6 mins read

O que é sumário de um trabalho escolar?

Como fazer sumário trabalho escolar?

O sumário deve ser o último elemento pré-textual, ou seja, deve vir imediatamente antes do primeiro capítulo do trabalho. Os elementos pré-textuais (capa, folha de rosto, folha de aprovação, dedicatória, resumo, listas de tabelas, figuras e abreviaturas) não devem ser registrados no sumário.
Em cache

Como fazer um trabalho escolar passo a passo?

Passo a passo: aprenda como fazer um trabalho escolar de alto…

  1. Organize as informações. O primeiro passo é entender o que o professor espera do trabalho, como o objetivo. …
  2. Conheça a estrutura do trabalho. …
  3. Pesquise profundamente o assunto. …
  4. Indique fontes seguras. …
  5. Faça uma padronização.

Quais as partes de um trabalho escolar?

A estrutura básica de um trabalho escolar deverá compreender: elementos pré-textuais (capa; sumário), textuais (introdução; desenvolvimento; conclusão) e pós-textuais (referência; anexo).
Em cache

O que vem primeiro o sumário ou a introdução?

Em linhas gerais, o sumário é a relação dos capítulos e das seções do trabalho, na ordem em que aparecem, incluindo a numeração do título ou capítulo ou seção e o número da página em que estão. O sumário é o último elemento pré-textual do TCC. Ou seja, deve vir antes da introdução do trabalho.

O que é sumário exemplo?

Conceito: o sumário é a enumeração das divisões, seções, capítulos e outras partes do trabalho, seguindo a mesma ordem e grafia em que a matéria nele se sucede. A construção do sumário é uma das últimas tarefas a serem feitas no trabalho.

Como fazer um sumário fácil?

Crie o sumário

  1. Posicione o cursor onde você deseja adicionar o sumário.
  2. Acesse Referências > Sumário. e escolha um estilo automático.
  3. Se você fizer alterações no documento que afetam o sumário, atualize o sumário clicando com o botão direito no sumário e escolhendo Atualizar Campo.

Qual a ordem de um trabalho?

Um bom trabalho escolar/acadêmico deve conter os seguintes elementos:

  • capa;
  • sumário;
  • introdução;
  • desenvolvimento do assunto;
  • conclusão;
  • bibliografia consultada.

O que se escreve na introdução de um trabalho?

A introdução deve incluir contextualização, relevância e justificativa da pesquisa, fundamentada em referências relacionadas ao objetivo do artigo, descrição do problema, objetivo geral e contribuições. A introdução não deverá possuir registros de resultados ou conclusões.

Como é feita a introdução?

De forma simplificada, a introdução, além de informar o conteúdo dos parágrafos seguintes, também precisa motivar o leitor a continuar a leitura. Ou seja, ela é um convite para que o texto seja lido até o final. Por essa razão, é fundamental apresentar o tema de forma esclarecedora e atrativa.

Como fazer uma introdução exemplo?

Por isso, selecionamos 9 modelos de introdução bem interessantes e eficazes para quem quer aprimorar seus textos e fisgar o leitor logo na primeira linha.

  1. Comece pelo mais importante. …
  2. Apresente o tema e exponha seu ponto de vista. …
  3. Faça perguntas. …
  4. Instigue a curiosidade. …
  5. Comece com uma citação. …
  6. Apresente dados estatísticos.

Como deve ser um sumário?

Como deve ser o sumário nas normas ABNT

Em relação à formatação, o sumário, seguindo as normas da ABNT, deve ter fonte Times New Roman ou Arial, no tamanho 12. A palavra “SUMÁRIO” precisa estar centralizada, escrita em caixa alta e marcada em negrito.

Como elabora um sumário?

O sumário deve ser a último elemento pré-textual a ser incluído no texto. Além disso, se o seu material tiver mais de um volume, é preciso incluir o sumário de todos os volumes. Em relação à formatação, o sumário, seguindo as normas da ABNT, deve ter fonte Times New Roman ou Arial, no tamanho 12.

Como é feito o sumário?

Como deve ser o sumário nas normas ABNT

A palavra “SUMÁRIO” precisa estar centralizada, escrita em caixa alta e marcada em negrito. Lembrando também que o título deve estar em negrito e caixa alta, e o subtítulo em negrito, mas apenas com a primeira letra maiúscula.

Como iniciar um parágrafo?

O parágrafo se inicia com uma margem no canto esquerdo da página, em sua primeira linha, indicando o começo, e se encerra com um ponto final, após o qual não há mais texto, a não ser na linha posterior com o recuo de margem, indicando o início de um novo parágrafo.

Como se inicia uma conclusão?

Como iniciar uma conclusão

  1. Conclui-se.
  2. Diante disso.
  3. Em síntese.
  4. Logo.
  5. Portanto.
  6. Por conseguinte.
  7. Por isso.
  8. Em virtude de.

Que frases usar na introdução?

Frases para iniciar uma introdução

  • “Muito se tem discutido, recentemente, acerca de …”
  • “Muito se discute a importância de …”
  • “Pode-se afirmar que, em razão de …”
  • “Observando o cenário…”
  • “É de conhecimento geral que…”
  • “Em face do cenário atual…”
  • “Segundo a pesquisa…”
  • “Tendo em vista que…”.

O que tem no sumário?

Sumário é a enumeração das principais divisões, seções e outras partes de um documento, na mesma ordem em que a matéria nele se sucede e índice é uma enumeração detalhada, em ordem alfabética, dos nomes de pessoas, nomes geográficos, acontecimentos, etc., com a indicação de sua localização no texto (informação verbal, …

O que precisa ter em um sumário?

O sumário é uma lista que organiza os capítulos e as páginas do trabalho. Assim, nos permite ter uma visão ampliada e macro de qualquer trabalho, livro ou revista. Através dele, podemos verificar quais temas serão abordados no TCC.