6 mins read

O que é roubo de cargas?

Qual o tipo de carga mais roubada?

De modo geral, as cargas mais vulneráveis são alimentos e bebidas, eletroeletrônicos, celulares, medicamentos e autopeças.

Qual é a pena de roubo de carga?

As pessoas que participam de saques de carga respondem pelo crime de furto ou de roubo. No caso de furto, a pena prevista é de um a quatro anos de reclusão….Já o crime de roubo prevê reclusão de quatro a dez anos.

Qual é o artigo para roubo de carga?

A Receptação de Carga Roubada é um crime do artigo 180 do Código Penal que resulta naquele que adquire, recebe, transporta, conduz, oculta, em proveito próprio ou alheio, coisa que sabe ser produto de crime.

O que fazer para evitar roubo de carga?

7 dicas certeiras de segurança para evitar roubo de carga

  1. Treine os motoristas. …
  2. Trabalhe com rotas variadas. …
  3. Diminua o tempo de carga em repouso. …
  4. Dê preferência ao transporte diurno. …
  5. Adote um programa de gerenciamento de riscos. …
  6. Invista em automação. …
  7. Estude a necessidade de escolta armada.

Quem compra carga roubada?

De acordo com a legislação em vigor, a pena para quem conscientemente compra, recebe ou transporta mercadorias roubadas vai de um a quatro anos de reclusão. Se essa receptação se der com fim comercial ou industrial, a receptação é qualificada e a pena pode chegar a oito anos.

Tem fiança para roubo de carga?

O que diz a lei

Porém em maio de 2011 a Lei 12.403 modificou o código penal e todos os crimes com pena de até quatro anos são considerados de menor potencial e, portanto, o indivíduo apenas paga uma fiança e aguarda o julgamento em casa.

Como proteger a carga?

Então, confira estas dicas!

  1. Planeje o transporte de cargas. …
  2. Embale os produtos de maneira adequada. …
  3. Organize os itens corretamente no veículo. …
  4. Use equipamentos e ferramentas apropriados. …
  5. Evite umidade e prepare a carga para variações de temperatura. …
  6. Treine o pessoal de transporte e logística. …
  7. Utilize veículos em bom estado.

É crime pegar carga tombada?

O que muitas delas não sabem, porém, é que essa prática é ilegal, configurando inclusive crime de furto. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que, geralmente, os responsáveis podem ser indiciados por furto. O crime prevê uma pena de 1 a 4 anos de prisão, além de multa.

É crime comprar mercadoria roubada?

Art. 180 – Adquirir, receber, transportar, conduzir ou ocultar, em proveito próprio ou alheio, coisa que sabe ser produto de crime, ou influir para que terceiro, de boa-fé, a adquira, receba ou oculte: Pena – reclusão, de um a quatro anos, e multa.

Qual é a diferença entre furtar e roubar?

A principal diferença entre furto e roubo é o uso de violência. No furto, os itens são levados sem qualquer tipo de agressão ou hostilidade. Já quando ocorre ameaça, ataque ou intimidação é caracterizado o roubo. Vale lembrar, entretanto, que nem toda violência é física.

De quem é a responsabilidade da carga?

Em geral, o transportador deve se responsabilizar pela carga do momento em que inicia a coleta até a finalização da entrega final. Além disso, o valor a ser indenizado está limitado ao valor da mercadoria, ressaltando a importância do produto estar acompanhado da Nota Fiscal.

Como funciona a segurança no transporte de cargas?

Outra medida de segurança no transporte de cargas é o uso da tecnologia de rastreamento de ativos para o monitoramento da frota. Mais do que saber a localização exata de um veículo em tempo real, essa é uma boa forma de saber se o percurso determinado pela roteirização está sendo seguido ou não.

O que é considerado furto qualificado?

O Código Penal também descreve o furto qualificado, situações onde a pena é mais grave em razão das condições do crime, como destruição de fechadura, abuso de confiança, concurso entre pessoas, entre outras. O roubo é crime mais grave, descrito na lei como subtração mediante grave ameaça ou violência.

O que acontece quando um caminhão tomba?

Dependendo do tipo de tombamento de caminhão, o impacto do veículo pode amassar o tanque de combustível e causar alguma rachadura e, sucessivamente, o vazamento do diesel. Com isso, qualquer mínima faísca pode começar com um incêndio.

O que caracteriza roubo?

Art. 157 – Subtrair coisa móvel alheia, para si ou para outrem, mediante grave ameaça ou violência a pessoa, ou depois de havê-la, por qualquer meio, reduzido à impossibilidade de resistência: Pena – reclusão, de quatro a dez anos, e multa.

O que seria um furto simples?

Você sabe o que é o furto simples? O furto simples é a subtração de coisa alheia móvel para si ou para outra pessoa. Ou seja, é o ato de retirar um bem de outra pessoa para si próprio ou para outra pessoa.

Quem fiscaliza o transporte de cargas?

A fiscalização do Transporte Rodoviário de Produtos Perigosos (TRPP) pode ser efetuada pela ANTT ou, também, por qualquer órgão com circunscrição sobre as vias públicas. Podem fiscalizar, diretamente, lavrar autos de infração e aplicar as medidas administrativas previstas nas resoluções desta Agência.

Quem pode manifestar carga?

O manifesto de carga é um documento que deve ser emitido pelas transportadoras emitentes de CTe e que prestam serviços de frete, tanto de carga fracionada, quanto em regime de carga lotação. Empresas que fazem o transporte da própria mercadoria, conhecidas também como embarcadoras, também precisam emitir o MDF-e.