5 mins read

O que é Quimioprofilaxia da coqueluche?

O que é profilaxia da coqueluche?

A vacinação é o principal meio de prevenção da coqueluche. Crianças de até 6 anos, 11 meses e 29 dias devem ser vacinadas contra a coqueluche.
Em cache

Qual é o tratamento da doença coqueluche?

O tratamento da coqueluche é feito basicamente com antibióticos, que devem ser prescritos por um médico especialista, conforme cada caso. É importante procurar uma unidade de saúde para receber o diagnóstico e tratamento adequados, assim que surgirem os primeiros sinais e sintomas.

Qual é o antibiótico mais utilizado no tratamento da coqueluche?

O antibiótico eritromicina ou azitromicina, tomado por via oral, costuma ser usado para erradicar a bactéria causadora da coqueluche. Antibióticos também são usados para tratar infecções que acompanham a coqueluche, como pneumonia e infecção do ouvido.

Qual a vacina que previne a coqueluche?

A maneira mais eficaz de se prevenir contra a coqueluche é por meio da vacinação e, atualmente, existem algumas vacinas que contemplam a proteção contra essa doença. As principais delas são: vacina DTPa, vacina dTpa e vacina dTpa-VIP, vacina pentavalente acelular e vacina hexavalente.

Qual o exame para detectar coqueluche?

Cultura – É realizada mediante o isolamento da Bordetella pertussis pela cultura de material colhido de nasofaringe (Swab de nasofaringe). A cultura é considerada como o padrão ouro no diagnóstico da coqueluche.

Quais são as três fases da coqueluche?

Se manifesta em três fases: catarral que dura até 14 dias, paroxística que dura até 6 semanas e fase de convalescença que permanece por até 3 semanas.

Quais são vacinas utilizadas para a prevenção da coqueluche exceto?

A prevenção à coqueluche só é possível depois de receber, pelo menos, a terceira dose da vacina tríplice bacteriana ou DPT. Ela também está presente no calendário de vacinação de gestantes, com a vacina DTPa.

Qual o outro nome da coqueluche?

A coqueluche ou pertussis é uma doença infecciosa aguda e transmissível, que compromete o aparelho respiratório (traquéia e brônquios). É causada pela bactéria Bordetella pertussis. A doença evolui em três fases sucessivas.

Qual é a bactéria causadora da coqueluche?

A coqueluche é uma infecção respiratória, transmissível causada pela bactéria Bordetella pertussis e está presente em todo o mundo.

Quem é vacinado pode pegar coqueluche?

Além disso, conforme o tempo vai passando, os efeitos da vacina vão diminuindo. Ou seja, a proteção dura alguns anos e depois você está novamente suscetível à doença. Mas, em pessoas vacinadas, ela costuma se manifestar de forma mais banda, menos grave", completa.

Como é o som da tosse de coqueluche?

Quem já ouviu o som produzido por bebês com coqueluche não esquece (veja o vídeo ). A sequência de tosse seca é intercalada pela ingestão de ar, o que provoca uma espécie de guincho ou chiado.

Quanto tempo dura a tosse coqueluche?

A tosse é seguida por um som de guincho específico e vômitos. Isto dura cerca de duas semanas até ir diminuindo gradativamente. A doença é transmitida por contato direto com secreção de indivíduo doente como gotas de saliva lançadas ao ar ou por objetos contaminados.

Quais são as complicações da coqueluche?

Crianças menores de 6 meses podem apresentar complicações da coqueluche que, se não tratada corretamente, pode levar à morte. Já as complicações em adultos são pouco comuns, mas incluem desmaios, distúrbios do sono e fratura na costela.

Como funciona a vacina da coqueluche?

A melhor forma de prevenção da doença é a vacinação, que é oferecida no SUS ainda nos primeiros meses de vida. São três doses: aos 2, aos 4 e aos 6 meses de idade. Depois, uma dose de reforço aos 15 meses e um segundo reforço aos 4 anos.

Como acalmar a tosse de coqueluche?

Analgésicos e anti-inflamatórios ajudam a aliviar os sintomas no estágio catarral. Xaropes expectorantes e inibidores da tosse não trazem benefícios terapêuticos.

Qual exame para saber se tem coqueluche?

Cultura – É realizada mediante o isolamento da Bordetella pertussis pela cultura de material colhido de nasofaringe (Swab de nasofaringe). A cultura é considerada como o padrão ouro no diagnóstico da coqueluche.

Quanto tempo dura a vacina da coqueluche?

O que é: É uma doença infecciosa aguda, de transmissão respiratória, cuja susceptibilidade é universal. A imunidade adquirida pela doença é duradoura, mas não permanente, e a conferida pela vacinação (mínimo de três doses) é temporária (por 05 a 10 anos após a última dose).

Como acalmar a tosse da coqueluche?

Indicar eritromicina na fase catarral pode ser útil para encurtar a duração da doença e acalmar as crises de tosse. Analgésicos e anti-inflamatórios ajudam a aliviar os sintomas no estágio catarral. Xaropes expectorantes e inibidores da tosse não trazem benefícios terapêuticos.