4 mins read

Quantos anos tem a cidade de Ituiutaba Minas Gerais?

Quantos habitantes tem em Ituiutaba 2023?

A população da cidade de Ituiutaba (MG) chegou a 102.217 pessoas no Censo de 2022, o que representa um aumento de 5,19% em comparação com o Censo de 2010.

Quem foram os primeiros habitantes da cidade de Ituiutaba?

Os primitivos habitantes do município eram ameríndios, pertencentes ao grupo Gê, também chamados caiapós. Uma das tribos que deixaram fama na região foi a dos panariás, muito bem estudada por Alexandre Barbosa, de Uberaba.
Em cache

Qual o nome do fundador de Ituiutaba?

Seus principais fundadores foram os desbravadores e viajantes Joaquim Morais e José da Silva Ramos, cujos descendentes permaneceram nessa região. Os habitantes da região eram os ameríndios caiapós, chamados de tabajaras ou "bilreiros", pertencentes ao grupo jê, popularmente chamados de "bugres".

Qual é a população de Ituiutaba?

Prefeito

População
População no último censo [2022] 102.217 pessoas
Densidade demográfica [2022] 39,34 habitante por quilômetro quadrado
Trabalho e Rendimento
Salário médio mensal dos trabalhadores formais [2020] 1,9 salários mínimos

Em que ano Ituiutaba foi fundada?

Cidade do Pontal do Triângulo Mineiro, fundada em 16 de setembro de 1.901, este ano Ituiutaba completou 121 anos de emancipação político-administrativa. Sua história, porém, remete ao início do século XIX.

É bom morar em Ituiutaba?

Ituiutaba é uma cidade com um clima bacana e uma boa infraestrutura urbana, além de uma rede de saúde completa e com alta qualidade. Há boas escolas de diferentes níveis educacionais. A cidade conta com bairros, novos empreendimentos e um custo de vida baixo, o que faz dela uma ótima opção para morar ou investir.

Qual a escola mais antiga de Ituiutaba?

Escola noturna Machado de Assis

Escola noturna Machado de Assis : primeira instituição municipal de ensino primário noturno da cidade de Ituiutaba, MG (1941 1960).

O que significa Ituiutaba em tupi?

O nome Ituiutaba, da cidade que hoje completa 117 anos, tem origem tupi e significa "povoação do Rio Tejuco", visto que é banhado por ele.

Por que Triângulo Mineiro?

Ao menos 1,2 milhão de habitantes vivem nas cidades do Triângulo Mineiro. A região recebeu este nome justamente porque tem a forma de um triângulo. Está situado entre os rios Grande e Paranaíba, fazendo divisa com os estados de São Paulo, Goiás e Mato Grosso do Sul.

Qual foi o primeiro nome da cidade de Ituiutaba?

O primeiro nome do lugar foi Arraial de São José do Tijuco.

Como é viver em Ituiutaba?

Ituiutaba é uma cidade com um clima bacana e uma boa infraestrutura urbana, além de uma rede de saúde completa e com alta qualidade. Há boas escolas de diferentes níveis educacionais. A cidade conta com bairros, novos empreendimentos e um custo de vida baixo, o que faz dela uma ótima opção para morar ou investir.

Quais são os cantores de Ituiutaba?

Alguns destaques desta época foram os duos Cascatinha e Inhana, Irmãs Galvão, Irmãs Castro, Sulino e Marrueiro, Palmeira e Biá, o trio Luizinho, Limeira e Zezinha (lançadores da música campeira) e o cantor José Fortuna (adaptador da guarânia no Brasil).

O que têm em Ituiutaba?

Atrações populares

  • Praça dos Trabalhadores.
  • Museu Antropológico de Ituiutaba.
  • Catedral de São José
  • Monumento Natural Estadual Gruta Rei do Mato.
  • Fundação Cultural de Ituiutaba.

Como diz Amor em tupi?

"Aysú" significa amor em tupi-guarani.

Qual a maior cidade do Triângulo Mineiro?

Uberlândia

Uberlândia, capital da logística, é a maior cidade do Triângulo Mineiro, e a segunda maior de Minas Gerais, fica atrás apenas de Belo Horizonte, a capital do estado.

Tem ouro no Triângulo Mineiro?

Entretanto, não são de pouca importância as jazidas de ouro e diamantes descobertas na região. Em 1760 a descoberta de ouro em Desemboque transformou esse vilarejo em um dos principais arraiais da área.

Como se diz Linda em tupi?

O adjetivo qualificativo sempre está em composição com o substantivo. Bonito em tupi é porang. Agora: kunhã-porang-a – mulher bonita, (ou mulheres bonitas) – Acrescentamos um A porque o adjetivo termina em consoante.

Como se diz mãe em tupi?

Ay, cig, mãe. Tamûa, avó. Araya, avó. Taira, filhos e filho.