5 mins read

O que é significa niilismo?

O que é ser uma pessoa niilista?

O Niilismo é uma concepção filosófica baseada na ideia de não haver nada ou nenhuma certeza que possa servir como base o conhecimento. Ou seja, nada existe de fato. Assim, em sua extensão para o existencialismo, o niilismo é a compreensão de que a vida não possui nenhum sentido ou finalidade.
Em cacheSemelhantes

Quais são os 4 tipos de niilismo?

Para isso é necessário criar novos valores!

  • Niilismo Negativo – Platonismo e Cristianismo. 11 de novembro de 2015. …
  • Niilismo Reativo: a falsa morte de Deus. 25 de novembro de 2015. …
  • Niilismo Passivo: Nada de Vontade. 17 de fevereiro de 2016. …
  • Niilismo Ativo – Transvaloração de Todos os Valores. 2 de março de 2016.

Em cache

Como ser um niilista?

O niilismo de Nietzsche é a necessidade do ser humano de se apegar a coisas inexistentes e imateriais. Para ele, o cristão é um niilista. Todo religioso é um niilista. Então para ele a única forma de deixar de ser niilista seria aceitando a "morte de Deus".

Porque Nietzsche era niilista?

Nietzsche poderia ser categorizado como um niilista no sentido descritivo porque ele acreditava que não havia mais nenhuma substância real para os valores tradicionais sociais, políticos, morais e religiosos.

Quem é o pai do niilismo?

Ao longo do tempo, diversos filósofos teorizaram sobre o niilismo, o existencialismo e o absurdo da vida, entre eles destacam-se Friedrich Nietzsche – considerado o pai do niilismo -, Albert Camus e Thomas Nagel.

Qual o problema do niilismo?

O problema está em criar um novo solo comum, que seja o ponto de partida para o entendimento recíproco entre as pessoas. Enquanto reinar o individualismo e o egocentrismo niilista em nossa sociedade, mais forte será a experiência da fragmentação e do relativismo dos valores.

O que o niilismo fala sobre a morte?

Na teoria filosófica desses autores, a morte é um fato que nada encerra, além de uma escuridão absoluta. Ela é a finitude de toda a existência humana. Na morte, tudo desaparece, sem qualquer possibilidade de sobrevivência. PALAVRAS-CHAVE: morte; medo; filosofia; niilismo; existencialismo.

Como é vista a morte no niilismo?

Na teoria filosófica desses autores, a morte é um fato que nada encerra, além de uma escuridão absoluta. Ela é a finitude de toda a existência humana. Na morte, tudo desaparece, sem qualquer possibilidade de sobrevivência. PALAVRAS-CHAVE: morte; medo; filosofia; niilismo; existencialismo.

O que o niilismo rejeita e porquê?

A motivação do niilista é ser uma pessoa que negou a existência de verdades ou valores morais genuínos, rejeitou a possibilidade de conhecimento ou comunicação e afirmou a falta de sentido ou a falta de propósito da vida ou do universo.

O que o niilismo rejeita e por quê?

O niilismo alemão rejeita então os princípios da civilização como tais em favor da guerra e da conquista, em favor das virtudes bélicas. O niilismo alemão é, portanto, semelhante ao militarismo alemão. Isto nos obriga a levantar a questão do que é o militarismo.

O que o niilismo rejeita?

O niilismo rejeita os aspectos fundamentais e aceitos do sentido da vida. Dessa forma, nega a possibilidade de encontrar um fim ou significado último para a existência, uma vez que nada a sustenta ou a impulsiona em qualquer direção em particular.

Em que sentido o niilismo nega a vida?

Niilismo Passivo

Limitar a existência criando um sentido artificial para ela (como o céu, o supremo bem, o mundo inteligível etc.) é desperdiçar a força vital do ser humano. Ocorre que o mundo ocidental centrado na civilização europeia é herdeira dessas concepções. Negá-las é negar como é a vida e o homem europeu.

O que o niilismo diz sobre o amor?

O amor não é outra coisa que um derramamento, uma espécie de luxo e de dádiva daquilo que cada indivíduo conquistou por e para si mesmo e quer partilhar, alegremente, com um outro. Nesse caso, não há nada de carência, mas muito pelo contrário, de plenitude.

Como um niilista pensa?

Ideologia filosófica com base no ceticismo

O Niilismo vem do termo latim “nihil” que significa “nada”. Trata-se de uma ideologia que consegue atingir as diversas classes do mundo contemporâneo. É uma corrente filosófica que acredita no vazio e o seu conceito é fundamentado na subjetividade do viver.

Como saber se eu sou niilista?

Ideologia filosófica com base no ceticismo

O niilismo é alicerçado no ceticismo, isento de regras e contra aos ideais das escolas positivistas e materialistas. A principal linha de raciocínio da corrente é a visão radical e cética com relação às perspectivas da realidade, exterminando convicções, princípios e valores.