6 mins read

O que e radioatividade Segundo a química?

O que e radioatividade exemplos?

A radioatividade é um fenômeno em que substâncias ou elementos químicos emitem radiação. Esse processo, que pode ocorrer de forma natural ou artificial, tem a capacidade de atravessar corpos opacos a luz, de produzir fluorescência, de ionizar gases e de impressionar placas fotográficas.
Em cache

O que e radioatividade e como ela ocorre?

A radioatividade é um fenômeno que ocorre devido a instabilidade de elementos químicos, resultando na emissão de energia por átomos. As consequências da radiação podem ser diversas, como mutações, ou a produção da fluorescência.
Em cache

Quais são os 3 tipos de radioatividade?

As três emissões radioativas naturais são: partículas alfa (2 prótons e 2 nêutrons), partículas beta (1 elétron) e radiações gama (radiação eletromagnética).

O que e o fenômeno de radioatividade?

A radioatividade se define como o fenômeno pelo qual um núcleo instável (sem estabilidade) emite partículas e ondas para atingir a estabilidade. Os átomos radioativos estão sempre emitindo radiações para se tornarem mais estáveis, logo a radiação se define como a espécie emitida pelo núcleo.

Onde a radiação está presente?

Os principais exemplos, são: as ondas de rádio, as ondas emitidas pelos celulares e radares, transmissão de TVs, redes Wi-Fi etc.

Qual é o símbolo da radioatividade?

trifólio

O Símbolo da radioatividade

O desenho é chamado trifólio, o mesmo nome que se dá às ervas com folhas em forma de trevo.

Como explicar o que e radiação?

Radiações são ondas eletromagnéticas ou partículas que se propagam com uma determinada velocidade. Contêm energia, carga eléctrica e magnética. Podem ser geradas por fontes naturais ou por dispositivos construídos pelo homem.

Quais os efeitos da radioatividade?

Quando a dose de radiação é alta, muitos tecidos e órgãos do corpo são atingidos. Entre os sintomas, estão náuseas e vômitos, queda de cabelo, distúrbios do comportamento, alterações no sangue e lesões na pele. Quanto menor for o intervalo de tempo entre a exposição e o início dos sintomas, mais grave é o quadro.

Quais são as 2 fontes de radioatividade?

Existem dois tipos de elementos radioativos: os naturais e os artificiais. Os naturais possuem elementos encontrados na natureza, já com seus núcleos instáveis, como o urânio, o actínio e o rádio. Já os artificiais são produzidos por processos que desestabilizam o núcleo de um átomo.

Quais são os elementos químicos radioativos?

Série radioativa

Os elementos presentes nas séries naturais são os isótopos de: urânio, tório, rádio, protactínio, actínio, frâncio, radônio e polônio. Outros elementos que apresentam radioatividade, embora em mínima quantidade, na natureza são: trítio (hidrogênio com massa 3u), carbono-14 e potássio-40.

O que e a radioatividade e quais são os tipos de radiação?

A radioatividade apresenta-se com duas formas diferentes de radiações: partículas — alfa (α) e beta (β); e ondas eletromagnéticas — raios gama (γ). Partícula e onda são as duas formas em que a energia se apresenta. Existem dois tipos de elementos radioativos: os naturais e os artificiais.

Quais são os 7 tipos de radiação?

Ele apresenta sete tipos de radiação que interagem de formas diferentes com a matéria e estão presentes em nosso cotidiano, em aplicações tecnológicas, são elas: ondas de rádio, micro-ondas, infravermelho, luz visível, radiação ultravioleta, raios x e raios gama.

Quantos tipos de radiação existe?

As radiações electromagnéticas mais conhecidas são: luz, microondas, ondas de rádio, radar, laser, raios X e radiação gama. As radiações sob a forma de partículas, com massa, carga eléctrica, carga magnética mais comuns são os feixes de elétrons, os feixes de prótrons, radiação beta, radiação alfa.

Quais são os tipos de radiação que existem?

As radiações electromagnéticas mais conhecidas são: luz, microondas, ondas de rádio, radar, laser, raios X e radiação gama. As radiações sob a forma de partículas, com massa, carga eléctrica, carga magnética mais comuns são os feixes de elétrons, os feixes de prótrons, radiação beta, radiação alfa.

Onde a radioatividade pode ser usada?

Conheça outras aplicações da radioatividade

  • Medicina. Na área médica, os radioisótopos são usados principalmente para obter diagnósticos. …
  • Meio ambiente. …
  • Indústria e agricultura. …
  • Alimentos. …
  • Da Redação/WS.

Como surge a radiação?

A radiação é a propagação de ondas eletromagnéticas ou partículas, emitidas por fontes naturais, como o Sol, ou artificiais, quando são emitidas por aparelhos construídos pelo homem, como os equipamentos de raios-X.

Qual e a função da radiação?

Para que serve

Atualmente, são diversas as aplicações da radiação, mas uma das principais é na área da saúde, como nos tratamentos radioterápicos, para o combate e cura do câncer. Mas a radiação também é utilizada nos meios de comunicação, como nos rádios e nos celulares.

Qual a radiação mais perigosa para o ser humano?

raios gama

Os raios gama são os mais perigosos porque atravessam o corpo e deformam as células, podendo levar a vários tipos de câncer.