6 mins read

O que é resistência ativa e passiva?

O que é uma resistência passiva?

Na resistência, o crime é cometido por meio de ato de violência e de ameaça, enquanto na desobediência ele se reveste de uma resistência passiva, apenas deixa-se de fazer, sem qualquer violência ou ameaça20. O art. 348 do Código Penal dispõe: “Art.
Em cache

O que é o crime de resistência?

O delito de resistência está previsto no artigo 329 do Código Penal, que descreve a conduta criminosa como sendo o ato de se opor ou resistir à execução de ato legal, com violência ou ameaça a pessoa que o esteja praticando.
Em cache

Qual a pena para resistência?

329 – Opor-se à execução de ato legal, mediante violência ou ameaça a funcionário competente para executá-lo ou a quem lhe esteja prestando auxílio: Pena – detenção, de dois meses a dois anos.

Quem é a vítima do crime de resistência?

A vítima do ato é o Estado além do funcionário público que executa ou deve executar o ato.

O que è ser passiva?

O que é ser passivo:

Passivo é um adjetivo atribuído a algo ou alguém que sofre ou é alvo de uma ação provocada por outra pessoa. Ele está relacionado com o fato de uma pessoa não realizar ou fazer coisas por si mesma, deixando para que outras pessoas façam isso por elas.

O que é resistência e exemplos?

O conceito de resistência na física refere-se à capacidade de um material se opor a uma força. Quando falamos sobre eletricidade, essa qualidade se refere à obstrução da corrente elétrica. O resultado do corpo que dificulta a passagem de corrente é dissipar energia na forma de calor.

Qual a diferença entre resistência e desobediência?

a) Enquanto na desobediência o agente não cumpre uma ordem legal de um funcionário público, na resistência o agente se opõe à execução de ato legal, mediante violência ou ameaça ao funcionário competente ou quem lhe esteja prestando auxilio.

Quando se consuma o crime de resistência?

Segundo a lição de Luiz Régis Prado: “O delito é formal e se consuma no momento em que o agente pratica a violência ou ameaça contra o funcionário ou seu eventual assistente, com o escopo de que não seja realizado o ato de ofício, não se exigindo que o agente alcance a meta optata, bastando que a conduta seja apta a …

Qual a diferença entre resistência e desacato?

Na resistência, há rijeza ativa à execução de ato legal mediante violência (emprego de força física) ou ameaça contra a pessoa, ao passo que o desacato se limita ao desprezo, à humilhação do servidor por meio de gestos, palavras ou escritos.

Como se consuma o crime de resistência?

Consumação e tentativa O delito se consuma no momento de emprego da violência ou grave ameaça, independentemente do êxito do almejado…. Não se admite o acordo de não persecução.

Qual é a diferença entre passivo e ativo?

A diferença entre um ativo e um passivo é simples e clara: o ativo é tudo aquilo que gera dinheiro e o passivo corresponde a tudo o que envolve despesa. Portanto, de um lado temos os ativos – as entradas de dinheiro – e do outro temos os passivos – as saídas.

O que é passivo ou ativo?

Em contabilidade, diz-se que o ativo é o conjunto de bens, créditos e direitos que compõem o patrimônio de uma pessoa ou empresa. Já o passivo representa as dívidas e obrigações dessa mesma pessoa (física ou jurídica).

Quais são os 3 tipos de resistência?

Distinguem-se três tipos de resistência, de acordo com a duração do esforço.

  • Resistência de curta duração. Normalmente, entra em ação em esforços físicos que duram entre 45 segundos e dois minutos. …
  • Resistência de média duração. …
  • Resistência de longa duração.

Quais são tipos de resistência?

A resistência pode ser dividida em alguns tipos como: resistência aeróbica, anaeróbica, resistência muscular localizada e resistência de força.

Qual a diferença de defesa e resistência?

Pelo o que eu percebi jogando, defesa trata-se da sua capacidade de reduzir o dano causado a você (NIN e TAI). Por outro lado, a resistência é a sua capacidade de reduzir o dano causado por status negativos a você (veneno).

Qual a diferença entre os tipos de resistência?

A resistência anaeróbica tem como característica principal a atividade de alta intensidade por curtos períodos de tempo. Como os saltos, luta, ginástica olímpica, etc. Já a resistência aeróbica trás a quem pratica esse tipo de atividade, a capacidade em suportar esforços mais intensos e com maior duração.

O que é resistência qualificada?

Ele se caracteriza com a simples prática da violência ou ameaça, e, caso o agente público deixe de executar o ato legal, responderá o responsável pelo delito em sua forma qualificada.

Quais são os 3 substratos do crime?

Note que os substratos do crime (fato típico, ilícito e culpável) recaem totalmente sobre aquele que domina o fato, o autor mediato. Desse modo, a punição não poderá ser imposta ao indivíduo que não praticou o crime, mas, pelo contrário, será imposta ao real autor do delito.