3 mins read

O que é ser um extensionista?

O que é o extensionismo?

Ou seja, extensionismo não é uma profissão, mas um serviço que agrega profissionais de diversas áreas, como engenheiros agrônomos e agrícolas, médicos veterinários, zootecnistas, entre outros, para atuar junto aos produtores – principalmente os pequenos, os pescadores artesanais e os de comunidades tradicionais – na …
Em cache

O que significa a palavra extensionista?

Indivíduo que trabalha como consultor técnico na área da extensão rural (ex.: a equipa é composta por investigadores, extensionistas e agricultores). Origem etimológica:extensão -ista.

Qual o salário de um extensionista?

R$ 3.284,00

Hoje quem trabalha como Extensionista ganha em média um salário de R$ 3.284,00.
Em cache

Como ser um extensionista?

Para exercer a profissão, o profissional deve ter formação nas áreas agrárias. Passados mais de 70 anos que a profissão é exercida no país, o extensionista e gerente estadual de extensão rural e pesqueira da Epagri, Darlan Rodrigo Marchesi, pontua mudanças no papel desse profissional.
Em cache

Qual é o perfil do extensionista?

Extensionista são agentes de desenvolvimento

Hoje, utiliza metodologias participativas, atua como facilitador e provocador de transformações, onde as famílias rurais constroem o futuro por meio de projetos e programas geridos pelas próprias comunidades.

Quem pode ser extensionista?

O extensionista vai atuar, portanto, nas áreas econômica, social e ambiental, se enquadrando em uma categoria composta por agrônomos, engenheiros agrícolas, veterinários, técnicos pecuários, assistentes sociais, biólogos, geólogos e outros.

Qual o perfil do extensionista?

Extensionista são agentes de desenvolvimento

Hoje, utiliza metodologias participativas, atua como facilitador e provocador de transformações, onde as famílias rurais constroem o futuro por meio de projetos e programas geridos pelas próprias comunidades.

Onde um extensionista pode atuar?

“A carreira de extensionista rural inclui profissionais das áreas agrárias e sociais, como: medicina veterinária, zootecnia, engenharia agronômica, técnico agrícola ou agropecuário, ciências sociais, assistência social, nutrição, entre outras”, acrescenta.

Qual é o papel do extensionista?

Logo, o extensionista rural é o profissional que vai atuar auxiliando pequenos produtores do campo a se desenvolverem por meio da implementação de novas tecnologias geradas a partir de muita pesquisa, além de apresentar as principais políticas públicas oferecidas para fortalecer a agricultura familiar, visando melhorar …

Quais os conhecimentos são necessários para o extensionista?

O perfil do extensionista exige "sensibilidade social", "compromisso social". Conhecer a realidade social significa conhecer além da realidade rural, é inseri-la em um contexto mais amplo. Essa tarefa supõe que o extensionista não seja apenas um técnico encarregado de soluções específicas para problemas específicos.

Qual é o trabalho de um extensionista?

É o profissional que acolhe as dúvidas e dificuldades do pequeno produtor. Com dedicação e conhecimento, o extensionista rural auxilia o agricultor familiar a superar limitações de recursos e estrutura, facilitando o acesso ao crédito, promovendo capacitação e garantindo a assistência técnica necessária.