6 mins read

O que é rift em Geografia?

O que é um Rift geografia?

Rifte vem do inglês "Rift" que significa "fenda", e corresponde em geologia a uma estrutura que resulta do afinamento e ruptura da crosta do planeta, devido a forças distensionais atuantes na superfície, que são basicamente forças opostas e dão origem a essas aberturas.

O que são Riftes geologia?

Um rifte é o resultado do processo de estiramento de uma crosta (no caso, continental), onde se gera uma depressão (bacia) preenchida por sedimentos.

O que significa Vale do Rift?

O Grande Vale do Rifte, também conhecido como Vale da Grande Fenda ou somente como Vale do Rifte, é um complexo de placas tectônicas criado há cerca de 35 milhões de anos com a separação das placas tectônicas africanas e arábicas, um rifte.

O que causa o Rift?

A formação das fossas tectônicas está relacionada com a ocorrência das falhas geológicas e com o afastamento de suas placas tectônicas. Um exemplo é o Vale do Rift, na África, que possui uma larga extensão e que se originou há milhões de anos em função do afastamento das placas africana e arábica.
Em cache

O que é um rifte continental?

O rifte corresponde, portanto, ao limite construtivo onde tem lugar a separação de duas placas tectónicas, podendo ocorrer tanto em domínio oceânico (rifte oceânico) como continental (rifte continental). Nas zonas de rifte ocorre, geralmente, um vale profundo designado vale de rifte.

Como se caracteriza o Rifts em relação as placas tectônicas?

O rifte caracteriza-se por placas tectônicas compostas por rochas metamórficas que se chocam ao longo do tempo, gerando cadeias montanhosas, tal como a Cordilheira dos Andes e o Himalaia.

Onde ocorre a zona de Rifteamento continental?

O Great Rift Valley é também um exemplo de vale de rifte, neste caso continental, que se estende por cerca de 6000 km, desde a Síria até Moçambique.

Onde fica o vale de Rift?

Sistema montanhoso africano, situado entre o sudoeste da Etiópia e a costa moçambicana, atravessando o Quénia e a Tanzânia. Os seus pontos mais elevados ficam no Quilimanjaro (que atinge os 5895 metros de altitude) e no Monte Quénia (5195 m). Geografia País da África Oriental.

Quantas são as placas tectônicas?

O planeta Terra está dividido em 52 placas tectônicas, sendo 14 principais e 38 menores. Como exemplos de placas principais, podemos citar a Placa Sul-Americana, a Placa do Pacífico e a Placa Australiana. As menores podem ser exemplificadas pela Placa do Ande do Norte, Placa da Carolina e Placa das Marianas.

Como acontece o Rifteamento?

O rifteamento de um continente ocorre à medida que ele se fragmenta. A convergência inicia-se; uma placa oceânica é subduzida em uma continental, criando uma cadeia vulcânica na margem ativa.

Quais os principais lagos formados pelo Vale do Rift?

Nessa altura é que se formam os lagos Malawi e Tanganyka, ambos compridos e profundos, visto que a fenda é preenchida com água.

O que vai acontecer com o Vale do Rift?

“O Golfo de Áden e o Mar Vermelho inundarão a região de Afar e o vale do Rift na África Oriental, e se tornarão um novo oceano – e essa parte da África Oriental se tornará seu pequeno continente separado”, avalia Ken Macdonald, geofísico marinho e professor emérito da Universidade da Califórnia, em Santa Barbara.

Onde fica as placas tectônicas no Brasil?

Placa Sul-Americana

Placas tectônicas no Brasil

O Brasil encontra-se sobre a Placa Sul-Americana, bem como todo o subcontinente América do Sul. Essa placa possui mais de 43 milhões de km2 e cerca de 200 quilômetros de largura. A localização central do país sobre a placa faz com que aqui não haja tantas incidências de abalos sísmicos.

Qual o nome da placa tectônica que o Brasil está localizado?

placa sul-americana

O País está assentado na parte continental da placa sul-americana, que sustenta toda a América do Sul e parte do Oceano Atlântico.

Onde é o Vale do Rift?

O Grande Vale do Rifte da África Oriental (Rift Valey) é uma das maravilhas geológicas do mundo, um lugar onde as forças tectônicas da Terra estão atualmente tentando criar novas placas, separando das antigas.

Onde se encontra o Vale do Rift?

África

Sistema montanhoso africano, situado entre o sudoeste da Etiópia e a costa moçambicana, atravessando o Quénia e a Tanzânia. Os seus pontos mais elevados ficam no Quilimanjaro (que atinge os 5895 metros de altitude) e no Monte Quénia (5195 m). Geografia País da África Oriental.

Qual é a função das placas tectônicas?

Elas abrigam os continentes e os oceanos, sendo impulsionadas pelo movimento do magma no interior do planeta. As principais placas tectônicas se empurram, se afastam umas das outras e afundam alguns milímetros por ano, modificando suas dimensões e alterando o contorno do relevo terrestre.

Qual é a maior placa tectônica do mundo?

Placa do Pacífico

Conheça as principais placas tectônicas e suas características: Placa do Pacífico – É a maior placa oceânica, presente na maior parte do oceano Pacífico e apresentando uma extensão de 70 milhões de quilômetros quadrados. Forma uma zona de convergência com a placa Norte-Americana, responsável pela falha de San Andreas.