6 mins read

O que é ser professor Segundo Cortella?

O que significa ser um professor?

O que é ser professor? Ser professor tem como maior objetivo ensinar, construir conhecimentos com os alunos, compartilhar informações, instruir, corrigir, apresentar caminhos e possibilidades. Para realizar essa tarefa, é necessário aprender a ensinar.

O que é ser um professor reflexão?

Ser professor é compartilhar conhecimento, propagar informação, fazer o outro crescer, mostrar caminhos, dar as mãos, e para isso tudo é necessário criar vínculos, se aproximar e compreender o outro, o que exige amor!

O que diz Cortella sobre a educação?

Cortella: “Não é só a educação dos filhos que é necessária, mas a dos pais também” Para o filósofo Mário Sérgio Cortella, uma das principais referências do país em educação, somos a primeira geração que testemunha mudanças de paradigmas tão velozes. E é natural que os pais se sintam perdidos.

O que é ser professor frase?

Frases impactantes sobre ser professor

Um professor afeta a eternidade; ele nunca pode dizer onde sua influência termina. A valorização do professor faz girar o mundo da educação. Quem abre a porta da escola fecha a prisão. O que um professor escreve no quadro-negro da vida nunca pode ser apagado.

Qual o dom do professor?

Ser professor é um dom que reúne várias habilidade em uma só: ensinar. Comunicação, ensino, educação, compartilhamento, interação, reconhecimento e dentre outras são apenas algumas das habilidades que um professor costuma a ter e é justamente por isso que muitas pessoas falam que ser professor é um dom.

Quais são as características de um bom professor?

Características do bom professor

  • pesquisador.
  • inventivo.
  • mediador.
  • engajado.
  • afetivo.
  • estudioso.
  • respeitoso.
  • midiático.

O que é ser professor para Freire?

Segundo o próprio Paulo Freire (1921-1997), o papel do professor é estabelecer relações dialógicas de ensino e aprendizagem, em que educador, ao passo que ensina, também aprende. Juntos, educador e educandos aprendem juntos, em um encontro democrático e afetivo, em que todos podem se expressar.

Qual é o pensamento de Cortella?

Gente que não tem dúvida não é capaz de inovar, de reinventar, não é capaz de fazer de outro modo. Gente que não tem dúvida só é capaz de repetir. É necessário cuidar da ética para não anestesiarmos a nossa consciência e começarmos a achar que tudo é normal. É impossível falar em ética se nós não falamos em liberdade.

Qual a linha de pensamento de Mário Sérgio Cortella?

Cortella está sempre dizendo que precisamos ter calma e refletir sobre tudo que vivemos, incluindo os lugares onde nos sentimos seguros. Vivemos numa época em que há valor volúvel e uma pressa nas comunicações e nas conversas.

Como descrever um bom professor?

Características do bom professor

  1. pesquisador.
  2. inventivo.
  3. mediador.
  4. engajado.
  5. afetivo.
  6. estudioso.
  7. respeitoso.
  8. midiático.

Qual deve ser a postura de um professor?

Responsabilidade e coerência. Os professores participam ativamente do processo de aprendizagem e da formação dos seus alunos. Por isso, é indispensável ser responsável em todos os momentos, desde chegando à sala pontualmente até preparando a aula com antecedência.

Como descrever o professor?

Desta forma, alguns requisitos são fundamentais para chegar a um perfil ideal, como ser comunicativo, ter facilidade de se relacionar com as pessoas, ser criativo, amar o seu ofício e saber se colocar no lugar do outro, ou seja, ter empatia.

Qual o diferencial de um professor?

Quando o docente se põe no lugar também de aprendiz, tem a oportunidade de rever suas estratégias de ensino, favorecer a criatividade e a inovação de suas práticas pedagógicas, além de contribuir para que o próprio aluno também se avalie e regule suas aprendizagens.

Qual a função do professor para Piaget?

A função do professor deve ser a de criar situações favorecedoras de aprendizagem, a construção do conhecimento pelos alunos é fruto de sua ação, o que faz com que eles se tornem cada vez mais autônomos intelectualmente.

Qual a frase mais famosa de Mário Sérgio Cortella?

Faça o teu melhor, nas condições que você tem, enquanto não tem condições melhores para fazer melhor ainda.

Qual o seu propósito Mário Sérgio Cortella?

O que é propósito? O propósito é o que guia, é aquilo que se busca alcançar. De acordo com o educador, escritor e filósofo, Mário Sérgio Cortella: “Uma vida com propósito é aquela em que eu entenda as razões pelas quais faço o que faço e pelas quais deixo de fazer.”

Qual a diferença entre educação e escolarização segundo Mário Sérgio Cortella?

CRN – Qual é a diferença entre escolarização e educação? Cortella – A educação é um conceito mais amplo. Escolarização está dentro de educação. Você está o tempo todo se formando: na família, no emprego, na comunidade, no sindicato, na igreja…

Quais as habilidades que um professor deve ter?

Uma das principais características dos bons professores é saber ouvir os seus alunos. Tanto para perguntas e dúvidas, mas também para as críticas construtivas que surgirem. Além disso, eles devem estar dispostos a lidar com discussões em sala de aula e entender as suas opiniões.