5 mins read

O que é ser um Jaguar no Vale do Amanhecer?

O que significa a palavra jaguar no Vale do Amanhecer?

No Vale, o nome jaguar se estende, ainda, a todos os adeptos do sexo masculino, como uma forma de rememorar as façanhas do notável guerreiro e de reconhecê-los, também, como valentes e integrantes, em uma outra vida, do grupo comandado por Pai Seta Branca.

O que significa Obatalá no Vale do Amanhecer?

Representa a massa de ar, as águas frias e imóveis do começo do mundo, controla a formação de novos seres humanos, é o senhor dos vivos, preside o nascimento.

Quais as entidades que trabalham no Vale do Amanhecer?

Além de Pai Seta Branca, compõem o panreâo religioso do Vale do Amanhecer entidades da Umbanda edo Espiritismo como Mãe Conga, Pai João de Enoque, Pai João de Aruanda, Mãe D'aruanda, Caboclo Tupinambá, Caboclo Sete Flexas, Cabocla Jurema, Mãe Tilde, Doutor Fritz, Doutor Be- zerra de Menezes, dentre outros.

O que as pessoas fazem no Vale do Amanhecer?

É uma religião espiritualista cristã, criada para abrigar a Doutrina do Amanhecer, fundada em 1959 pela médium clarividente Tia Neiva.

O que o jaguar representa?

O Jaguar representa, ainda, os segredos da noite, o mistério da Lua e a própria essência feminina. Ele desperta em nós a coragem para alcançarmos os nossos objetivos e cumprirmos nosso propósito maior, dando-nos a visão além das fronteiras do espaço e do tempo.

O que significa ser um jaguar?

Significado de Jaguara

substantivo masculino [Antigo] Nome que alguns indígenas deram ao jaguar. [Regência] Cão vira-lata; jaguaraíva, vira-lata. [Pejorativo] Pessoa de péssima índole; patife, canalha, vagabundo. [Pejorativo] Animal sem-vergonha, lerdo.

Qual é o maior orixá?

Obatalá

Obatalá ou Orixanlá, o mais respeitado, o pai de quase todos orixás, criador do mundo e dos corpos humanos.

Qual é o orixá mais velho?

Oxalá

Oxalá é o Orixá mais velho, filho de Olorum. Foi a ele que seu pai confiou o saco de criação para criar o mundo.

Quem são os mentores do Vale do Amanhecer?

O mentor espiritual dessa doutrina é o “Pai Seta Branca”, um espírito que, entre outras encarnações, teria sido um guerreiro inca, autor de muitas façanhas em combate, depois martirizado pelos colonizadores espanhóis.

Como é a incorporação no Vale do Amanhecer?

O processo de incorporação no Vale do Amanhecer envolve dois tipos de entidades: caboclos e os pretos-velhos; ambas as entidades são recorrentes na umbanda, e tal qual ocorre nesta religião, no VDA também o médium que incorpora determinada entidade passa a assumir trejeitos que remeteriam às mesmas.

Qual a religião de quem vai no Vale do Amanhecer?

O vale do amanhecer é uma comunidade religiosa fundada pela Ordem Espiritualista Cristã em Brasília.

Como saber se você é apara ou doutrinador?

Talvez o principal deles seja aquele que distingue o Apará do Doutrinador, que se encontra afixado em uma faixa nas cores amarela e roxa que os médiuns utilizam desde o seu processo de iniciação, quando suas vestes ainda são brancas. Esse símbolo distintivo também se encontra nas capas e coletes utilizados.

Qual o poder do jaguar?

Entre os Maias, o jaguar era um poderoso nagual, um espírito protetor dos xamãs e dos guerreiros. Os tupinambás, no Brasil, tinham a onça como uma dinvidade celeste. No céu, ela mantém sua morada e possui duas cabeças, uma para devorar a Lua e outra para devorar o Sol. Assim, eles explicam os eclipses.

Porque o nome jaguar?

O nome JAGUAR foi sugerido pela agência de publicidade da empresa na época, pois a palavra passava o conceito de graça, elegância, força, agilidade e velocidade (características do animal de mesmo nome).

O que significa jaguar na espiritualidade?

O jaguar, nesse contexto, é também um elemento de resistência cultural, uma imagem anticolonialista e contra-hegemônica numa história de conquistas, genocídios e extinções. Entre os antigos astecas, os naguais eram feiticeiros conhecidos por tomar a forma de felinos para atacar seus inimigos.

Qual o símbolo do jaguar?

O símbolo da marca é o LEAPER (um jaguar saltador), um opcional gratuito que 90% dos donos de JAGUAR adquiriam. Trata-se de uma estatueta prateada de um jaguar (leopardo), que evoca o felino do Apocalipse, afixada no capô frontal de seus veículos.

Qual orixá mais vingativo?

Obaluaiê

Também chamado de Obaluaiê, com o elemento terra e fogo do interior da Terra, é atarracado e pesado. Geralmente é um indivíduo rústico e desajeitado. Não sabe se comportar em sociedade, falta-lhe diplomacia e bom gosto. É um ser reprimido, frustrado, podendo tornar-se amargo e vingativo.

Qual orixá representa Jesus?

Oxalá

Dia de Natal, 25 de dezembro, também é Dia de Oxalá, sincretizado com Jesus Cristo.