6 mins read

Quem indicou o Joaquim Barbosa para o STF?

Quem o Ex-ministro Joaquim Barbosa apoia para presidente?

Veja série dos vídeos em que Joaquim Barbosa declara apoio a Lula e critica Bolsonaro. O apoio do ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi um dos principais fatos da campanha até aqui nesta semana.

Quem indicou os ministros do Supremo Tribunal Federal?

A Suprema Corte é composta por 11 ministros, todos indicados pelo presidente da República.

Porque o ministro Joaquim Barbosa saiu do STF?

Joaquim Benedito Barbosa Gomes

Foi eleito por seus pares na Sessão Plenária de 22 de novembro de 2012 para exercer a Presidência do Supremo Tribunal Federal para o biênio de 2012-2014. Aposentou-se por Decreto de 30 de julho de 2014, publicado no DOU, Seção 2, p. 3 em 31 de julho de 2014.
Em cache

Quem indicou a Rosa Weber para o STF?

Rosa Weber
Ministra do Tribunal Superior do Trabalho do Brasil
Período: 21 de fevereiro de 2006 até 19 de dezembro de 2011
Nomeação por: Luiz Inácio Lula da Silva
Antecessor(a): vaga criada pela Emenda Constitucional nº 45

Quem declarou voto a Lula?

Amôedo declara voto em Lula e chama de “ingênuo” quem não vê Bolsonaro como ameaça. O fundador do partido Novo, João Amoêdo, confirmou à CNN sua decisão de votar no candidato petista, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no segundo turno. Ele desistiu de anular o voto.

O que Lula fala sobre o mensalão?

Apesar do escândalo, Lula foi reeleito em 2006. Em 2009, penúltimo ano do segundo mandato, ele disse à RedeTV que o escândalo do mensalão "foi uma tentativa de golpe no governo" e "a maior armação já feita contra o governo". O julgamento no STF só terminou em 2013, com 24 pessoas condenadas.

Quem o Lula indicou para o STF 2023?

Lula indicou Cármen Lúcia e Toffoli; Fux, Rosa Weber, Barroso e Fachin foram nomeados por Dilma. Se aprovado pelo Senado, Zanin vai substituir Lewandowski, também indicado por Lula.

Quanto ganha um ministro do Supremo Tribunal Federal?

Com a aprovação da lei 14.520/2023, o salário dos ministros do STF aumenta em 18% parcelados ao longo de três anos. Na prática, o salário passou de R$ 39.293,32, em 2022, para R$ 41.650,92, a partir do dia 1º de abril de 2023.

Quem foi o presidente que indicou o ministro Alexandre de Moraes?

Indicação. Em 6 de fevereiro de 2017, Alexandre de Moraes foi indicado por Michel Temer para o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal, em vaga aberta devido ao falecimento do ministro Teori Zavascki em um acidente aéreo.

Quem é o atual presidente do Supremo Tribunal Federal?

Rosa Weber

O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) elegeu, nesta quarta-feira (10), a ministra Rosa Weber para presidir a Corte e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Ela sucederá o ministro Luiz Fux, presidente da Corte no último biênio. A posse está prevista para 12/9.

Quantos ministros o Bolsonaro indicou para o STF?

Dos onze ministros do Supremo, o presidente Jair Bolsonaro indicou dois: Nunes Marques e André Mendonça. Bolsonaro assumiu o governo em janeiro de 2019. Prometeu, naquele ano, indicar um nome “terrivelmente evangélico” para o STF. Fez sua primeira indicação em 1º de outubro de 2020.

Quem indicou Carmem Lúcia para o Supremo Tribunal Federal?

Cármen Lúcia foi indicada pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o cargo de ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), na vaga do ministro Nelson Jobim, aposentado em 26 de maio de 2006. Sua indicação foi aprovada pelo senado por 55 votos contra 1 em 24 de maio de 2006.

Quais artistas votam no PT?

De outro, o petista tem apelo entre cantores pops e influenciadores. Em julho deste ano, o Poder360 mostrou as manifestações públicas de apoio a Lula, a exemplo das cantoras Anitta, Ludmilla e Pabllo Vittar, e a favor de Bolsonaro, como o ex-jogador Ronaldinho Gaúcho e os músicos Gusttavo Lima e Zezé Di Camargo.

Quem Felipe D’Avila vai apoiar no segundo turno?

O que Felipe D'Ávila vai fazer em relação ao segundo turno entre Lula e Bolsonaro. Luiz Felipe D'Ávila já sabe como vai se posicionar no segundo turno das eleições entre Lula e Jair Bolsonaro. Dirá, na próxima semana, que permanecerá neutro entre os dois e anulará o voto no fim do mês.

O que o Bolsonaro fez de bom no seu governo?

Os feitos de maior destaque em quase 3 anos de governo são a aprovação da reforma da Previdência, da autonomia do Banco Central e os avanços nas privatizações –mesmo que este último tenha vindo bem depois do previsto pelo ministro Paulo Guedes (Economia).

Quem entregou o esquema do mensalão?

O escândalo estourou em 6 de junho de 2005, quando o deputado brasileiro Roberto Jefferson disse ao jornal Folha de S. Paulo que o Partido dos Trabalhadores (PT) pagou a vários deputados 30 mil reais por mês para votar pela aprovação de projetos de interesse do partido na Câmara dos Deputados do Brasil.

Qual ministro do STF foi indicado por Lula?

A composição prevista

Ministro Data da posse Data limite para aposentadoria
Alexandre de Moraes março/2017 2043
Nunes Marques novembro/2020 2047
André Mendonça dezembro/2021 2047
Cristiano Zanin (indicado) A definir 2050

Quando Lula vai indicar o novo ministro do STF?

Assessores próximos de Luiz Inácio Lula da Silva apostam que o substituto de Ricardo Lewandowski no STF (Supremo Tribunal Federal) será anunciado a partir de domingo, quando o presidente retorna ao Brasil da viagem à China e aos Emirados Árabes.