6 mins read

O que é ser um condomínio?

O que precisa para ser um condomínio?

Para haver um condomínio, é preciso que ele seja registrado e que tenha feito uma averbação no Cartório de Registro de Imóveis. É esse documento que comprova que a construtora tem a posse do imóvel. As instituições podem ser feitas por ato público, particular ou por testamento.
Em cache

O que é viver em um condomínio?

Morar em condomínio é bastante diferente de morar em um imóvel independente. Ou seja, o morador precisa ter uma convivência ativa e em comunidade, diferente do que faria numa casa própria. Por outro lado, pode ser uma experiência ideal para você que busca segurança, privacidade e opções de lazer próximas.

Qual a diferença entre condomínio e morador?

O condômino é o dono do imóvel, mesmo que ele não more nele. São considerados condôminos também aqueles que são donos da unidade, mesmo sem escritura, mas que tem promessa de compra e venda assinadas. Já o morador pode ser condômino ou não, afinal, ele pode ser apenas um inquilino, isto é, aquele que aluga o imóvel.

Quais são as características de um condomínio?

De modo geral, podemos dizer que condomínio é um espaço dividido por diversos proprietários, com áreas de convivência em comum. Cada um dos condôminos tem sua própria unidade, que difere uma da outra. O ponto principal de um condomínio é o fato dele não ser aberto ao público.
Em cache

Quais são os tipos de condomínio?

Os principais tipos de condomínio são:

  • Edilício;
  • Necessário;
  • Voluntário;
  • De lotes;
  • Horizontal;
  • Vertical;
  • Residencial;
  • Comercial ou industrial;

O que pode ser incluso no condomínio?

Encargos bancários, pagamento do síndico e administradora também podem fazer parte. Além de gastos com manutenção, obras, equipamentos e despesas administrativas entram no valor. E claro, a conta inclui também o salário dos funcionários do prédio, que cuidam da segurança, bem-estar, aparência e limpeza do local.

Qual a vantagem de morar em um condomínio?

Qualidade de vida

Para quem é amante da natureza, morar em um condomínio é uma ótima opção, já que aos finais de tarde é possível caminhar ao ar livre. Além disso, o morador pode realizar uma viagem com tranquilidade, pois sua casa estará segura. Saiba que isso melhora de forma significativa a qualidade de vida.

Qual é a vantagem de morar em condomínio?

Morar em condomínio apresenta muitas vantagens como usufruir de áreas de lazer, academia, jardim, piscina, playground e salão de festas por um valor muito abaixo do que seria gasto em um imóvel individual. Isso porque, o custo para manter esses benefícios é dividido entre os moradores.

Como se chama o dono do prédio?

55.815 e lei federal 4.864/65. Ocorre que o Sr. Sebastião, se intitula dono … Mas, na verdade, proprietário e condômino são sinônimos, ou seja, só é considerado condômino aquele que é dono do imóvel.

Como chama a pessoa que cuida do condomínio?

O síndico é o principal gestor do condomínio.

Ele é o representante legal, ou seja, é responsável civil, trabalhista e penal. Administra o funcionamento do condomínio e coordena as demais funções e cargos. Os moradores podem optar por eleger um morador ao cargo ou contratar um síndico profissional.

Quais são os três tipos de condomínio?

Saiba a diferença entre condomínio residencial, comercial e misto:

  • Condomínio residencial: utilizado somente para moradia.
  • Condomínio comercial: utilizado para atividades de comércio ou indústria.
  • Condomínio misto: junção dos dois tipos anteriores, e incorpora imóveis de moradia e residenciais na mesma área.

O que classifica um condomínio?

Condomínio é toda área privada, compostas de edificações (casas ou edifícios) pertencente aos condôminos. Engloba a área de uso privativo (apartamentos, escritórios, salas, lojas e sobrelojas) e a área de uso comum (espaço de lazer, área verde, ruas de acesso, portaria de acesso).

Qual a diferença entre condomínio e Vila?

As vilas eram uma espécie de fuga à verticalização da cidade. Esse é basicamente o mesmo objetivo das casas em condomínios fechados. Como em algumas regiões não é permitido construir imóveis residenciais com muitos andares, opta-se por construções horizontais por conta do zoneamento da cidade.

O que o condomínio não pode proibir?

O síndico não pode proibir visitas de parentes, amigos, diaristas ou outros. Além disso, não pode impedir mudanças, e nem a entrada e saída de moradores. Caso isso aconteça, o Código Civil afirma que pode haver danos morais e materiais ao morador que se sentir lesado.

Quem mora em condomínio paga água e luz?

A taxa se baseia na soma de todas as despesas fixas e variáveis do edifício ou conjunto de casas. Quem pretende morar em um apartamento deve considerar um gasto fixo a mais, além de internet, gás, luz e água. É a taxa de condomínio, obrigatória, e paga mensalmente pelos moradores.

Qual é a diferença entre condomínio e apartamento?

Enquanto os apartamentos ficam mais próximos uns aos outros, o condomínio residencial conta com o benefício de construções e terrenos mais amplos, garantindo maior distância entre você e o seu vizinho.

Como se chama os moradores de um condomínio?

São considerados condôminos aqueles que são proprietários de apartamento ou unidade dentro de um condomínio, independente de utilizarem o imóvel ou não.

Qual a diferença entre condomínio e proprietário?

Condômino e Proprietário são a mesma coisa, é o dono do imóvel. Morador é quem mora no imóvel, mediante qualquer acordo de ocupação.