abelhas.

Qual o país que tem mais Abelha?

Brasil

Só o Brasil possui mais de 300 espécies de abelhas — a grande maioria, ao contrário das africanizadas, com o ferrão atrofiado. Elas são conhecidas como “melíponas” e sem ferrão; e ainda possuem características que as tornam inconfundíveis, como algumas que serão elencadas nesse artigo.

O que é síndrome de Esteves?

A síndrome de Stevens-Johnson é um distúrbio raro da pele e mucosas, geralmente causada por reações alérgicas graves a algum medicamento, resultando em sintomas inicias semelhantes à gripe, como febre, cansaço ou dor de garganta.

O que é síndrome de Goldberg?

Resumo. Introdução: A síndrome de Shprintzen-¬Goldberg (SSG) é o nome dado ao raro conjunto de sinais sistêmicos do tecido conectivo, parte de um grupo de distúrbios caracterizados por cranioestenose, traços marfanoides e uma fácies característica.