6 mins read

O que é subsíndico?

Qual a função de um subsíndico?

O subsíndico tem todas as atribuições do síndico, mas assume seu lugar apenas nas ausências esporádicas do síndico. No caso da renúncia ou da morte do síndico, o subsíndico assume o cargo apenas provisoriamente, e compete a ele convocar uma assembleia para que seja feita uma nova eleição.
Em cache

Quais os direitos de um subsíndico?

SUBSÍNDICO: DIREITOS E DEVERES

  • Manter contato frequente com o síndico;
  • Compreender quais são os objetivos da gestão;
  • Ter conhecimento sobre o que está acontecendo dentro do condomínio;
  • busca por orçamentos;
  • atender as demandas dos condôminos;
  • receber fornecedores no condomínio;

Qual o valor do salário do subsíndico?

Quanto ganha um subsíndico? Normalmente, o subsíndico não é remunerado.
Em cache

Quem pode ser subsíndico?

O subsíndico pode ser qualquer pessoas que seja proprietário(a) de unidade condominial. Auxiliando o síndico, e até mesmo representando o síndico, quando esse não se fizer presente.
Em cache

Como sair do cargo de subsíndico?

Como todas as atividades administrativas de um condomínio, a renúncia do subsíndico também deve seguir um certo protocolo. Assim, quando ele quiser renunciar ao cargo, deverá formalizar o pedido por escrito. No entanto, se a renúncia for feita durante uma assembleia, basta constar na ata.

Quem substitui o subsíndico?

“Quanto ao subsíndico, ele é o próprio suplente, neste caso, do síndico”. Não havendo suplentes, o assunto deve ser levado à assembleia, que precisa ser convocada imediatamente.

Quem não mora no condomínio pode ser síndico?

Conforme deixa claro o artigo 1.347 do novo Código Civil, qualquer pessoa física ou jurídica pode exercer a função do síndico de um condomínio. Ou seja: locatários, proprietários e ocupantes podem assumir a tarefa.

Qual a forma legal para destituir o subsíndico?

Somente os condôminos, reunidos em assembleia, podem realizar a destituição de conselheiro e a destituição de subsíndico.

Quem não pode ser síndico de condomínio?

Existem algumas pessoas que não podem assumir o papel de síndico. É proibido apenas que magistrados assumam o cargo. Essas categorias não podem exercer a função de nenhuma forma, nem como síndicos profissionais ou síndicos moradores. Inadimplentes também não podem atuar como síndicos.

Quem não pode ser subsíndico?

Não existe uma Lei específica para regrar quem pode ou não assumir a função. Desta forma, é o regimento interno (ou convenção condominial) que define quem estará elegível para o cargo. Na grande maioria dos condomínios, apenas proprietários e moradores podem assumir o cargo de subsíndico.

O que acontece se ninguém quiser ser síndico?

Quando ninguém do condomínio se habilita ou se candidata ao cargo de síndico, uma administradora pode ser contratada para desempenhar a função, ou pode-se contratar ainda um síndico profissional; De acordo com o Código Civil o síndico não precisa ser necessariamente morador ou proprietário de uma unidade no prédio.

Quem fiscaliza o síndico?

Quem fiscaliza o síndico? Em geral, o conselho fiscal do condomínio é o principal responsável por fiscalizar o síndico e normalmente é composto por 3 ou mais moradores, eleitos em assembleia.

O que acontece se ninguém quer ser síndico?

Importante: Um condomínio sem síndico torna-se um condomínio irregular, ou seja, sem representatividade legal. Isso pode acarretar inúmeros problemas, tanto para o imóvel, como também para o síndico anterior, perante a bancos, Receita Federal, etc.

Como fazer para deixar de ser subsíndico?

Quando um subsíndico deseja se renunciar do cargo, ele deve fazer por escrito a sua renúncia, para formalizar o pedido. Portanto, quando o mesmo realizar a renúncia em assembleia, não é necessário formalizar por escrito, sendo anotado na própria ata da assembleia.

Como ser subsíndico?

O subsíndico deve ser eleito por meio de eleição em assembleia previamente convocada com esta pauta. Da mesma forma como ocorre com o síndico e o conselho fiscal. As eleições para estes cargos não precisam acontecer na mesma reunião. As devidas votações podem ser planejadas para ocasiões distintas.

Porque o síndico não paga condomínio?

É comum, mas não obrigatório, que a assembleia estabeleça que o síndico fique isento do pagamento de sua contribuição mensal, pelo fato de ele trabalhar em prol do edifício. Há quem ache injusto, mas tudo depende da convenção. Se for realmente decidido que ele ficará isento, não poderá ser cobrada.

O que o síndico não pode fazer?

1. Síndico não pode tomar partido em conflitos entre moradores

  1. Mediação de conflitos no condomínio.
  2. Como lidar com problemas de comportamento e resolver conflitos.
  3. Síndicos compartilham suas experiências atendendo inquilinos.

Quem manda em um condomínio?

O síndico é a pessoa responsável pela administração dos condomínios. Sejam eles residenciais, comerciais ou mistos. Sua atividade principal é assegurar a saúde financeira, contábil e social do condomínio.