6 mins read

O que é Sistema de Informação de Agravos de Notificações?

O que é Sinan e para que serve?

O SINAN tem por objetivo o registro e processamento dos dados sobre agravos de notificação em todo o território nacional, fornecendo informações para análise do perfil da morbidade e contribuindo, desta forma, para a tomada de decisões em nível municipal, estadual e federal.
Em cache

O que deve ser notificado ao Sinan?

A Ficha de Notificação/Investigação de tuberculose deve ser utilizada para notificar os casos novos, recidivas, reingressos após abandono e transferências. A Ficha de Notificação/Investigação de hanseníase deve ser utilizada para notificar os casos novos, recidivas, reingressos e transferências.

Quais as principais doenças e agravos de notificação compulsória do Sinan?

Doenças e Agravos

  • Acidente de Trabalho.
  • AIDS.
  • Coqueluche.
  • Meningites.
  • Sarampo e Rubéola.
  • Síndrome Gripal.
  • Síndrome Respiratória Aguda Grave.
  • Surtos Notificados.

O que é a ficha do Sinan?

A ficha de notificação individual contem os atributos comuns a todos os agravos, tais como, dados gerais sobre o agravo e unidade notificadora, dados do paciente (nome, idade, sexo, escolaridade, etc.), dados de residência do paciente.

Qual é o objetivo do SIM?

O Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) é um sistema de vigilância epidemiológica nacional, cujo objetivo é captar dados sobre os óbi- tos do país a fim de fornecer informações sobre mortalidade para todas as instâncias do sistema de saúde.

Quais são os tipos de notificação?

notificação compulsória imediata — prazo de 24 horas; notificação compulsória semanal — prazo de 7 dias; notificação compulsória negativa — comunicação de que não foi identificada nenhuma ocorrência, durante a semana.

Quem tem acesso ao Sinan?

Somente profissionais que foram cadastrados pelo Interlocutor do Sinan no CSPUW terão acesso ao Sinan online. O acesso as funcionalidades do Sinan online é defindo de acordo com o nível do usuário (conforme tabela 1).

Quem deve notificar doenças e agravos?

A notificação compulsória é obrigatória a todos os profissionais de saúde médicos, enfermeiros, odontólogos, médicos veterinários, biólogos, biomédicos, farmacêuticos e outros no exercício da profissão, bem como os responsáveis por organizações e estabelecimentos públicos e particulares de saúde e de ensino, em …

Quem deve preencher a ficha de notificação?

técnicos de enfermagem.

Lembramos ainda que no caso de violência e acidente, a ficha de notificação (SIVVA) de casos suspeitos ou confirmados deve ser preenchida por todos os profissionais de saúde quando o(a) atendido(a) apresentar sinais ou sintomas ou relatar situação de violência ou acidente.

Quais as três principais funções do sim?

A ideia do SIM pode ser sintetizada em: coletar dados de dentro da empresa, buscar dados de fora da empresa, descobrir a opinião do consumidor e utilizar essas informações como vantagem competitiva.

Quais as principais informações coletadas pelo sim?

Alguns exemplos de dados fornecidos pelo SIM são informações sobre hábitos, perfis e necessidades de clientes, movimentações do mercado, tendências de marketing e outros conteúdos essenciais. Desse modo, o SIM permite que a empresa integre o monitoramento de informações com a criação de estratégias para o negócio.

Como funciona o processo de notificação?

Notificação processual

A notificação de processo normalmente diz respeito às informações sobre data, hora e local de um ato processual ao qual a pessoa precisa comparecer. Nesse caso, a comunicação é feita às partes ou a quaisquer outras pessoas que possam participar do processo.

Como funciona a notificação?

R: A Notificação leva oficialmente ao conhecimento de determinada pessoa o texto de um documento registrado, por meio de oficial portador de fé pública. É a prova incontestável de se ter dado conhecimento de teor de qualquer documento.

Quais os eventos e agravos disponíveis no Sinan?

Todas as Fichas de Notificação do SINAN

  • Acidente por Animais Peçonhentos.
  • Acidente de trabalho com Exposição à Material Biológico.
  • AIDS (Pacientes com 13 anos ou mais) – Editável.
  • AIDS (pacientes menores que 13 anos) – Editável.
  • Atendimento Anti-rábico Humano.
  • Botulismo.
  • Caxumba.
  • Cólera.

Qual objetivo de preencher Sinan de agravos e doenças?

O Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) tem como objetivo coletar, transmitir e disseminar dados gerados rotineiramente pelo Sistema de Vigilância Epidemio- lógica das três esferas de governo, por intermédio de uma rede informatizada, para apoiar o processo de investigação e dar subsídios à análise …

O que são doenças e agravos?

Agravo: qualquer dano à integridade física ou mental do indivíduo, provocado por circunstâncias nocivas, tais como acidentes, intoxicações por substâncias químicas, abuso de drogas ou lesões decorrentes de violências interpessoais, como agressões e maus tratos, e lesão autoprovocada.

Quais os tipos de ficha de notificação?

Fichas de Notificação/Investigação

  • Ficha de Notificação/Investigação Aids (adulto)
  • Ficha de Notificação/Investigação Aids (criança)
  • Ficha de Investigação HIV (gestante)
  • Ficha de investigação – criança exposta ao HIV.
  • Ficha de investigação – sífilis adquirida.
  • Ficha de investigação – sífilis congênita.

Qual a importância das fichas de notificações?

As notificações são realizadas por meio de fichas de notificação individuais, que possuem campos para preenchimento essenciais para a compreensão de como ocorreu a doenças/agravos/eventos e sua evolução.