6 mins read

O que é que significa detenção?

Como é a pena de detenção?

O que é detenção? A detenção também é um tipo de pena privativa de liberdade, mas é aplicada em casos de crimes de menor gravidade. Na detenção, o condenado não cumpre regime fechado de prisão em todo o prazo da sua pena, apenas regimes semiaberto ou aberto.
Em cache

Quais são os crimes de detenção?

A detenção, normalmente, é aplicada para crimes de menor potencial ofensivo ou com condenações menores. A característica principal é não admitir o início do cumprimento da pena no regime fechado, como ocorre com pessoas que dirigem alcoolizadas sem provocar acidente com vítimas ou no caso de abandono de incapaz.
Em cache

Qual a diferença entre prisão e detenção?

A detenção, por sua vez, funciona para condenações mais leves. Já a prisão simples é utilizada para infrações penais de menor lesividade. Nesses dois últimos casos, os regimes compatíveis são o semiaberto e o aberto.

O que é detenção e retenção?

O sistema de retenção e detenção foi desenvolvido para reter o acúmulo temporário de água da chuva para projetos de infraestrutura e uso racional do espaço urbano.

Qual a pena mínima de detenção?

Art. 58. O mínimo da pena de reclusão é de um ano, e o máximo de trinta anos; o mínimo da pena de detenção é de trinta dias, e o máximo de dez anos.

Qual o tempo máximo de detenção?

As principais diferenças estão no campo da pena: para os crimes, a lei prevê prisão de reclusão ou detenção, que pode chegar a até 30 anos. Para as contravenções, a lei prevê a pena de prisão simples, que na prática muito se assemelha a detenção, que pode chegar no máximo a 5 anos.

Qual a maior pena de detenção?

As principais diferenças estão no campo da pena: para os crimes, a lei prevê prisão de reclusão ou detenção, que pode chegar a até 30 anos. Para as contravenções, a lei prevê a pena de prisão simples, que na prática muito se assemelha a detenção, que pode chegar no máximo a 5 anos.

O que significa detenção em regime aberto?

O regime aberto, quando inicialmente fixado na sentença, destina-se ao condenado não reincidente cuja pena for igual ou inferior a 4 (quatro) anos conforme art. 33, § 2º, c, do Código Penal. Art. 33 – A pena de reclusão deve ser cumprida em regime fechado, semiaberto ou aberto.

Quanto tempo uma pessoa pode ficar detido na delegacia?

24 horas

O detido só deve ficar recolhido na unidade policial durante o tempo estritamente necessário para a finalização do flagrante (em até 24 horas — artigo 306, parágrafo 1º do CPP) ou para o cumprimento do mandado de prisão cautelar.

O que é pior detenção ou reclusão?

A reclusão é a restrição mais severa, sendo usada em condenações graves e com maior potencial ofensivo.

O que pode reduzir a pena?

Segundo a Lei de Execuções Penais, são três as formas de reduzir a pena. Pode ser pelo trabalho, estudo e leitura. Na remição por estudo, por exemplo, o condenado poderá diminuir um dia da pena ao completar 12 horas de frequência escolar.

Quanto tempo uma pessoa fica em regime fechado?

O regime fechado é o modo mais severo, as penas superiores a oito anos devem ser cumpridas, inicialmente, em regime fechado. Assim, a pessoa tem privada a sua liberdade, estando obrigada a permanecer todos os dias em uma unidade prisional.

Qual a diferença de pena de reclusão e detenção?

Quais as diferenças entre a pena de reclusão e detenção? No ordenamento jurídico nacional, a pena de detenção é mais branda e sempre inicia em regime aberto. Já a pena de reclusão é mais severa e tem a possibilidade de ser cumprida em regime aberto, semiaberto ou fechado.

Quem tem direito a responder em liberdade?

Para entender quais crimes podem responder em liberdade, deve-se observar que para a prisão preventiva ocorre, normalmente, por flagrante, caso contrário, podem responder em liberdade os acusados que não representarem risco à ordem pública e que não apresentarem risco de fuga, durante o processo de judicial, …

Quando a pessoa sai da cadeia tem que pagar?

Por isso aprovou a Resolução CNJ 425/2021, que determinou a juízes de execução penal “observar a possibilidade de extinção da punibilidade da pena de multa” das pessoas que tenham cumprido a pena de prisão e que, enquanto estiverem em situação de rua, não terão condições de pagar a multa.

Qual a pena para réu confesso?

Já seu amigo – réu confesso – deverá cumprir pena de três anos de reclusão em regime inicial fechado, além do pagamento de dez dias-multa, no valor unitário mínimo….

Qual é a vantagem de ser réu primário?

Existem diversas vantagens para ser um réu primário, que vão desde reduções de pena até um aumento do direito de responder o processo em liberdade. Ainda, alguns crimes específicos trazem outros benefícios para aqueles que não possuem nenhuma condenação contra si, conforme veremos a seguir.

Quem está no regime fechado pode receber visita?

É preciso ter um Cartão de Visita para entrar na Unidade Prisional. O preso poderá receber a visita das pessoas indicadas na LEP, desde que previamente cadastradas no Sistema Penitenciário e devidamente autorizadas pelo Diretor da Unidade Penal.