6 mins read

Quem inventou o gesto de levantar a taça?

Quem criou o gesto de levantar a taça?

Erguer a taça de campeão do mundo é reverência máxima para um jogador. Cinco brasileiros, em 20 Copas, tiveram esse privilégio, e o primeiro deles acabou por criar um gesto que se eternizaria no futebol. Bellini foi o primeiro a levantar o troféu com as duas mãos, por cima da cabeça, na Copa de 1958.
Em cache

Quem foi o primeiro capitão a erguer a taça?

Hilderaldo Bellini

O ex-zagueiro brasileiro Hilderaldo Bellini foi o capitão do primeiro título mundial da Seleção e responsável pelo gesto de erguer a taça sobre a cabeça.

Quem ergueu a taça na Copa de 58?

Em 1958, a seleção brasileira conseguiu, pela primeira vez, ser campeã do mundo. O capitão Bellini estava diante do Rei Gustavo, da Suécia, prestes a receber a principal honraria do futebol: a Taça Jules Rimet. Foi quando o zagueiro viu os fotógrafos baixinhos pedindo: "levanta a taça!". E Bellini levantou.
Em cache

Quem criou a Taça Fifa?

A atual taça da Copa do Mundo foi criada pelo escultor italiano Silvio Gazzaniga, em 1971 – ele ganhou um concurso promovido pela Fifa para a escolha do novo troféu, já que a Taça Jules Rimet havia sido entregue de vez para o Brasil devido à Seleção ter sido a primeira a ganhar a Copa do Mundo três vezes, em 1970.

Quem ergueu a taça em 2002?

20 anos do Penta: Cafu escreve carta emocionante ao Jardim Irene, bairro que virou 'capital do mundo' quando ele levantou a taça na Copa-2002.

Quem ergueu a taça de 94?

1994: Raí e Dunga

Raí começou como capitão na campanha do tetra, mas Dunga assumiu a braçadeira depois que o camisa 10 foi para o banco e ergueu a taça que acabou com o jejum de títulos do Brasil.

Quem ergueu a taça?

Zagueiro de estilo vigoroso, líder nato, Belini entrou para a história do futebol mundial ao erguer a Taça Jules Rimet no dia 29 de junho de 1958, no Estádio Rasunda, em Estocolmo, depois da goleada de 5 a 2 do Brasil sobre a Suécia no jogo decisivo do Mundial. O gesto, que é copiado até hoje, surgiu do acaso.

O que o Cafu disse ao levantar a taça?

Em 30 de junho de 2002, o Brasil superava a Alemanha e se sagrava campeão da Copa do Mundo de 2002, na Coreia do Sul e Japão. Capitão da Seleção, Cafu protagonizou uma icônica cena ao levantar o troféu: escreveu o nome de seu bairro natal na camisa, subiu no púlpito e ergueu a taça.

Quem ergueu a taça em 62?

Aos 24 minutos do segundo tempo, Zito virou o jogo para a equipe brasileira e Vavá, nove minutos depois, ampliou a diferença, fechando o placar em 3–1. O capitão Mauro Ramos ergueu a taça Jules Rimet que assegurou o segundo título do Brasil em Copas do Mundo.

Quem levantou a taça da Copa de 70?

Somente cinco seleções ergueram a Jules Rimet: Inglaterra (1966) e Alemanha (1954) ergueram em terras europeias; Uruguai (1930 e 1950) e Itália (1934 e 1938) a conquistaram duas vezes; e o Brasil levantou a Jules Rimet três vezes (1958, 1962 e 1970).

Quem pode levantar a taça da Copa do Mundo?

A regra da Fifa para o troféu da Copa do Mundo é clara: segundo a entidade, o troféu original da Copa do Mundo só pode ser tocado e segurado por quem já foi campeão e por chefes de Estado. Ela tem uma caixa personalizada da Louis Vuitton, com a qual viaja e circula entre os Mundiais.

Quem vai levantar a taça da Copa do Mundo?

Vale destacar que, tradicionalmente, a taça da Copa do Mundo é levantada pelo dono da braçadeira da seleção campeã.

O que o Cafu falou antes de levantar a taça?

Antes de receber a taça das mãos de Pelé, Cafu teve a ajuda do Rei para testar o púlpito após vencer a Copa do Mundo de 2002. "Regina, eu te amo" e "100% Jardim Irene". Duas frases que aparentemente podem não ter relação com o futebol, mas estão marcadas na história da seleção mais vencedora da Copa do Mundo FIFA.

Quem levantou a taça em 1970?

A Seleção Brasileira derrotava a Itália por 4 a 1 e conquistava pela terceira vez a Copa do Mundo FIFA, em 1970. Os gols da partida foram marcados por Pelé, Gérson, Jairzinho e Carlos Alberto Torres. Boninsegna fez o gol de honra dos italianos no Estádio Azteca, na Cidade do México.

Quem levantou as taças do Brasil?

Relembre os cinco capitães que tiveram a honra de levantar a taça. O time de 58 foi o primeiro a conquistar a taça da Copa do Mundo e era composto por: Djalma Santos, Zito, Bellini, Nilton Santos, Orlando, Gilmar, Garrincha, Didi, Pelé, Vavá e Zagallo.

O que o Cafu escreveu na camisa?

Em sua camisa, ele fez uma homenagem ao bairro onde nasceu e cresceu, em São Paulo, e escreveu no uniforme a frase que apareceu em todos os jornais e canais de TV do mundo: "100% Jardim Irene".

Quem ergueu a taça da Copa do Mundo?

Até os últimos minutos do jogo final, que teve direito a prorrogração e pênaltis, era difícil dizer com quem ficaria a taça de campeão. No final, Lionel Messi, no que deve ser um dos últimos momentos da sua carreira, levantou a taça de Campeão do Mundo e levou o título para o seu país.

Quem levantou a taça em 70?

No dia 21 de junho de 1970, a Canarinho entrou em campo para disputar a final da Copa do Mundo do México, no Estádio Azteca, na Cidade do México. Em duelo de bicampeões, Pelé e companhia venceram a Itália por 4 a 1 e voltaram a levantar a taça após oito anos.