5 mins read

O que é Quadrantanopsia?

O que causa a Hemianopsia?

As causas da HH variam de acordo com a idade do paciente, sendo o acidente vascular cerebral a principal causa em adultos (52-70% dos casos de HH)3. Outras causas incluem lesão cerebral traumática (14% dos casos), tumores cerebrais (11% dos casos), esclerose múltipla e condições diversas3.

O que é Hemianopsia Heterônima?

Hemianopia heterônoma: Este tipo afeta diferentes lados de cada olho. Por exemplo, você pode ver apenas o lado esquerdo do olho direito e o lado direito do olho esquerdo. Quadrantanopia: A quadrantanopia homônima é caracterizada pela perda de visão em um quarto do campo visual.

O que significa o termo médico amaurose?

Amaurose é a perda da visão que pode ser de forma parcial ou total. Ou seja, amaurose é o termo técnico para denominar a cegueira. A amaurose pode acometer um olho (unilateral) ou os dois olhos (bilateral).

Quais os tipos de hemianopsia?

Os subtipos incluem: hemianopsia altitudinal, caracterizada por um defeito visual acima ou abaixo do meridiano horizontal do campo visual; a hemianopsia homônima se refere a um defeito visual que afeta igualmente a ambos os olhos, e ocorre tanto à esquerda ou à direita da linha média do campo visual; a hemianopsia

Como tratar hemianopsia?

Em muitos casos de hemianopsia, é possível tratar e amenizar os efeitos, através de terapias e a utilização de sistemas expansores do campo visual.

O que é diplopia binocular?

(Visão dupla)

Diplopia é a percepção de 2 imagens de um único objeto. A diplopia pode ser monocular ou binocular. A diplopia monocular está presente quando apenas um olho está aberto. Diplopia binocular, que ocorre com os dois olhos abertos, desaparece quando um dos olhos é fechado.

O que é formação de Escotomas?

Um escotoma representa um borramento ou ponto cego que obstrui o campo visual total ou parcialmente. Os escotomas podem envolver qualquer parte do campo visual e se manifestar de diferentes formas e tamanhos.

O que é aura na visão?

No entanto, atualmente, o termo “aura ocular” é usado de forma mais ampla para se referir a qualquer alteração visual transitória que possa ocorrer antes ou durante uma enxaqueca. A aura ocular é uma condição na qual a visão de uma pessoa pode ser temporariamente afetada.

Qual o termo técnico para cegueira?

A cegueira total ou simplesmente AMAUROSE, pressupõe completa perda de visão. A visão é nula, isto é, nem a percepção luminosa está presente.

O que é hemianopsia nasal?

– Hemianopsia: perda de metade do campo visual: Homônima: ambas as metades E ou D dos campos visuais considerados separadamente. Heterônima: ambas as metades temporais ou nasais.

Qual o significado da palavra hemianopsia?

Perda parcial ou completa da visão em uma das metades do campo visual de um ou ambos os olhos.

Quando o AVC afeta a visão?

Aproximadamente 65% dos sobreviventes de um AVC agudo desenvolvem deficiência visual que tipicamente se relacionam com deficiências de visão central ou periférica, anormalidades nos movimentos oculares ou defeitos perceptuais visuais.

Qual nervo causa diplopia?

A diplopia binocular se refere ao sintoma de visão dupla causada por desalinhamento do eixo ocular dos dois olhos. Dos casos que se apresentam ao departamento de emergência (DE) com diplopia, a maioria é binocular, com as paralisias do nervo craniano (especialmente do sexto nervo) estando entre as causas mais comuns.

Como a pessoa com diplopia enxerga?

(Diplopia)

Visão dupla é ver duas imagens de um só objeto. A visão dupla pode ocorrer quando apenas um olho está aberto (diplopia monocular) ou, o que é mais comum, quando os dois olhos estão abertos (diplopia binocular).

Qual exame detecta escotoma?

A campimetria, por sua vez, avalia também com alta precisão falhas no campo visual periférico do paciente, detectando os chamados escotomas. Trata-se de um procedimento rápido e indolor, no qual o paciente senta-se com o rosto apoiado no aparelho chamado campímetro.

Tem cura para escotoma?

Normalmente, os escotomas cintilantes não requerem tratamento. Na maioria dos casos, o ponto brilhante se resolverá sozinho em cerca de minutos a poucas horas.

Quem tem enxaqueca com aura pode ter AVC?

Embora a enxaqueca não cause acidente vascular cerebral, pessoas com enxaqueca com aura têm um risco aumentado de AVC. Os sintomas de acidente vascular cerebral e enxaqueca também podem se sobrepor. Além disso, a enxaqueca com aura pode parecer semelhante a um ataque isquêmico transitório (AIT).

É normal ver a aura?

O que as pessoas que conseguem visualizar auras possuem é o que os cientistas chamam de sinestesia emocional. Os cientistas espanhóis afirmam que "nem todos os curandeiros são sinestetas, mas há uma elevada prevalência desse fenômeno entre eles. O mesmo ocorre entre pintores e artistas, por exemplo".