6 mins read

O que é retífica de disco?

Quando é necessário fazer retífica no disco de freio?

A retifica do disco de freio vai depender da situação do disco. A primeira coisa a se fazer é analisar o estado da peça e do dano. O disco de freio precisa ter uma espessura mínima, e se a retifica necessária ultrapassar essa espessura, o procedimento não deve ser feito.
Em cache

Qual a vida útil do disco de freio?

Já os discos de freio podem rodar por até 40 mil quilômetros, mas, mesmo assim, é importante conferir como estão sempre que for verificar as pastilhas. Nem sempre será necessário substituí-lo, mas pode ser preciso realizar algumas manutenções, como a retificação do disco, que deixa os dois lados da peça uniformes.

Qual o limite de desgaste do disco de freio?

Por exemplo, se a espessura mínima de um disco for 20 milímetros, ele não pode ser reinstalado no veículo se após a retífica ele ficou mais fino do que isso. E todas as fabricantes de disco são taxativas: não há tolerância.
Em cache

Tem como dar um passe no disco de freio?

O passe pode ser feito nas áreas que ficam ligadas às pastilhas, mas a sua espessura mínima não pode ser ultrapassada.

O que acontece se o disco de freio estiver ruim?

O acúmulo de resíduos ou o desgaste irregular no disco de freio prejudica o contato da pastilha com a superfície e, como consequência, a frenagem. Isso costuma ser sentido no pedal, que pode ficar muito duro e obrigar o condutor a pisar com muito mais força.

O que acontece se o disco de freio está ruim?

Quando esse componente fica gasto por conta do uso normal do carro, a segurança da direção fica comprometida, pois o veículo pode não frear corretamente em momentos de emergência. O sistema de freio é elaborado para parar o automóvel assim que o motorista o aciona, por isso, merece cuidado especial na hora da revisão.

O que estraga disco de freio?

Pastilhas de freio gastas, que chegaram ao fim da vida útil, aumentam o desgaste dos discos de freio. Se a pastilha de freio não for substituída, o material de revestimento se desgasta e a base de aço entra em contato com o disco de freio, danificando-o.

Como saber quando o disco de freio está ruim?

Vibração na frenagem

Se eles forem acompanhados de ruídos metálicos, é indício de que as pastilhas também estão comprometidas. Além do barulho e da vibração persistentes, as frenagens tornam-se também mais instáveis, dificultando o controle absoluto do veículo em um momento tão crucial.

Pode colocar WD no disco de freio?

O conselho dado foi mais ou menos assim: Ok, borrifar WD40 nos discos de freio realmente elimina o assobio causado pelo atrito entre as pastilhas e discos de freio, mas… também elimina a capacidade de frenagem do automóvel! O resultado foi o esperado.

Como saber se o disco de freio ainda está bom?

Confira, a seguir, os três principais sinais do desgate dos discos de freio.

  1. Vibrações – Quando vibrações ocorrem ao frear o veículo, isso pode indicar problemas no disco de freio. …
  2. Dificuldade para frear – Outro sinal importante que demonstra algum tipo de problema no disco de freio é a dificuldade para frear.

Como saber se o disco está ruim?

A dificuldade em frear, como vimos, é um dos sinais que pode identificar problemas relacionados aos discos. Quando o pedal se torna duro demais, é provável que o desgaste já esteja em um estágio avançado, podendo até prejudicar outros componentes do sistema de freio.

Como saber se o disco está gasto?

Veja quais são!

  1. Vibrações. Quando o automóvel sofre trepidações ao frear, o motivo desse problema são pastilhas danificadas, que causam deformidades na estrutura dos discos (desgastes e/ou tricas) e geram vibrações. …
  2. Barulhos. …
  3. Pedal muito duro ou suave. …
  4. Ruídos agudos. …
  5. Luzes do painel. …
  6. Quilometragem. …
  7. Espessura dos discos.

Quais são os problemas mais comuns no freio a disco?

Alterações no pedal

O acúmulo de resíduos ou o desgaste irregular no disco de freio prejudica o contato da pastilha com a superfície e, como consequência, a frenagem. Isso costuma ser sentido no pedal, que pode ficar muito duro e obrigar o condutor a pisar com muito mais força.

Quando freio faz barulho na roda dianteira?

Sem dúvidas, a principal razão para um barulho de ferro raspando na roda dianteira é o desgaste das pastilhas de freio. Quando esses componentes atingem o limite máximo, a parte metálica passa a encostar diretamente no disco de freio e ocasionar o ruído inconfundível.

Quanto custa uma limpeza do sistema de freio?

R$130,00

Limpeza do sistema de freio: O fluido é um dos itens mais importantes do sistema de freio do veiculo, quando o pedal é acionado o fluido é comprimido e aciona as pastilhas para uma frenagem perfeita.

O que é bom para limpar disco de freio?

Discos de freio devem ser limpos com frequência com álcool isopropílico, evitando assim o acúmulo de resíduos que possam contaminar as pastilhas.

O que causa problema no disco?

Causas de hérnia de disco

Segundo dados do Hospital Sírio-Libanês, sedentarismo, tabagismo, excesso de peso corporal e hábito de carregar muito peso sem preparo da coluna são fatores que podem acelerar o desgaste do disco e, consequentemente, causar as hérnias, que raramente são provocadas diretamente por traumatismo.

Como resolver o problema de disco?

Seguem abaixo mais algumas dicas que podem ajudar você a aumentar a velocidade de sua unidade.

  1. Efetuar periodicamente verificação e limpeza do disco rígido.
  2. Desfragmentar sua unidade de tempos em tempos.
  3. Reinstalar o sistema operativo ao fim de alguns meses.
  4. Desabilite a função de hibernação.