6 mins read

O que é Região Integrada de Desenvolvimento do Entorno?

Quais são os RIDE no Brasil?

Esse é, de fato, o caso das três RIDE atualmente existentes no Brasil: a Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE– DF), a Região Integrada de Desenvolvimento da Grande Teresina (RIDE Teresina) e a Região Administrativa Integrada de Desenvolvimento do Polo Petrolina (PE) e Juazeiro (BA) ( …
Em cache

Quais municípios compõem a RIDE?

  • Cavalcante. Campinaçu. Minaçu. Palmeirópolis. …
  • Alvorada do Norte. Sítio D' Abadia. Sítio D' Abadia. Formoso. …
  • Alexânia. Abadiânia. Anápolis. Petrolina. …
  • Águas Lindas. Cocalzinho de Goiás. Cidade. …
  • Mimoso de Goiás. Buritis. Arinos. …
  • Proposta de novos municípios para. integrarem a RIDE DF e ENTORNO – Goiás. (PLC 102 /2015 – Complementar)

Qual o conceito de RIDE?

A Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE/DF) é uma região integrada de desenvolvimento econômico, criada pela Lei Complementar n.º 94, de 19 de fevereiro de 1998, e regulamentada pelo Decreto n.º 7.469, de 04 de maio de 2011, para efeitos de articulação da ação administrativa da União, …
Em cache

Qual é o objetivo da RIDE?

A RIDE tem como objetivo articular e harmonizar as ações administrativas da União, dos estados e dos municípios para a promoção de projetos que visem à dinamização econômica e provisão de infraestruturas necessárias ao desenvolvimento em escala regional.
Em cache

Quem faz parte da RIDE?

RIDE é uma área composta por mais de 30 municípios de Goiás e Minas Gerais, além do Distrito Federal. Nessa região há municípios com os mais variados graus de desenvolvimento econômico e social e com várias disparidades.

Quem integra a RIDE?

A RIDE é constituída pelo Distrito Federal, pelos municípios de Abadiânia, Água Fria de Goiás, Águas Lindas de Goiás, Alexânia, Cabeceiras, Cidade Ocidental, Cocalzinho de Goiás, Corumbá de Goiás, Cristalina, Formosa, Luziânia, Mimoso de Goiás, Novo Gama, Padre Bernardo, Pirenópolis, Planaltina, Santo Antônio do …

Quais as áreas de interesse da RIDE?

3º Consideram-se de interesse da RIDE os serviços públicos comuns ao Distrito Federal e aos Municípios que a integram, especialmente aqueles relacionados às áreas de infra-estrutura e de geração de empregos.

São áreas de interesse da RIDE?

Consideram-se de interesse da RIDE os serviços públicos comuns ao Distrito Fede- ral e aos Municípios que a integram, especialmente aqueles relacionados às áreas de infraestrutura e de geração de empregos.

Para que foi criada a RIDE?

Federative coordination. As Regiões Administrativas Integradas de Desenvolvimento – RIDEs foram criadas para articulação das ações da União em um mesmo complexo social e geoeconômico. O Artigo 43 da Constituição Federal delega à lei complementar a definição das condições de integração.

Quais municípios fazem parte da RIDE DF?

É constituída pelo Distrito Federal, e pelos municípios de Abadiânia, Água Fria de Goiás, Águas Lindas de Goiás, Alexânia, Alto Paraíso de Goiás, Alvorada do Norte, Barro Alto, Cabeceiras, Cavalcante, Cidade Ocidental, Cocalzinho de Goiás, Corumbá de Goiás, Cristalina, Flores de Goiás, Formosa, Goianésia, Luziânia, …

Quem forma a RIDE?

A Ride do DF e Entorno

A Ride/DF constitui-se em uma região administrativa composta por três estados (DF, GO e MG) e 22 municípios, com área territorial de 56.433,53 km² e população de 3.717.728 habitantes, segundo o Censo Demográfico de 2010 (Figura 2).

O que é considerado Entorno do DF?

O Programa Entorno/DF está direcionado a atender de forma prioritária e emergencial os municípios de Águas Lindas, Cidade Ocidental, Formosa, Luziânia, Novo Gama, Planaltina, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso de Goiás, uma vez que suportam diretamente as consequências do crescimento urbano desordenado da região …

Qual a importância da RIDE?

Essa região foi criada com o intuito de proporcionar o desenvolvimento econômico e social. Abordando aspectos como saneamento ambiental, educação, turismo, segurança pública, saúde, habitação, geração de empregos, proteção ao meio ambiente, serviços de telecomunicação, infraestrutura, entre outros fatores.

Quais são as cidades do Entorno de Brasília?

Os 20 municípios que compõem a Microrregião do Entorno de Brasília são: Abadiânia, Água Fria de Goiás, Águas Lindas de Goiás, Alexânia, Cabeceiras, Cidade Ocidental, Cocalzinho de Goiás, Corumbá de Goiás, Cristalina, Formosa, Luziânia, Mimoso de Goiás, Novo Gama, Padre Bernardo, Pirenópolis, Planaltina, Santo Antônio …

Qual a melhor cidade do Entorno do DF?

6 melhores cidades-satélites de Brasília

  1. Guará Criada em 1967, Guará faz parte da 10º RA do Distrito Federal e começou como uma região composta por 800 residências destinadas aos funcionários da Companhia Urbanizadora da Nova Capital. …
  2. Park Sul. …
  3. Samambaia. …
  4. Águas claras. …
  5. Taguatinga. …
  6. Ceilândia.

Qual é o bairro mais chique de Brasília?

Quais os 4 melhores bairros em Brasília para morar?

  • Asa Sul. Esse bairro é considerado tradicional pelos moradores, mas fique tranquilo porque mesmo assim consegue proporcionar dinamicidade, além da oferta de serviços como bares e restaurantes. …
  • Asa Norte. …
  • Lago Sul e Lago Norte. …
  • Águas Claras.

Qual o bairro mais barato de Brasília?

Ceilândia Norte e Sul e Samambaia ficaram entre os bairros mais baratos para locação.

Qual é a cidade mais rica de Brasília?

Divulgado nesta segunda-feira, 'Mapa da Riqueza' usou declarações do Imposto de Renda de 2020. Se fosse um município, o Lago Sul, região nobre de Brasília, seria o mais rico dos mais de 5,5 mil que existem em todo o Brasil.