2 mins read

O que é significa arte concreta?

O que significa a arte concreta?

Arte concreta (ou concretismo) é um termo criado pelo artista holandês Theo Van Doesburg (1883-1931) nos anos 30. Essa vertente artística buscava trabalhar com os elementos plásticos de maneira direta e objetiva. Assim, utilizava planos, cores, linhas e pontos para criar obras não figurativas.

Quais são as artes concretas?

O termo "arte concreta" refere-se a qualquer tipo de arte abstrata que não tenha referências figurativas ou simbólicas.

Qual é a característica da arte concreta?

Sua principal característica era a abstração geométrica, sem nenhuma referência ao mundo exterior. Seu objetivo era ser um produto claro e racional da mente consciente e livre de ilusões de um artista, em vez de ser expressão da irrazão e do inconsciente (como ocorria com os surrealistas, no mesmo período).
Em cache

Qual é a diferença entre arte concreta e Concretismo?

O Concretismo, ou Arte Concreta, foi uma das manifestações artísticas da primeira metade do século XX. Por vezes, a expressão “concretismo” é usada como sinônimo de “arte concreta”.
Em cache

Qual é o foco da arte concreta?

O concretismo foi um movimento artístico e cultural que surgiu na Europa em meados do século XX, o qual visava a criação de uma nova linguagem, uma arte abstrata. Esse movimento de vanguarda influenciou as artes literárias, musicais e figurativas.

Qual é a origem da arte concreta?

A arte concreta teve sua origem na Europa do século XX, e foi cunhada dessa forma em 1930, quando o artista Theo van Doesburg (1883 – 1931) publicou o Manifesto da Arte Concreta, em Paris.

O que foi a arte concreta brasileira?

O principal foco do Concretismo no Brasil foram as mudanças na forma de fazer poesia. Para os artistas, a poesia era, além de palavra e som, visual. Esse conjunto de características inclusive recebeu o nome de "verbivocovisual". Para eles, "verbi", fazia referência a verbo, ou seja, a palavra.

O que é a arte concreta no Brasil?

A arte concreta do Brasil enfatiza a articulação entre dois dos movimentos artísticos mais enriquecidos do Brasil, o concretismo e o neoconcretismo.

O que foi a arte concreta no Brasil?

O Concretismo foi um movimento literário que surgiu em meados da década de 50, tendo como uma das principais influências a arte concreta. O principal foco do Concretismo no Brasil foram as mudanças na forma de fazer poesia. Para os artistas, a poesia era, além de palavra e som, visual.