6 mins read

O que é reisado sergipano?

Como funciona o reisado?

O Reisado é formado por um grupo de músicos, cantores e dançarinos que percorrem as ruas das cidades e até propriedades rurais, de porta em porta, anunciando a chegada do Messias, pedindo prendas e fazendo louvações aos donos das casas por onde passam.
Em cache

O que tem no reisado?

Essa festa é uma manifestação folclórica que sempre ocorre no Ciclo Natalino, tendo seu início geralmente no dia 24 de dezembro, se estendendo até o dia 6 de janeiro, dia de Santos Reis. Reisado trata-se de um cortejo composto por dois cordões, tendo como personagens principais o rei e a rainha.

Onde ocorre o reisado em Sergipe?

Tradição do reisado é mantida em Japaratuba, no Sergipe – YouTube.

Qual a origem do reisado?

O Reisado nasceu no Egito, como festa de adoração a Festa Sol Invencível. Os foliões fazem uma procissão, indo de casa em casa para receber presentes e dinheiro. Essa parte da festa foi integrada ao passar dos anos. Os católicos a explicam como sendo o período da andada dos reis até a visita para Jesus.

Porque o reisado é importante?

Essa comemoração acontece em diferentes regiões do Brasil para homenagear a visita dos três reis magos ao menino Jesus que foi presenteado com mirra, ouro e incenso que tinham como simbolização imortalidade, realeza e divindade.

Qual é a importância do reisado?

O reisado é considerado o folguedo mais representativo do ciclo natalino e tem o Nordeste como seu território de referência. A tradição de enaltecer o nascimento de Jesus com cantos, danças e visitas às casas dos moradores, tem origem em Portugal e foi transmitido para o Brasil pelas trilhas da colonização.

São exemplos das festas de reisado?

Dia de reis

É comum os grupos de Folia de reis, também chamados de Companhias de reis, visitarem as casas de sua região nesse dia, tocando músicas e dançando para celebrar o nascimento de Jesus e o encontro com os três Reis Magos. Em troca, os moradores das casas visitadas oferecem comidas e prendas.

Quando acontece o reisado?

O Reisado é uma das pantomimas folclóricas mais ricas e mais apreciadas, principalmente no Nordeste. Faz parte do repertório das Festas Jesuínas, e é apresentado de 24 de dezembro a 6 de janeiro, isto é, pelo Natal, Ano Bom e Reis.

Quem criou o reisado?

O Reisado é de origem egípcia, considerada uma festividade profano-religiosa. No Egito era chamada de Festa do Sol Invencível, comemorada em 6 de janeiro. Na Europa foi adotada, inicialmente, pelos romanos em 25 de dezembro (data em que nasceu Jesus Cristo, segundo os cristãos).

O que é a festa de reisado?

A Folia de Reis ou Reisado é um auto popular que procura rememorar a jornada dos reis Magos, a partir do momento em que eles recebem o aviso do nasciment do Messias, até a hora em que encontram o Deus-menino na lapinha.

O que o mestre do reisado faz?

Eles comandam grupos de reisado de Couro/Careta, que diferem tanto conceitualmente quanto esteticamente do de Congo.

Quando ocorre a dança Reisado?

A Folia de Reis é parte das festas folclóricas brasileiras e é celebrada no período de 24 de dezembro, véspera do nascimento de Jesus, a 6 de janeiro, Dia de Reis. Nessa data, inclusive, costuma-se desmontar a árvore de Natal.

Quais são os principais personagens do reisado?

De origem portuguesa, o Reisado chegou no Brasil por volta do século XIX. O nome do folguedo é em homenagem aos grupos que brincam na véspera e Dia de Reis (06 de janeiro), comemorando a chegada do menino Jesus e homenageando os três Reis Magos (Gaspar, Melchior e Baltazar).

Quando é o reisado?

Ainda que tenha no primeiro dia 6 do ano o seu auge e término, a festa pode acontecer desde o dia 24 de dezembro e é também comemorada sob o nome de Folia de Reis ou Reisado.

O que devemos fazer no Dia de Reis?

O “Dia de Reis”, então, é celebrado até hoje e encerra para os católicos os festejos natalinos. Além de desmontar o presépio e a árvore de Natal, é tradição também fazer a simpatia da romã e pedir coisas boas para o ano que se inicia.

Qual o objetivo da festa de Reis?

A Folia de Reis ou Reisado é um auto popular que procura rememorar a jornada dos reis Magos, a partir do momento em que eles recebem o aviso do nasciment do Messias, até a hora em que encontram o Deus-menino na lapinha.

O que a Bíblia diz sobre Dia de Reis?

Na Bíblia, a referência sobre os três reis magos está no evangelho de São Mateus. O relato conta que, alguns dias após o nascimento de Jesus, magos guiados por uma estrela foram visitar e oferecer presentes para o recém-nascido filho de José e Maria. Esses presentes têm um papel importante na celebração.

O que se deve fazer no Dia de Reis?

As celebrações do Dia de Reis no Brasil são conhecidas popularmente como Folia de Reis ou Reisado. Estão difundidas por diferentes regiões do país. Uma das práticas mais consolidadas são as visitações que grupos musicais chamados Terno de Reis costumam fazer às residências, marcadas por cantorias.