6 mins read

O que é que significa Teosofia?

O que ensina a Teosofia?

A teosofia pretende ser a própria sabedoria divina, como o mostra o étimo grego, pelo qual podemos decompor a palavra em duas: Deus e sabedoria. Henry Corbin descobriu este mesmo termo na filosofia iraniana, assunto sobre o qual se debruçou toda a sua vida.

Qual é a diferença entre Teosofia e teologia?

Theologia – Tem o Theo, porém com a noção racional, mas não tem a Sophia. Theosophia – Tem o Theo Espiritual e tem a Sophia Divina.

Quais as duas obras mais conhecidas da Teosofia?

Entre seus livros se destacam "O Homem Visível e Invisível" (Conhecimento, 2009) e "A Visão Teosófica das Origens do Homem" (Pensamento, 2009).

O que significa Teósofos?

nome masculino. Aquele que ensina ou pratica as teorias teosóficas.

Qual o nome do símbolo da Teosofia?

A Ansa é um símbolo egípcio de grande antiguidade que retrata a ressurreição do espírito do seu encapsulamento na matéria, expressando até mesmo o triunfo da vida sobre a morte, do espírito sobre a matéria, do bem sobre o mal.

O que se estuda na Eubiose?

— Eubiose foi a denominação difundida pela instituição para expressar os esforços para se viver em harmonia com as leis universais. Seu significado se relaciona com o processo de evolução humana, entendido como transformação de energia em consciência.

Qual é o símbolo da Teosofia?

O selo ou brasão da Sociedade Teosófica, com os triângulos enlaçados, a serpente, a Suástica e o Ankh, ilustra simbolicamente e resume os pontos centrais da Teosofia, aludindo, entre outros conceitos, à Trindade, à Unidade de toda a vida, a dualidade Espírito-Matéria, a permanência e imortalidade da vida e a evolução …

O que é teólogo na Bíblia?

O trabalho de um teólogo envolve explorar e analisar as escrituras sagradas, como a Bíblia, o Alcorão, o Bhagavad Gita, entre outros textos religiosos, com o objetivo de examinar a natureza de Deus, a natureza humana, a moralidade, a espiritualidade e outras questões relacionadas à fé.

O que é Teosofia teologia?

O termo teosofia (do gr[ego] theosophía, "sabedoria divina") significa «doutrina que se apresenta como o conhecimento de Deus e das coisas divinas mediante o aprofundamento da vida interior como forma de elevação progressiva do espírito até à iluminação» ou «inspiração da sabedoria divina».

Quais os princípios da Teosofia?

Assim, a teosofia deve promover o altruísmo e uma escala de valores destinada à vida harmoniosa no planeta. Para os prosélitos desta doutrina, a alma humana está conectada aos princípios do universo. Quando o homem morre fisicamente, sua alma volta a integrar-se no universo.

Como se chama o símbolo de luto?

O significado da pomba branca em cerimônias fúnebres, portanto, é de que pode haver paz e tranquilidade nesse momento tão difícil. Trata-se de um símbolo de paz e esperança durante o luto – uma maneira da família aceitar a partida do ente querido e demonstrar todo o amor e respeito ao falecido.

Quem criou a eubiose?

Para Wladimir Ballesteros, os fundadores da Sociedade Brasileira de Eubiose, Henrique José de Souza e Helena Jefferson de Souza, deixaram um grandíssimo legado e ajudaram a elevar o entendimento da humanidade.

Como funciona a eubiose?

A eubiose é quando a colonização de bactérias intestinais possui uma diversidade ideal que melhora as nossas defesas imunológicas e a digestão, nos protegendo de doenças. Por outro lado, a disbiose é o desequilíbrio nesta diversidade nos deixando propensos a doenças e mal estar.

O que significa Blavatsky?

Helena Petrovna Blavatsky, nascida na Rússia em 1831, e falecida em Londres em 1891, também conhecida como Madame Blavatsky, foi uma das responsáveis, senão a principal responsável, pela elaboração do que ficou conhecida como a versão moderna da Teosofia, sendo co-fundadora da Sociedade Teosófica.

Como é o nome da pessoa que estuda a Bíblia?

O trabalho de um teólogo envolve explorar e analisar as escrituras sagradas, como a Bíblia, o Alcorão, o Bhagavad Gita, entre outros textos religiosos, com o objetivo de examinar a natureza de Deus, a natureza humana, a moralidade, a espiritualidade e outras questões relacionadas à fé.

Quem é o pai da Teologia?

O conceito de teologia aparece pela primeira vez no pensamento grego, através de Platão, no diálogo “A República” para referir-se à compreensão da natureza divina por meio da razão, em oposição à compreensão literária própria da poesia, feita por seus conterrâneos.

O que é ser um homem de princípios?

No linguajar popular é comum ser dito: fulano é uma pessoa de princípios! Este simples adjetivo dirigido a alguém, significa que determinada pessoa possui atributos morais e éticos que pautam a sua conduta como ser humano. Como se fossem linhas mestras, dentro das quais, alguém se move.

O que significa a visita de uma pomba branca?

Para a religião, a simbologia desta ave representava a paz entre Deus e os humanos. Na religião judaica o significado da pomba da paz também possui uma origem diferente. Esse animal era usado para sacrifícios, pois representava a pureza. E também, para os judeus ela é vista como mensageira.