4 mins read

O que é Sudene e qual o seu objetivo?

O que foi a Sudene e qual o seu objetivo?

A missão institucional da Sudene é de "promover o desenvolvimento includente e sustentável de sua área de atuação e a integração competitiva da base produtiva regional na economia nacional e internacional".

O que significa de Sudene?

Sudene: portal oficial — Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste.

Qual foi o objetivo da criação do Sudene?

Importância da criação da Sudene foi temática da 425ª edição do Seminário de Tropicologia. Na época em que foi criada por Celso Furtado, a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) representou uma esperança de desenvolvimento regional para os nordestinos.

O que é o benefício da Sudene?

O benefício fiscal possibilita à empresa usufruir de condições diferenciadas quando opta por se instalar na área de atuação da SUDENE, permitindo-lhe a melhoria da sua rentabilidade e das condições de competitividade no mercado.

Qual a importância da Sudene para o desenvolvimento do Nordeste?

A criação da Superintendência para o Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE), em 1959, representou a instituição de uma política regional, que ia atrelar a economia nordestina ao processo de industrialização do país e tornar menos dependente das atividades exportadoras.

O que aconteceu com a Sudene?

Os recursos da Sudene nunca poderiam ser inferiores a 2% da receita tributária da União, estabelecidos na Constituição como fundo de auxílio ao Nordeste no combates às secas. As irregularidades encontradas nos projetos da Sudam e da Sudene motivaram a extinção das superintendências em maio de 2001.

Quem faz parte da Sudene?

A área de atuação da SUDENE está definida pela Lei Complementar nº 125, de 03 de janeiro de 2007, e suas alterações. O território é composto por todos os estados da Região Nordeste do Brasil, além de 249 municípios do Estado de Minas Gerais e 31 municípios do Estado do Espírito Santo.

Como trabalhar na Sudene?

Como se inscrever no processo seletivo da Sudene

As inscrições serão realizadas com o envio de e-mail exclusivamente para o endereço eletrônico [email protected]. O prazo de inscrições ficará aberto até o dia 31 de outubro deste ano. O processo seletivo consistirá em análise curricular e entrevistas.

Quais são as áreas de atuação da Sudene?

Serviços

  • Pesquisa e desenvolvimento.
  • Cooperação e articulação.
  • Tecnologia.
  • Estudos.
  • Inovação.
  • Desenvolvimento sustentável.
  • Desenvolvimento local.

Quais os incentivos da Sudene?

Entre os benefícios concedidos, estão a redução, pelo prazo de 10 anos, de 75% do IRPJ e adicionais não restitutíveis; reinvestimentos de 30% do IRPJ; depreciação acelerada e desconto do PIS/PASEP e da COFINS; e isenção do IRPJ (apenas para setores baseados em tecnologia digital e voltados para inclusão digital).

Em que ano a Sudene foi extinta?

A Sudene foi criada em 15 de dezembro de 1959. Foi extinta em 2001 e deu lugar a Agência de Desenvolvimento do Nordeste (Adene). A atual Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) é uma autarquia especial, administrativa e financeiramente autônoma criada pela Lei Complementar nº 125, de 03/01/2007.

Qual é a função do Sudene no desenvolvimento da atividade industrial do Nordeste?

1 meca- 2 A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE), órgão do Governo Federal criado em 1959 e vinculado ao Ministé- rio do Interior (MINTER), administra a política regional de in- centivos do 34/18, e pode concedê-los a projetos industriais, agrí- colas e de telecomunicações localizados em sua área de

Qual é a área de atuação da Sudene?

Área de atuação da SUDENE | 2021

A área de atuação da SUDENE está definida pela Lei Complementar nº 125, de 03 de janeiro de 2007, e suas alterações. O território é composto por todos os estados da Região Nordeste do Brasil, além de 249 municípios do Estado de Minas Gerais e 31 municípios do Estado do Espírito Santo.