4 mins read

O que é que significa badoque?

O que que é um Badogue?

O mesmo que estilingue. É conhecido por diversos nomes, entre eles atiradeira, baladeira, cetra ou setra. O badogue é um brinquedo usado como arma primitiva para lançar pedras ou outros pequenos projéteis. É e era montado com um galho em forma de "Y", amarrado com tiras de borracha e um pedaço de couro.

O que significa a gíria badoque?

Badoque = Estilingue; atiradeira. Babão = Bajulador; puxa-saco.
Em cache

Qual origem da palavra bodoque?

Origem etimológica:árabe bunduq, noz, avelã, bolota.

O que é fechar de Badoque?

“Nos meus tempos de escola, eu falava muito a expressão 'fechou de badoque' e começaram a chamar assim. Porque 'fechar de badoque' é aquela pessoa que causa e arrasa”, explica o próprio Ni, que sempre quis estar na frente das telinhas.

Como funciona o bodoque?

Badoque: Estritamente falando, todavia, o badoque (também badogue ou bodoque) é um atirador artesanal diferente do estilingue propriamente dito, já que consiste de um artefato também artesanal mas em formato de arco, similar ao arco de flecha, feito de um pau e cordão, e não se utiliza elásticos.

O que é bodoque Wikipédia?

Bodoque pode referir-se a: Estilingue – um objeto usado para o disparo de projéteis, impulsionado por força mecânica manual, com auxílio de elásticos. Besta de bodoques – arma medieval semelhante à besta, concebida para lançar projécteis de pedra ou barro.

Como se fala bonito no nordeste?

Arretado. Arretado é daquelas gírias que conseguem reunir vários significados em uma só palavra. Pode ser usado para se referir algo que considera muito bom, legal ou bonito.

Quais são as gírias de Recife?

Pernambuco

  • Abestalhado: abobado, ignorante;
  • Arretado: alguém bravo ou algo bom;
  • Buliçoso: alguém que mexe nas coisas sem permissão;
  • Fuleiro: de baixa qualidade ou não confiável;
  • Gabiru: rato grande;
  • Mangar: rir de alguém;
  • Pantim: criar caso, dificuldade;
  • Tabacudo: bobo.

Quem criou o bodoque?

Wander Piroli, o dono do bodoque.

Como é feito o estilingue?

As formas clássicas de estilingue são construídas com um galho de árvore forquilhado, em forma de "Y", munido de tiras elásticas. Sua história, portanto, não remonta a épocas anteriores à invenção da borracha.

Qual é o significado da palavra Braddock?

Pessoa forte, ligeira, que não se contenta com pouco, têm malícia de rua, conhecedor de linguagem periférica, esperto. Esse cara é braddock nato.

Como se chama estilingue no Rio de Janeiro?

As atiradeiras, são também conhecidas como badoque, baduque ou mais popularmente como estilingue. A atiradeira Nautika Jabuti é um estilingue com grip de plástico ABS, elástico de látex com municiador de couro e toda armação de aço. O apoio de punho anatômico garante maior estabilidade e precisão na mira.

Como fala mãe no Nordeste?

Mãinha é um regionalismo usado maioritariamente na região nordeste, em linguagem popular. Embora apenas se encontre dicionarizada em poucos dicionários, mãinha indica uma forma diminutiva e carinhosa da palavra mãe.

Como se chama ônibus no Nordeste?

Pau de arara (pré-AO 1990: pau-de-arara) é um meio de transporte irregular que ainda é utilizado no Nordeste do Brasil. Consiste em se adaptar nos caminhões para o transporte de passageiros, constituindo-se em substituto improvisado para os ônibus convencionais.

Como elogiar Em nordestino?

Afeiçoado”: gíria para elogiar a aparência de alguém. A expressão serve, por exemplo, para dizer que uma determinada pessoa está bem arrumada ou é bonita; “Basculho”: lixo, objeto a ser jogado fora, sobra, resto.

Quais são as gírias da favela?

Expressões do “dicionário da comunidade” são utilizadas em contextos informais, naquela conversa ou encontros com os crias da favela. “Perreco”, ”Moiado”, “Sem visão”.

Qual é a velocidade de um tiro de estilingue?

70 m/s

Considerando o lançamento de um projétil de aço de 1 cm de diâmetro (cerca de 4,1 g) com o estilingue, sua velocidade inicial poderia alcançar a cifra de até 70 m/s [9] totalizando uma Quantidade de Movimento de 0,29 kg. m/s.

Como se chama estilingue no Brasil?

(em vários pontos do Brasil): baladeira, beca, bodoque, badoque ou badoque, estilingue, funda, peteca, seta, setra)”.