6 mins read

O que é recapeamento de pneu?

Como é feita a recapagem de pneus?

Como é o processo de recapagem de pneus

  1. Coleta dos pneus;
  2. Limpeza;
  3. Inspeção inicial;
  4. Raspagem;
  5. Escareação;
  6. Conserto;
  7. Enchimento;
  8. Segunda inspeção;

Por que Recapar pneu?

A recapagem de pneus é o processo de retirada da borracha velha e danificada do pneu e a substituição por uma nova borracha. Isso torna o pneu mais seguro e aumenta sua vida útil.
Em cache

Quando fazer recapagem de pneus?

Para saber o momento certo de fazer a recapagem, é importante verificar o TWI (Tread Wear Indicator), que é o indicador de desgaste da banda de rodagem, localizado na transversal do sulco do pneu. Vale lembrar que o Contran determina que a medida do sulco do pneu tenha no mínimo 1,6 milímetro.
Em cache

Qual a diferença do pneu remold para o pneu recapado?

Afinal pneus comuns são bem mais caros. Não confundam Remold / Remoldados com pneu recauchutado ou recapado, a diferença está no método de recuperação utilizado. Embora o pneu recauchutado e recapado tem uma ou duas partes refeitas, o remold tem sua estrutura inteiramente refeita (lateral, ombro e banda de rodagem).

Pode viajar com pneu recapado?

Pneu remold não serve para viajar porque o desempenho é inferior ao de pneus novos, é recomendado que eles rodem apenas dentro das cidades e com velocidades inferiores a 80 km/h.

Quantas vezes posso Recapar um pneu?

2- É possível recapar pneus mais de uma vez

Na verdade, você pode recapar pneus por cerca de duas vezes, em média.

O que acontece se colocar o pneu invertido?

Se posicionado de forma invertida, cada pneu lançaria a água para baixo do carro, o que prejudicaria o desempenho. Geralmente, é possível diferenciar os lados externo e interno por meio de marcações nas laterais do pneu.

Pode rodar com pneu recapado?

Regras do INMETRO para o reuso de pneus

O CONTRAN determina que o uso de pneus remoldados, recapados, reformados e recauchutados seja restritos a veículos de passeio, comerciais leves e comerciais. O uso deste tipo de pneu em motocicletas e similares, além de automóveis agrícolas é proibido por lei.

É seguro usar pneu recapado?

A informação correta é: Até mesmo os aviões de combate mais sofisticados utilizam pneus recapados. O processo atual de recapagem é totalmente seguro, realizado até mesmo para ônibus escolares. Isso demonstra a confiança que está envolvida na recapagem.

É permitido andar com pneus remold?

Apesar das reformas pelas quais passam, os pneus remold não têm a mesma qualidade – não oferecem a mesma segurança – do que pneus novos. Além disso, os pneus remold não são recomendados para rodar em estradas.

Quanto tempo dura o pneu recapado?

3 anos

Falando de pneus recapados, eles podem apresentar a mesma quilometragem que um pneu novo e geram vidas extras para os pneus. Quando as peças atingem seu limite de profundidade de sulcos, ao invés de um descarte direto, os pneus são recapados e rodam por cerca de mais 2 a 3 anos.

Qual a durabilidade do pneu recapado?

Ainda não existem pesquisas sobre a durabilidade dos pneus reformados. Porém, segundo a ABR (Associação Brasileira do Segmento de Reforma de Pneus) e as estatísticas das companhias de seguro de carro, os recauchutados tendem a durar a metade do pneu novo, em média até 30 mil quilômetros rodados em condições normais.

Pode usar pneus de marcas diferentes na traseira?

Neste caso, a recomendação é não comprar um único pneu de marca diferente. Agora, se você fosse trocar os dois pneus dianteiros ou dois traseiros, sem problemas. Utilizar pneus diferentes entre si no eixo dianteiro ou no eixo traseiro pode acarretar problemas como a perda de estabilidade do veículo.

O que fazer para igualar o desgaste do pneu?

O rodízio funciona como um recurso para igualar o desgaste dos pneus. É recomendado fazer o rodízio a cada 8.000 KM. Pesquisas apontam que 25% das pessoas circulam com a pressão dos pneus abaixo do recomendado pelos fabricantes.

Qual é a durabilidade do pneu recapado?

Ainda não existem pesquisas sobre a durabilidade dos pneus reformados. Porém, segundo a ABR (Associação Brasileira do Segmento de Reforma de Pneus) e as estatísticas das companhias de seguro de carro, os recauchutados tendem a durar a metade do pneu novo, em média até 30 mil quilômetros rodados em condições normais.

Porque pneu remold não presta?

É sempre importante destacar que os pneus remold não têm a mesma qualidade dos pneus novos, o que pode afetar a sua segurança. E, como já ressaltamos neste artigo, os pneus remold têm durabilidade menor e sua aplicação deve ser feita apenas em veículos leves, por exemplo, que circularão em perímetro urbano.

O que é melhor pneu remold ou meia vida?

Se fossemos apontar uma vantagem dos pneus remold é que eles são melhores do que os meia vida, pois, materiais são reaproveitados, enquanto os meia vida vem de origem desconhecida, portanto, a durabilidade e qualidade são altamente questionáveis.

É seguro viajar com pneu recapado?

Sim, quando fabricados corretamente e de acordo com os padrões de qualidade e segurança, os pneus remold podem ser tão seguros quanto os pneus novos. No entanto, é importante lembrar que nem todos os pneus remold são iguais, e a qualidade pode variar dependendo do fabricante.