5 mins read

Quem informa informa a ou ao?

Quando usar a ou ao?

Vale lembrar que a contração “à” antecede sempre uma palavra feminina. A junção da preposição “a” ao artigo “o”, torna-se “ao” (a+o=ao). – Vou chegar ao trabalho atrasada hoje. Sempre que indicamos tempo futuro, usamos a preposição “a” sem contração com o artigo definido feminino “a”, ou seja, sem crase.

Qual é a regência de informar?

O verbo informar é transitivo direto e indireto. Você pode informar alguma coisa (OD) a alguém (OI) ou informar alguém (OD) de alguma coisa (OI). Construir a frase com dois objetos indiretos é considerado erro: “Venho informar aos senhores associados (OI) das novas alterações estatutárias (OI).”
Em cache

Quem comunica comunica algo a alguém?

comunicar – A regência culta é “comunicar algo a alguém”. Exemplos corretos: O ministro comunicou sua decisão aos parlamentares. O ministro comunicou aos parlamentares sua decisão. O ministro comunicou-lhes sua decisão.
Em cache

Quando escrever ao?

Quando usar ão? A terminação -ão é usada em formas verbais referentes ao futuro, ou seja, em formas que indicam que uma determinada ação acontecerá num momento específico do futuro. É a terminação da 3. ª pessoa do plural do futuro do presente do indicativo.

Como substituir o ao?

4 sinônimos de ao para 1 sentido da palavra ao: Contração da preposição a com artigo o: 1 no, a um, em um, num.

Quais verbos pedem a preposição a?

Lista de verbos que exigem preposição

  • Verbo abdicar: abdicar de.
  • Verbo advertir: advertir a.
  • Verbo agradar: agradar a.
  • Verbo agradecer: agradecer a.
  • Verbo aspirar: aspirar a.
  • Verbo assistir: assistir a, assistir em.
  • Verbo avisar: avisar a, avisar de.
  • Verbo chegar: chegar a, chegar de, chegar para.

Como saber se a regência verbal está correta?

Para saber se a oração que você está analisando se trata de uma regência verbal sem preposição, ou seja, com objeto direto, a pergunta para o termo regente — ou seja, o verbo — será “o quê” ou “quem”. Assim, o termo regido será acompanhado apenas por artigo quando for necessário.

O que o verbo informa?

O verbo informar atua, maioritariamente, como verbo transitivo direto e indireto, apresentando dois complementos verbais: um referente à informação transmitida, outro referente ao destinatário da ação.

Como usar o verbo comunicar?

A regência normal do verbo comunicar, que todo mundo sabe, é: a gente – comunica – alguma coisa – a alguém. [voz ativa]. Exemplos: O repórter comunicou a morte de Getúlio Vargas à nação. O gerente comunicou ao servidor que seu horário fora alterado.

Foi informado de que ou quê?

A construção correta é informou a imprensa de que . Quando o verbo informar está seguido de dois complementos, um nominal e outro oracional, este último é precedido pela preposição de . Quando só tem um complemento, omite-se a preposição: – Informou que iria abandonar o teatro.

Vai ao médico ou vai no médico?

As duas noções estão corretas. Uma se refere ao singular ( vou a médico, primeira pessoa do singular- eu) e a outra ao plural ( vamos ao médico, primeira pessoa do plural- nós) espero ter ajudado.

O que é o AO?

sufixo. 1. Indica valor aumentativo (ex.: mulherão; paredão; salão). 2.

Como usar atualmente na redação?

O termo hodierno. Ele se refere a tudo que é atual e pode ser usado como sinônimo de “hoje em dia” ou “atualmente”. É muito importante buscar a clareza do texto e tentar fugir de palavras difíceis que a gente não conhece muito bem.

O que pode substituir por exemplo?

Indica um exemplo de uma afirmação anterior: 1 a título de exemplo, tendo como exemplo, como, tal como, exemplificando, exemplificativamente, citando caso análogo, citando caso parecido, exempli gratia, verbi gratia.

Quem aspira aspira a ou ao?

– verbo transitivo indireto: aponta para o sentido de almejar, desejar; rege a preposição "a" e não admite a substituição do termo regido pelo pronome oblíquo "lhe", mas sim "o(s)" e "a(s)". Exemplos: Muitos aspiram ao cargo de diretor. Os quase mil candidatos aspiravam à única vaga disponível.

Qual o sentido da preposição A?

Sabe-se que a função da preposição "a", como também de qualquer preposição, é unir duas palavras (verbos a substantivos, substantivo a substantivo etc).

Foi ao dentista ou foi no dentista?

Neste caso “no” é indicativo de lugar (em+o) e, assim, sugere que a pessoa está “colada” no telefone. Ao telefone é a expressão apropriada, pois a preposição "a" pode indicar a ideia de aproximação. Quando falamos ao telefone, estamos próximos do aparelho e não "no" aparelho.

Como substituir a palavra informa?

Sinônimo de informar

  1. comunicar, inteirar, participar, noticiar, cientificar, anunciar, avisar, notificar, esclarecer, advertir, prevenir, dizer, transmitir, indicar, expressar, exprimir. …
  2. ensinar, instruir, formar, educar, orientar, erudir, ilustrar, iluminar, alumiar, doutrinar, catequizar, praticar.