5 mins read

O que é Quitaúna?

O que significa a palavra Quitaúna?

Quitaúna é um bairro da cidade de Osasco, estado de São Paulo.

Quem colonizou a Vila Quitaúna?

Sem dúvida, demorou algum tempo, mas o estranho acabou explicando quem era: o proprietário do sítio e chefe da família, o bandeirante Antônio Raposo Tavares, trinta anos antes, em 1630, daquele mesmo lugar e usando o rio Tietê como única picada possível no meio da selva, ele partira para conquistar o Brasil.
Em cache

Qual a origem do nome da cidade de Osasco?

O nome Osasco foi originalmente dado à estação ferroviária ao redor da qual a cidade cresceu. A estação foi construída em 1895 por Antonio Agù, considerado o fundador da cidade, e o nome foi dado em homenagem à sua cidade natal de Osasco na Itália, na região do Piemonte.

Quando Osasco virou cidade?

19 de fevereiro de 1962

Osasco completa 60 anos de emancipação; conheça a história da cidade. A emancipação de Osasco aconteceu em 19 de fevereiro de 1962.

Por que Osasco se separou de São Paulo?

Entre os motivos, estavam a unificação da Itália e o esgotamento da terra. Antônio Agu chegou no Brasil no mesmo ano de nascimento de sua filha, Primitiva Vianco, e comprou as terras de João Pinto Ferreira, onde foi fundada a Vila Osasco.

O que era Osasco antes?

Denominações anteriores: o primeiro nome de Osasco foi Quitaúna que lhe foi dado em homenagem a fazenda de Raposo Tavares, colonizador da região passando e, 1895 a receber o nome de Osasco quando se constitui Vila. Fundador: Antonio Agu. Data da fundação:19 de fevereiro de 1962.

Qual é o maior bairro de Osasco?

Jardim Conceição

Segundo o Censo 2010 o bairro mais populoso de Osasco é o Jardim Conceição, com 31.441 habitantes. Sendo em sua maioria (51.69%) mulheres.

Quem colonizou Osasco?

Antônio Agu chegou no Brasil no mesmo ano de nascimento de sua filha, Primitiva Vianco, e comprou as terras de João Pinto Ferreira, onde foi fundada a Vila Osasco. As primeiras propriedades foram vendidas para Antônio Agu no ano de 1887, quando ele adquiriu casas, ranchos e outros terrenos.

Como Osasco é conhecida?

Razão que levou, anos mais tarde, a ser conhecida como "Cidade Trabalho".

Qual o significado do nome da cidade de Osasco?

O nome Osasco foi originalmente dado à estação ferroviária ao redor da qual a cidade cresceu. A estação foi construída em 1895 por Antonio Agù, considerado o fundador da cidade, e o nome foi dado em homenagem à sua cidade natal de Osasco na Itália, na região do Piemonte.

Qual bairro mais pobre de Osasco?

Mas os extremos da cidade são áreas de grande pobreza, como Morro do Socó, Padroeira, Colinas da Anhanguera e o Jardim Três Montanhas, que têm índices de pobreza comparáveis aos países pobres do continente africano. Na área educacional, Osasco conta com 143 unidades escolares e 59.000 alunos.

Qual é o bairro mais rico de Osasco?

Vila Yara

Vila Yara. Um dos bairros mais cobiçados de Osasco é a Vila Yara. Na localidade se destacam casas e condomínios de alto padrão.

Qual é o bairro mais antigo da cidade de Osasco?

Presidente Altino

O bairro que mais foi usado pelos primeiros prefeitos para afirmar a soberania municipal através da mudança do nome as ruas foi sem dúvida Presidente Altino.

Porque Osasco é tão rica?

O ambiente de negócios menos burocrático, um mercado vigoroso, boa infraestrutura urbana e a disponibilidade ao crédito são os principais fatores.

Como se chama a pessoa que mora em Osasco?

Quem nasce ou reside na cidade de Osasco é chamado de Osasquense.

Qual é a maior favela de Osasco?

A área denominada Colinas D'Oeste/Morro do Socó é a maior favela do município de Osasco, encontra-se situada numa área de grande declividade no Bairro Bonança, na divisa com o Município de Barueri, próximo ao Rodoanel, região metropolitana de São Paulo.

Qual o bairro mais caro de Osasco?

Vila Yara

Vila Yara. Um dos bairros mais cobiçados de Osasco é a Vila Yara. Na localidade se destacam casas e condomínios de alto padrão.

Porque falam mal de Osasco?

Mas isso tem explicação: Antigamente Osasco era um bairro de São Paulo. A cidade sempre foi um polo industrial e comercial muito forte, o que fazia com que as pessoas da região oeste fossem muito ao "centro". A mania de dizer "vou à Osasco" se perpetuou por diversas gerações.