5 mins read

O que é ser lacaniano?

O que é ser lacaniana?

1. Ser lacaniano é dar ênfase ao analista e à estrutura simbólica. O autor Miller sugere a ênfase ao analista (sua postura, suas palavras, sua condução) e à estrutura simbólica envolvida no processo de análise como características distintivas do lacanismo. Um lacaniano não busca verdades absolutas do analista.

Como funciona a terapia lacaniana?

A Psicanálise Lacaniana, assim como outras psicanálises, baseia o seu atendimento na associação livre, onde o analisante pode dizer tudo que lhe vier em mente, sem censura. Além do conteúdo trazido como relato, também são explorados os sonhos, devaneios, fantasias, lapsos de linguagem, entre outros.
Em cache

O que diz a teoria de Lacan?

Lacan não apenas afirma que o inconsciente é como uma língua. Ele também propõe que, antes da língua, não existe o inconsciente para o indivíduo. É apenas quando a criança adquire uma língua é que ela se torna um sujeito humano, isto é, quando ela passa a fazer parte do mundo social.

Qual é a diferença entre Freud e Lacan?

Para Freud é, grosseiramente, o lugar onde "estão" os representantes ideativos recalcados, um lugar psíquico. Para Lacan, é um lugar de uma linguagem, um lugar que advém da cadeia de significantes: o que ele chama de grande Outro.
Em cache

Por que Lacan é difícil?

A Complexidade da Obra de Lacan

Uma das razões que dificulta na compreensão da obra de Lacan é o seu próprio modo de escrever. Ele escreve de uma forma que não leva a uma posição claramente definida. Seu estilo de escrita usualmente empregado, assim, acaba se diferenciado a sua obra da obra de Freud.

Porque Lacan é difícil?

Por isso ler Lacan se torna difícil, pois quando dizemos que um sujeito tem que se responsabilizar por seu desejo, e lemos em Lacan que um sujeito é efeito de fala e não agente, que um sujeito não tem desejo, mas o desejo implica um sujeito (e isso não é o mesmo), tentamos rapidamente reformular o que lemos (sem …

Quais são os 4 discursos de Lacan?

Lacan apresenta as formas de vínculo social a partir da definição de quatro discursos: do mestre, universitário, da histérica e do analista.

O que é a loucura para Lacan?

A loucura é a “virtualidade permanente de uma falha aberta em sua essência” (LACAN, [1950] 1998, p. 177.

O que é o fantasma para o Lacan?

O fantasma é o mecanismo de captura do corpo pulsional (objeto perdido) no laço com o Outro portador de uma falta. Em seu segundo ensino, Lacan (1964/1998c) formalizou o papel do Outro na constituição psíquica por meio das operações de alienação e de separação.

Quais os dois princípios básicos que fundamentam a teoria de Lacan?

O primeiro princípio se enuncia: "O inconsciente é estruturado como uma linguagem "; e o segundo: "Não existe relação sexual.

Quais os dois princípios básicos que Fundamental a teoria de Lacan?

O primeiro princípio se enuncia: "O inconsciente é estruturado como uma linguagem "; e o segundo: "Não existe relação sexual.

O que é ansiedade para Lacan?

Lacan diz que ansiedade é o afeto que não engana. Ou seja, se ela aparece, ali há alguma coisa que precisa ser dita, endereçada. Por agora, veja o vídeo inteiro e faça um favor a você mesmo: assine o canal do Dunker, que se chama Falando Nisso.

O que é depressão Para Lacan?

Trata-se de uma situação em que ocorre o apagamento do desejo do sujeito em função da sua identificação com o objeto perdido. Essa perspectiva também nos permite pensar a depressão neurótica e situá-la como um recuo do sujeito diante do seu desejo que é suscitado pelo Outro.

O que é felicidade para Lacan?

Felicidade e o “desejo de desejo”, por Lacan

O sujeito aparece, quase sempre, em fotos ou discursos como um ser alegre, feliz, próspero, aparentemente casando a necessidade de seu desejo com o olhar do outro.

O que é o amor pra Lacan?

cit., p. 12), ao falar sobre o amor, Lacan nos diz ser este uma paixão ignorante do desejo, impotente e recíproco, pois "ignora que é apenas o desejo de ser Um, que nos conduz ao impossível de estabelecer a relação dos dois sexos" (Ibid., p.

Qual a importância de Lacan?

Neste 13 de abril, o psicanalista francês Jacques Lacan (1901-1981) completaria 120 anos. Sua obra foi responsável por construir alicerces filosóficos para a psicanálise e transbordou sua influência a outros campos das ciências humanas.

O que é o amor para Lacan?

12), ao falar sobre o amor, Lacan nos diz ser este uma paixão ignorante do desejo, impotente e recíproco, pois "ignora que é apenas o desejo de ser Um, que nos conduz ao impossível de estabelecer a relação dos dois sexos" (Ibid., p.