6 mins read

O que é requerimento de licenciamento ambiental?

O que é requerimento de licença ambiental?

O que é: Renovação de licenciamento ambiental é um processo que toda empresa potencialmente poluidora deve requerer junto ao órgão ambiental quando próximo a finalização do prazo de vigência de sua Licença Ambiental.

O que é requerimento de licenciamento?

O Regime de Licenciamento é um tipo de Requerimento Mineral no qual minérios empregados diretamente na construção civil podem ser aproveitados em uma área máxima de 50 ha. Ele pode ser requerido por qualquer brasileiro, pessoa natural, firma individual ou empresas legalmente habilitadas.

Quem pode requerer licenciamento ambiental?

O empreendedor ou técnico responsável pela atividade, poderá solicitar uma Licença Ambiental Prévia (LP). A LP será emitida quando a apresentação dos relatórios de estudo e impacto ambiental (EIA/RIMA), elaborado por especialistas.

Quando é exigido o licenciamento ambiental?

Sendo assim, o Licenciamento ambiental é necessário quando o empreendimento for potencialmente poluidor ou degradante do meio ambiente, devendo ter um acompanhamento jurídico e técnico especializado para apresentar um projeto de qualidade ao órgão ambiental.

Como requerer uma licença ambiental?

Como solicitar

  1. Acesse o portal de serviços do Governo Federal com login e senha.
  2. Dúvidas sobre o acesso ao portal do Governo Federal, consulte as perguntas frequentes, o FAQ da conta gov.br ou encaminhe a dúvida para Fala.BR.
  3. Selecione o serviço SisG-LAF – Solicitar Licenciamento Ambiental Federal (LAF).

Como fazer o licenciamento ambiental?

O processo de licenciamento ambiental

Inicialmente é necessário acessar o Portal do Licenciamento Ambiental – PLA e preencher a solicitação da licença segundo o seu objetivo: Licença Prévia ou Licença Prévia e de Instalação concomitante, Licença de Instalação e Licença de Operação.

Qual é a finalidade de um requerimento?

O requerimento é um gênero textual técnico. É um documento em que o requerente solicita ou exige algum serviço ou informação ao requerido. A depender de como se estrutura, o requerimento pode ser classificado como simples ou complexo. Segue as regras de uma correspondência formal e, por isso, é impessoal e objetivo.

Para que serve o documento de requerimento?

O requerimento é um documento que serve para apresentar uma solicitação. O requerimento é um texto documento de correspondência, por isso, é importante ter muito cuidado com sua linguagem e estrutura.

Quais as atividades que precisam de licenciamento ambiental?

Quais as atividades que precisam de licença ambiental?

  • Atividades relacionadas aos minérios;
  • Indústrias metalúrgicas;
  • Indústrias químicas;
  • Indústrias alimentícias;
  • Atividades relacionadas a infraestrutura;
  • Serviços e comércios atacadistas;
  • Atividades do agronegócio ou pastoris;

Como faço para tirar uma licença ambiental?

O processo de licenciamento ambiental

Inicialmente é necessário acessar o Portal do Licenciamento Ambiental – PLA e preencher a solicitação da licença segundo o seu objetivo: Licença Prévia ou Licença Prévia e de Instalação concomitante, Licença de Instalação e Licença de Operação.

Onde tirar a licença ambiental?

Para preencher o formulário de requerimento de licença ou autorização, o interessado deverá acessar o Portal de Serviços do Ibama , clicando no link Login Serviços disponível na parte superior da página do Ibama na Internet, e informar usuário e senha gerados a partir do registro no CTF .

Quem é isento de licenciamento ambiental?

O Certificado de Dispensa da Licença Ambiental se enquadra no caso de empresas que são consideradas poluidoras ou potencialmente poluidoras pelo órgão ambiental, mas não exercem a atividade naquela unidade em questão.

Quem não precisa de licença ambiental?

Pelo substitutivo aprovado, não precisarão de licença ambiental obras de saneamento básico, de manutenção em estradas e portos, de distribuição de energia elétrica com baixa tensão, obras que sejam consideradas de porte insignificante pela autoridade licenciadora ou que não estejam listadas entre aquelas para as quais …

Qual é o objetivo do licenciamento ambiental?

Por meio dele, o órgão ambiental competente estabelece as condições, restrições e medidas de controle ambiental que deverão ser obedecidas pelo empreendedor, pessoa física ou jurídica, para localizar, instalar, ampliar e operar empreendimentos ou […]

Quem é isento de Licença Ambiental?

O Certificado de Dispensa da Licença Ambiental se enquadra no caso de empresas que são consideradas poluidoras ou potencialmente poluidoras pelo órgão ambiental, mas não exercem a atividade naquela unidade em questão.

Quanto tempo demora a liberação de uma Licença Ambiental?

Emissão de laudo

Já os prazos para o órgão ambiental licenciador emitir o parecer sobre as licenças serão de três a dez meses: três meses para as licenças de instalação, de operação, de operação corretiva e única; quatro meses para as licenças conjuntas sem estudo de impacto; seis meses para a licença prévia; e.

Que que significa um requerimento?

Significado de Requerimento

substantivo masculino Ação ou efeito de requerer. Ato de solicitar através de uma petição que, feita por escrito, deve seguir as normas legais. [Por Extensão] Quaisquer documentos (ou petições) que contenham reivindicações ou pedidos; solicitação. Etimologia (origem da palavra requerimento).

O que é e como fazer um requerimento?

O requerimento é uma modalidade de texto muito comum nas empresas e nos órgãos públicos. O requerimento é um gênero textual pertencente ao grupo dos textos técnicos que tem como objetivo pedir, solicitar ou requerer algo a determinada pessoa em cargo de poder, responsável por deferir ou não o pedido do requerente.