6 mins read

Quanto tempo leva para germinar um pinhão?

Quanto tempo demora para nascer o pinhão?

Com quantos anos uma araucária começa a produzir pinhão? Com 12 a 15 anos. Já no caso de árvores enxertadas pela técnica de “pinhão precoce”, com 6 a 8 anos.
Em cache

Qual a melhor época para plantar pinhão?

O plantio pode ser feito em qualquer época do ano. As mudas devem ter bom desenvolvimento com uma ou duas ramificações. As araucárias de semente têm, normalmente, 50% fêmeas e 50% machos. Quando plantamos mudas enxertadas podemos ter 80% fêmeas, para produzir pinhões e 20% machos que irão polinizar as pinhas.

Como quebrar a dormência do pinhão?

Para quebrar a dormência e estimular a geminação, coloque os pinhões imersos em água por 24 hs. Quando as mudas de pinhão atingirem aproximadamente 20 cm, podem ser transplantadas para solo definitivo.
Em cache

Como ocorre a germinação do pinhão?

A germinação das sementes de pinhão manso apresenta significativa variação em função da temperatura e estádio de maturação. O máximo percentual de germinação ocorre na temperatura de 35ºC e em sementes de frutos amarelos, com mais de 50% em tom marrom escuro, com sementes pretas brilhantes.

Dá para plantar pinhão?

Para que o pinhão se desenvolva bem, coloque as sementes em um solo enriquecido com húmus e adubo. O solo também precisa ser profundo, arenoso e com boa permeabilidade. Com o auxílio de uma pá, cave buracos na terra e acrescente até três pinhões em cada espaço.

Como acelerar o crescimento da araucária?

Desta forma, conclui-se que a adubação orgânica com cama de frango é uma boa opção para melhorar o crescimento em altura de araucária na fase de mudas.

Como cuidar do pé de pinhão?

Após o processo de deixar o pinhão em água, coloque-o em um recipiente ou saco com terra enriquecida com húmus. Essa terra também precisa estar úmida. Quando o pinhão começar a se desenvolver e a sua muda alcançar um tamanho de 20 cm, transfira-o para o local definitivo de cultivo, em um solo com húmus e adubo.

Tem pinhão o ano todo?

É possível ter pinhão no mercado o ano inteiro e não limitar a venda apenas aos cinco meses de colheita, entre abril e agosto. Para isso, é preciso beneficiar a semente da araucária.

Qual a importância da quebra de dormência?

A quebra de dormência pode ocorrer de diversas formas, e vai depender do tipo de dormência de cada planta. Se ela está relacionada à presença de inibidores de germinação, o armazenamento das sementes pode ajudar a aumentar a presença de hormônios necessários para que a germinação possa ser promovida.

O que é a quebra de dormência?

A quebra de dormência é uma técnica que busca superar as condições naturais da semente de algumas espécies que possuem dificuldade no processo de germinação.

Como nasce um pinhão?

“Basicamente existe a araucária fêmea e a macho. A fêmea produz a flor que normalmente abre em setembro. Essa flor recebe o pólen da árvore macho através do vento e é polinizada. Em seguida, ela vai se desenvolvendo até formar a pinha que com o tempo vai amadurecendo e se abrindo até liberar os pinhões.

Quanto tempo leva para araucária produzir pinhão?

Com apoio do IDR, produtor investe em araucária enxertada que acelera produção de pinhão. Processo reduz o tempo médio para que a árvore comece a dar frutos: 12 a 15 anos em árvores tradicionais, para quatro anos em árvores enxertadas.

Como cuidar de um pé de pinhão?

Para que o pinhão se desenvolva bem, coloque as sementes em um solo enriquecido com húmus e adubo. O solo também precisa ser profundo, arenoso e com boa permeabilidade. Com o auxílio de uma pá, cave buracos na terra e acrescente até três pinhões em cada espaço.

Quanto tempo leva para uma araucária crescer?

Com a metodologia desenvolvida pela Embrapa Florestas (PR), as árvores começam a produzir a partir do período entre seis e oito anos e o porte das árvores fica entre dois e seis metros de altura, o que facilita a coleta das sementes.

Qual o melhor clima para plantar araucária?

A Araucaria angustifolia ocorre em regiões com temperaturas médias anuais variando de 12ºC a 18ºC, suportando geadas de até –10ºC, caracterizando-se portanto como uma espécie de clima temperado. Ocorrendo predominantemente em clima sub-tropical úmido, sem estação seca, com verões quentes ou frescos.

Porque o pinhão não é fruto?

“A araucária é uma árvore que não tem fruta, faz parte do grupo das gimnospermas. Ela produz a pinha e os pinhões. Quando um pinhão cai no chão, por exemplo, ele germina e produz uma muda, por isso é uma semente”, explica o engenheiro florestal e pesquisador da Embrapa Florestas Ivar Wendling.

Quais pássaros comem pinhão?

A gralha-azul, aí da foto, é uma das mais famosas comedoras de pinhão, mas outras espécies contribuem para disseminar as sementes da araucária, como cutias, esquilos, a gralha-amarela e o periquito-de-peito-roxo.

O que pode ser feito com a casca do pinhão?

A casca do pinhão representa, aproximadamente, 20% da semente, sendo um resíduo descartado no meio ambiente, que leva um tempo considerável para sua decomposição. Essa casca é rica em compostos fenólicos, cuja atividade antioxidante é reconhecida e avaliada para utilização em diversos segmentos industriais.