4 mins read

Quem governa o Estado do Pará?

Quem comanda o Estado do Pará?

Atualmente, o chefe do Estado-Maior Geral da Polícia Militar do Pará é o Sr. Coronel QOPM Marcelo Ronald Botelho de Souza, que assumiu o cargo em 1º de janeiro de 2019.

Quem governa o Estado?

governador

Sendo assim, o governador é aquele quem governa um estado e que o representa nacionalmente. O governador é, portanto, o chefe do Poder Executivo estadual, e seu governo trabalha com o Legislativo estadual, representado pelos deputados estaduais.

Qual é o nome da sede do governo do Estado do Pará?

Palácio Lauro Sodré (inicialmente chamado "Casa de Residência"), também chamado Palácio do Governo, é uma edificação pública, palácio, museu e, o governo estadual, construído em 1680, situado no bairro da Cidade Velha, na cidade brasileira de Belém (estado do Pará).

Quais são as secretarias do Estado do Pará?

SIGA A SEAD

  • SEFA – Secretaria de Estado da Fazenda.
  • SECTET – Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação e PRODEPA – Empresa de Processamento de Dados do Pará
  • SEJUDH/PROCON – Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos.

Quantas cidades há no Estado do Pará?

O Pará é uma das 27 unidades federativas do Brasil e é dividida em 144 municípios. O território paraense equivale a 14,65% do brasileiro e com mais de 8,11 milhões habitantes (4% da população brasileira), o estado possui a segunda maior área territorial e o nono contingente populacional dentre os estados do Brasil.

Como é o nome do Estado do Pará?

Ao chegarem à região, os portugueses deram primeiramente o nome à terra de “Feliz Luzitânia”, que foi depois substituído pelo de “Grão-Pará” (grande rio), para finalmente, se tornar apenas Pará.

Quem governa a cidade?

O prefeito é o chefe do Poder Executivo de um município. Isso significa que está nas mãos dele o poder de administrar a cidade em que vive.

Quem governa o governo?

De acordo com o que determina o artigo 78 da Constituição do Brasil de 1988, o Poder Executivo Federal é desempenhado pelo Presidente do Brasil, assessorado pelos Ministros de Estado.

Quantas capitais tem o Pará?

Tem como capital o município de Belém.

O que significa a sigla Sespa?

A Secretaria de Estado da Saúde do Pará (SESPA) executa a Política Estadual de Saúde a partir dos princípios, diretrizes e competências designadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Quais são os órgãos do Governo estadual?

Órgãos Estaduais

  • Assembleia Legislativa de São Paulo.
  • Defensoria Pública.
  • Ministério Público de Contas do Estado de São Paulo.
  • Ministério Público do Estado de São Paulo.
  • Tribunal de Contas do Estado.
  • Tribunal de Justiça do Estado.

Qual é a menor cidade do Estado do Pará?

cidade de Bannach

A cidade de Bannach, no sudeste do Pará, é a menor cidade do estado em habitantes, segundo o Censo do IBGE divulgado nesta quarta-feira (28).

Qual a cidade mais populosa do Pará?

Belém

A cidade mais populosa do Pará é Belém, a capital estadual, com mais de 1,30 milhão de habitantes. Em seguida, vem Ananindeua com aproximadamente 480 mil.

Quais as 5 maiores cidades do Pará?

Veja o ranking das cidades com mais de 100 mil habitantes do Pará:

Município População População em 2010
Belém (PA) 1.303.389 1.393.399
Ananindeua (PA) 478.778 471.980
Santarém (PA) 331.937 279.805
Marabá (PA) 266.536 233.669

Qual a cidade mais populosa do Estado do Pará?

Belém

A cidade mais populosa do Pará é Belém, a capital estadual, com mais de 1,30 milhão de habitantes. Em seguida, vem Ananindeua com aproximadamente 480 mil.

Quem governa o município E o prefeito?

O GESTOR MUNICIPAL

O prefeito é o chefe do Poder Executivo de um município. Isso significa que está nas mãos dele o poder de administrar a cidade em que vive.

Quem é responsável pelo município?

O prefeito é o cargo político responsável pela gestão dos municípios no Brasil, e, portanto, esse cargo representa o Executivo na esfera municipal.

Quem manda mais que o presidente?

Em caso de impedimento do Presidente e do Vice-Presidente, ou vacância dos respectivos cargos, serão sucessivamente chamados ao exercício da Presidência o Presidente da Câmara dos Deputados, o do Senado Federal e o do Supremo Tribunal Federal.