5 mins read

O que é Sindesmotomia em odontologia?

O que é uma Sindesmotomia?

Significado de Sindesmotomia

substantivo feminino [Anatomia] Dissecação ou corte de ligamentos. Etimologia (origem da palavra sindesmotomia). Sin + desmo + tomo + ia.

Qual é a função do Sindesmotomo?

Um sindesmótomo é um instrumento utilizado em cirurgia odontológica para separar e cortar o tecido periodontal e fibras desmodontais antes de extrair a peça dental, de tal maneira que se evite a fratura externa. Existem dois tipos dependendo da circunstância da intervenção: reto ou curvo.

Quais são os tipos de exodontia?

Nas cirurgias de exodontias, você pode optar por realizar Técnica I (apenas fórceps), Técnica II (utilização de alavancas + fórceps opcional) e Técnica III (associação de odontosecção e/ou osteotomia).

Qual a diferença de extração e exodontia?

A exodontia é o ato cirúrgico que corresponde a uma extração de dente, ou seja, é remover, extrair, “tirar” ou “arrancar” um dente." A extração dentária é uma pequena cirurgia ou operação, referida como um dos procedimentos estomatológicos mais ancestrais de que há registo.

O que é tamponamento na odontologia?

A principal função da lactoferrina é tamponamento, isto é, capacidade de neutralizar ácidos ou bases produzidos por bactérias.

O que é Dierese na odontologia?

DIÉRESE: É o conjunto de manobras realizadas para a abordagem do objetivo cirúrgico. Dividida em Incisão e Divulsão. HEMOSTASIA: Consiste nas manobras para interrupção do sangramento. EXÉRESE: É a retirada do objetivo cirúrgico.

O que é a osteotomia na odontologia?

Imagine que você fraturou um dente ou tenha ficado cada vez mais incomodado com os dentes inclusos, é necessário realizar a remoção deles a fim de conseguir fazer uma correção óssea. É aqui que entra a osteotomia. O principal objetivo desse procedimento é trazer de volta o alinhamento ósseo.

Como fazer Odontosecção?

No caso da odontosecção para dentes pré-molares, é preciso realizar uma separação das raízes vestibular e lingual do dente alvo. O corte dever ser feito no sentido mesio-distal. Isso possibilita a separação das duas raízes, deixando-os como se fossem dois dentes unirradiculares, que serão removidos posteriormente.

Como é feita a Sindesmotomia?

Ela deve ser realizada até a metade dos dentes contíguos ao dente a ser extraído. Ela deve se limitar somente ao dente que vai ser extraído. Ela deve ser realizada em até 2/3 da coroa do dente a ser extraído. Ela deve ser realizada somente na face vestibular do dente a ser extraído.

Qual é o dente mais difícil de extrair?

Qual o dente mais perigoso de extrair? Não há um dente específico perigoso para extração, mas dentes mal posicionados podem representar um risco de fratura mandibular. Nesses casos, o dentista realizará a extração em um centro cirúrgico.

Como se chama o resto de dente que ficou na gengiva?

Esse pedacinho que restou tem um nome não muito comum, mas bastante sugestivo. Segundo a dentista Thalita Costa, a raiz residual pode surgir não só a partir de casos como esse, mas também de extrações mal realizadas.

O que é a manobra de Chompret?

Das alveoloplastias, a manobra de Chompret, consagrada e ensinada nos cursos de graduação em Odontologia, é utilizada freqüentemente pelo cirurgião- dentista na sua prática profissional diária. Tem como finalidade fazer com que o alvéolo dentário, dilatado no transcorrer da exodontia, volte à sua posição primitiva.

O que é Dierese e exérese?

Diérese: é a separação dos planos anatômicos ou tecidos para possibilitar a abordagem de um órgão ou região. Hemostasia: processo pelo qual se previne, detém ou impede o sangramento. Exérese: procedimento cirúrgico, em que ocorre remoção cirúrgica de um tecido ou órgão com mau funcionamento ou doente.

O que é diérese e hemostasia?

DIÉRESE: É o conjunto de manobras realizadas para a abordagem do objetivo cirúrgico. Dividida em Incisão e Divulsão. HEMOSTASIA: Consiste nas manobras para interrupção do sangramento. EXÉRESE: É a retirada do objetivo cirúrgico.

Quais as 4 fases da cirurgia?

Possuem 4 tempos:

  • A Diérese;
  • A Hemostasia;
  • A Exérese;
  • E a Síntese.

Qual a diferença de osteotomia e Ostectomia?

A Osteotomia é um método cirúrgico que consiste em se cortar o osso causando uma fratura para que ele possa ser realinhado, corrigindo deformidades. Já a Ostectomia retira um pedaço do osso, em caso de infecção, osso desvitalizado, tumor, biópsia, etc.

Qual broca faz osteotomia?

Actualmente, utilizam-se na prática clínica brocas de aço, tungsténio e cerâmica.

Qual broca é usada para osteotomia?

Actualmente, utilizam-se na prática clínica brocas de aço, tungsténio e cerâmica.