6 mins read

O que é ser um umbandista?

O que é uma pessoa umbandista?

É uma religião que sincretiza elementos dos cultos africanos com santos católicos e tradições indígenas, além do espiritismo kardecista. Os umbandistas acreditam na existência de um deus soberano chamado Olorum (equivalente a Olódùmarè).

O que o umbandista prega?

A religião prega também a imortalidade da alma, a reencarnação, e a existência e a interação com entidades espirituais. Abaixo de Olorum, são reverenciados os orixás da tradição iorubá, reconhecidos como entidades superiores, que variam de acordo com cada vertente da religião.

O que é Umbanda e como funciona?

A umbanda é uma religião brasileira resultante da mistura de elementos de religiões africanas, indígenas, orientais e europeias (catolicismo e espiritismo kardecista). Por seu aspecto mestiço e sincrético, a umbanda é considerada uma religião genuinamente nacional.

Qual é a religião de umbandista?

A Umbanda é uma religião brasileira, que sintetiza vários elementos das religiões africanas e cristãs, porém sem ser definida por eles. Formada no início do século XX no sudeste do Brasil, a partir da síntese com movimentos religiosos como o Candomblé, o Catolicismo e o Espiritismo.
Em cache

Qual a diferença entre o candomblé e Umbanda?

O Candomblé, é um culto baseado em vários rituais de etnia africana. Já a Umbanda, tem como base: divindades africanas, catolicismo, espiritismo e rituais indígenas.

O que não se pode comer na Umbanda?

Evitar comer carne de porco (quizila de Omulu). Evitar manga-espada (quizila de Ogum). Evitar manga-rosa (quizila de Iansã). Evitar tangerina (quizila de Oxóssi).

O que é a Umbanda defende?

Conforme veremos, a umbanda incentiva e defende a manipulação dos elementos e das coisas materiais contidas na natureza justamente porque são fontes de energia e poderes imateriais que devem ser utilizados, segundo o pensamento nativo, com a única finalidade de fazer o bem.

Tem sacrifício na Umbanda?

Por religiões de matriz africana devemos compreender o Candomblé, o Batuque, o Omolokô, a Santeria e a Umbanda. A pratica do sacrifício de animais é encontrada em todas estas religiões com exceção da Umbanda, para qual esta pratica é raramente encontrada .

O que não se pode fazer na Umbanda?

Note que não é permitido qualquer tipo de remuneração por esses trabalhos espirituais. As vestes mais usadas nestas cerimônias são brancas, porque essa é a cor neutra que agrada todos os orixás e guias. Na Umbanda não se pratica o sacrifício de animais e se celebra rituais de batizado, consagração e casamento.

Para que serve a Pomba Gira?

A Pomba Gira é um espírito ligado aos prazeres carnais. Sua função é ajudar aqueles que lhe pedem proteção. Segundo alguns sacerdotes, a Pomba Gira é constituída de espíritos de mulheres que tiveram vidas insubmissas, "fora das normas".

Qual a finalidade da Umbanda?

É uma religião brasileira, que sincretiza vários elementos do catolicismo, do espiritismo e das religiões afro-indígena-brasileiras. A umbanda irradiou-se a partir do Rio de Janeiro, com uma tradição espiritual originada no culto dos banto às almas dos antepassados.

O que diz o espiritismo sobre a Umbanda?

A descrição do terreiro é simples, mas remete à percepção de atividades que geralmente são condenadas pela doutrina Espírita Kardecista, corroborando a visão de que a Umbanda seria um movimento de 'baixo espiritismo', algo que não representa, ou não permite, uma “evolução” moral, levando a tomar atitudes …

O que é uma pomba gira?

A Pomba Gira é um espírito ligado aos prazeres carnais. Sua função é ajudar aqueles que lhe pedem proteção. Segundo alguns sacerdotes, a Pomba Gira é constituída de espíritos de mulheres que tiveram vidas insubmissas, “fora das normas”.

O que a Umbanda proíbe?

Nenhum grupo de culto pode ser reconhecido como autenticamente umbandista se dele não tiver sido eliminado aquilo que os reformadores encaram como sendo as monstruosidades e as abominações da idolatria. Assim é que a Umbanda fundamentalista proíbe o uso do tabaco e da jurema (bebida) durantes as cerimônias.

Porque umbandista não come pipoca?

O grupo frequenta um terreiro de umbanda em Paraíso do Tocantins e estava em Nova Rosalândia para fazer homenagens a parentes mortos, por meio de um ritual com pipoca. "Colocar pipoca no túmulo é para levantar a alma que tá na terra, que não tem poder de subir. É para maneirar o pecado que ela tem para subir [sic].

Quais são as regras da Umbanda?

1.1 – Ao formar a fila para a defumação, os Médiuns deverão estar concentrados. 2 – Todos deverão perfilar-se no seu lugar na corrente, inicialmente dando as mãos (durante o Hino da Umbanda), mantendo sempre uma atitude de respeito, cantando e dançando com toda a vontade (Umbanda é som e movimento).

Qual o nome do deus da Umbanda?

Existem mais de 400 orixás na mitologia iorubá, mas somente alguns deles são famosos e cultuados no Brasil: Exú, Oxalá, Ogum, Oxóssi, Oxum, Oxumaré, Xangô, Iansã, Iemanjá, Nanã, Omolú, Logunedé, Obá, Ossain, Yewá e Ibeji.

O que não pode fazer no terreiro de Umbanda?

Dica 3 – Postura dentro do Terreiro

Este local não acomoda conversas paralelas, vícios, comércio, futilidades, brincadeiras, fofocas e qualquer que seja o rumo que desvirtue do objetivo da Gira: o encontro com o divino e sua manifestação na Umbanda por meio da incorporação mediúnica de Guias e Orixás.