4 mins read

O que é significa territorialidade?

Qual o significado do termo territorialidade?

O documentário fala sobre territorialidade, ou seja, é uma noção que deriva de território: uma zona ou região que estabelece uma jurisdição, pertence a um determinado Estado ou serve como campo de ação. O conceito, posto isto, costuma referir-se ao modo de circunscrição de algo consoante a sua realização territorial.
Em cache

Como funciona a territorialidade?

A territorialidade resulta das relações políticas, econômicas e culturais, e assume diferentes configurações, criando heterogeneidades espacial, paisagística e cultural – é uma expressão geográfica do exercício do poder em uma determinada área e esta área é o território.
Em cacheSemelhantes

Quais as características da territorialidade?

A territorialidade é um conceito que se refere às formas como os seres humanos se apropriam do espaço e o utilizam para diferentes fins. O espaço cotidiano, por sua vez, é aquele que as pessoas habitam e com o qual interagem diariamente, seja em casa, no trabalho, na escola, nas ruas ou em outros lugares.

O que é territorialização e exemplos?

A territorialização é uma ferramenta utilizada pela Atenção Primária à Saúde (APS) que auxilia na compreensão do processo saúde doença da população permitindo a realização do diagnóstico e assinalando possíveis necessidades de intervenção para os problemas encontrados naquele território.

Qual é a diferença entre território e territorialidade?

Ao contrário do território, que de alguma forma define “nós” e os “outros”, o “próprio” e o “não-próprio”, ou seja, carrega um sentido de exclusividade, a territorialidade é um processo de caráter “inclusivo”, incorporando novos e velhos espaços de forma oportunista e/ou seletiva, não separando quem está “dentro” de …

O que é territorialidade e educação?

É uma definição que enfatiza os vínculos do território com as relações sociais, ou, como afirma o autor: “Territorialidade é a primeira forma espacial que o poder assume” (ibidem, p. 26).

Quais são os tipos de territorialidade?

Existem ainda outras formas de territorialidade, tais como uma pessoa escolhendo uma cadeira em sua própria casa. Ou mesmo personalizar um escritório segundo seu estilo e gosto pessoal, sendo essa uma forma de indicar a identidade de uma pessoa. Os Estados baseiam-se no conceito de territorialidade.

O que é ser uma pessoa territorialista?

O territorialismo como estratégia-prática de poder

O próprio conceito de território, tão tradicional em determinadas disciplinas, como a Geografia, não escapa sem maiores polêmicas, ainda que esteja atrelado diretamente ao exercício do poder.

Qual é a importância da territorialidade?

A territorialidade possibilita compreender o comportamento socioespacial humano e "atua como importante organizador do comportamento e da vida humanos no nível do indivíduo, das relações interpessoais e da comunidade.

Qual a diferença entre territorialidade e territorialização?

Para tal, é apresentado um debate teórico que investiga a articulação da territorialização (processo de apropriação e dominação, concreta ou simbólica) e das territorialidades (identificação e pertencimento, materiais ou simbólicos, das pessoas com o território) dos atores sociais, com as chaves teóricas propostas.

O que é territorialidade no campo?

A territorialidade, como afirma Sack (1986), é uma expressão geográfica do exercício do poder em uma certa área. Esta área é o território. Para este autor, porém, nem toda área é território.

Quais os tipos de territorialidade?

Existem ainda outras formas de territorialidade, tais como uma pessoa escolhendo uma cadeira em sua própria casa. Ou mesmo personalizar um escritório segundo seu estilo e gosto pessoal, sendo essa uma forma de indicar a identidade de uma pessoa. Os Estados baseiam-se no conceito de territorialidade.

O que difere território de territorialidade?

O território é a apropriação social de uma porção do espaço geográfico, enquanto a territorialidade é o conjunto de relações estabelecidas pela sociedade. A partir dessas leituras, Saquet argumenta que sociedade, espaço, tempo, natureza e território são indissociáveis.

Qual é a relação entre território e territorialidade?

A territorialidade assume, portanto, o caráter político em favor do desenvolvimento territorial de forma justa e equitativa. Enquanto as territorialidades são ritmos, cotidiano e processos históricos. Assim o território se efetiva a partir das relações entre indivíduos, entre territórios e lugares.