5 mins read

O que é que causa catapora?

Como identificar se é catapora?

O principal sintoma da catapora, a erupção na pele, tem início após um período de incubação que varia entre 10 e 21 dias. Num primeiro momento as lesões são do tipo macular, que se caracterizam por bolinhas vermelhas.

Quais são os perigos da catapora?

A doença cria uma “porta de entrada” para bactérias, que pode causar infecções na pele, ouvido e até e encefalite, uma inflamação no sistema nervoso central. “As crianças acima de 13 anos e os adultos apresentam maior potencial para as complicações, a catapora pode ser mais grave nessas faixas etárias”, diz a médica.

Quanto tempo dura a catapora infantil?

O contato direto com o líquido do interior das bolhas que a doença forma na pele também é uma maneira de se contaminar. Depois que o vírus invade o organismo, o período de incubação dura, em média, 15 dias. E, após aparecerem os sintomas da catapora, a recuperação completa costuma acontecer entre 7 e 10 dias.

Quanto tempo leva para curar a catapora?

Não existe um remédio específico para tratar a catapora. O que se deve fazer é repousar, ingerir bastante líquido e principalmente, evitar coçar as feridas para não infeccionar. A recuperação dura de 7 a 10 dias.

O que é bom para acabar com a catapora?

O tratamento específico da catapora (varicela) é realizado por meio da administração do antiviral aciclovir, que é indicado para pessoas com risco de agravamento.

Qual o primeiro sinal da catapora?

As bolhas surgem inicialmente na face, no tronco ou no couro cabeludo, se espalham e se transformam em pequenas vesículas cheias de um líquido claro. Em poucos dias o líquido escurece e as bolhas começam a secar e cicatrizam.

O que é bom para tratar a catapora?

No tratamento da catapora, em geral, são utilizados analgésicos e antitérmicos para aliviar a dor de cabeça e baixar a febre, e anti-histamínicos (antialérgicos) para aliviar a coceira. Os cuidados de higiene são muito importantes e devem ser feitos apenas com água e sabão.

Qual a melhor idade para ter catapora?

Causada pelo vírus Varicela-Zoster, acomete crianças entre três meses e 10 anos, principalmente no fim do inverno e início da primavera. Apesar de ser mais comum em crianças, pode, sim, ocorrer em pessoas não imunes em qualquer idade.

O que é bom para curar catapora?

Para diminuir a coceira, o ideal é fazer compressa de água fria. As vesículas não devem ser coçadas e as crostas não devem ser retiradas. Para evitar que isso aconteça, as unhas devem ser bem cortadas.

O que não se pode comer quando está com catapora?

Caso haja feridas dentro da boca, evitar alimentos salgados e cítricos; O período de contágio da catapora é em torno de um a dois dias antes do aparecimento das erupções, até que todas as lesões estejam na fase de crosta. Durante esse tempo, deve-se evitar estar perto de idosos, crianças, bebês e mulheres grávidas.

O que não pode fazer quando está com catapora?

Evitar ao máximo coçar as feridas causadas pela catapora, ajuda a não gerar infecções e ferimentos. Além disso, um médico pode recomendar alguma medicação própria para aliviar a coceira, e banho com sabonetes específicos que ajudam no tratamento.

Quem é vacinado contra catapora pode pegar?

Às vezes, mesmo quem tomou a vacina pode contrair catapora (isso se chama “varicela modificada”). Quando as pessoas vacinadas contraem a catapora, os sintomas costumam ser leves. Elas têm menos lesões, menos probabilidade de ter febre e recuperam-se mais rapidamente.

Quem está com catapora pode tomar banho ou não?

O ideal é fazer a higiene adequada da pele, com água e sabão, durante o banho habitual, e cortar bem as unhas da criança para que ela não coce as vesículas e corra o risco de infeccioná-las.

Qual sabonete usar quando tá com catapora?

Não há tratamento específico, mas há medicamentos que podem aliviar os sintomas, como paracetamol e dipirona para febre, e loção de calamina e géis que refrescam e aliviam a coceira. Uso de antissépticos, como sabonetes à base de triclosano, e banhos com permanganato de potássio também são válidos.

Quais alimentos não pode comer com catapora?

Assim, de modo a favorecer uma cicatrização de qualidade, é importante evitar o consumo dos seguintes alimentos:

  1. Abacate. …
  2. Alimentos industrializados. …
  3. Camarão. …
  4. Carnes gordurosas e carne bovina. …
  5. Embutidos. …
  6. Fast food. …
  7. Frituras. …
  8. Soja.

Como acabar com catapora rápido?

No tratamento da catapora, em geral, são utilizados analgésicos e antitérmicos para aliviar a dor de cabeça e baixar a febre, e anti-histamínicos (antialérgicos) para aliviar a coceira. Os cuidados de higiene são muito importantes e devem ser feitos apenas com água e sabão.

Qual a melhor pomada para catapora?

O tratamento específico com a medicação, que é o aciclovir, só é indicado em adultos ou pacientes acima dos 12 anos, pois a taxa de complicação da doença costuma ser maior.